x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Sim, concordo, volte e leia tudo de novo que eu acrescentei alguma informação adicional.

Acontece que de vez em quando algumas pessoas tentam explicar da melhor forma possível, mas as informações saem mais que imprecisas e podem incutir conceitos extravagantes.

Então, de minha parte esclarecí se pode, como pode, e quando pode.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Mas acho arriscado usar a reduzida com a RL desligada... eu andei puxando outros veiculos fazendo isso e acabei estragando as planetarias e satelites, simplesmente quebraram no meio e as planetarias quebrou 2 dentes de cada lado da engrenagem. Sorte que a coroa e pinhão foram poupadas.... mesmo assim morri com 200 latas de prejuizo.
    Em outra vez, com uma roda livre de má qualidade que "explodiu", ficando todo o torque no eixo traseiro quebrei o semi eixo.
    Acho que quando se vai rebocar alguem, sem fazer curvas, vale a pena ligar a RL, mesmo estando em chão firme, além de dobrar a tração das rodas no chão, não força metade do sistema com um torque da reduzida, que foi projetado para ser usado com 4x4.

Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Agradecimentos: 0
    Concordo que a reduzida deva ser usada 99% no 4x4 , mas, como citei anteriormente, ou explicando melhor, uso no sentido de poupar o conjunto mecânico de câmbio e principalmente embreagem. Usando além da redução o BOM SENSO.
    Para algumas situações, por exemplo puxar, outro veiculo ( leve ) numa rampa, ou manobrar outro veiculo dentro da oficina vc não estará forçando o eixo ou cardã além do limite e sim preservando o powertrain. O critério que uso é o seguinte, o jipe faria esse "serviço" sem a redução ?????? se a resposta for SIM então pode se fazer com a redução ligada pois o eixo e o cardã fariam o serviço de qualquer jeito , oque eles irão receber, estando a redução ligada, é um giro em menor velocidade.

Concordo, acho que puxar um veiculo leve e tendo bom senso não estará forçando muito, mas tem que cuidar..... voce citou em puxar uma toyota rampa acima.... aí acho que força sim.... tenho uma toyota tambem e sei o quanto ela é pesada hehehe

Parabens pela Explicação......

Realmente não havia pensado nesse detalhe e admito que ja utilizei algumas vezes 4x2 reduzido.....cheguei a conclusão de ter tido sorte ou por ter um motor nao muito forte ou por ter o pe leve....rsrsrs

Aprendi outra......Por isso que nao vivo mais sem esse Forum

Abraços

Alavanca da redução pulando pro neutro!

Dúvida sanada, dúvida posta:
    Hoje dei meu primeiro passeio com o Smurf (não foi passeio, mas fui até o posto de combustível gastar um pouco de $$). Aqui onde eu moro tem umas ladeiras, e, na primeira arrancada um pouco mais forte subindo a ladeira, a alavanca da redução (a da direita) pulou para o neutro sozinha. Pensei que tivesse quebrado alguma coisa, mas quando engatei de novo, tudo funcionou normal, até uma segunda arrancada um pouco mais forte, quando ela desengatou de novo. Fui até o posto de gasolina com o pé leve, e não apresentou mais problema nenhum, nenhum barulho, nada.

Meu motor é um GM151 com caixa do chevette e t-case original (com pino chorão).

Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Não sei se este assunto já foi discutido no forum, mas não encontrei nada na Procura.

Obrigado!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    O mais provável é:

1- Que a carroceria está se mexendo demais e empurrando a alavanca para o neutro.

2- O coxim do cambio/transferencia e do motor estão deixando o cambio sambar demais em relação à carroceria.

3- A travessa ou os parafusos dos coxins estão soltos.

4- A esfera e a mola de travamento do garfo estão gastos.

5- Existe a remota posssibilidade dos rolamentos conicos do eixo primário estarem com folga. Assim, mesmo o engate da 4x4 ser de dentes retos (oque impede o desengate pasivo) a alavanca poderia escapar. SE não há vazamento de oleo pelos retentores das luvas da caixa de transferencia, não deve ser isso.

6- Existe também a remota possibilidade do cardan ter impactado a luva (de vez em quando isso ocorre devido a cardan feito fora da medida, ou devido a FALTA do coxim de reação da suspensão dianteira) e danificado o rolamento de esferas da 4x4. Com isso, a ponta do eixo fica orbitando (folga excessiva).
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4
    aconteceu no meu:

7-coloquei o guarda-po das alvancas novo, e o danado as vezes prende um pouco a alavanca, fazendo com que esta não engate completamente, ai quando vai arrancar a alavanca volta pra posição do meio.
    4X4 Brasil Razão: correção
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

1 - Há uma folga boa entre a carroceria e a alavanca, então não creio. Ainda assim não descartei a possibilidade, vou ver com mais atenção.

2 - Neste caso, as alavancas sambariam em relação à carroceria? Se for o caso, não é isso; as alavancas ficam firmes sem trepidar.

3 - Idem ao de cima.

4 - Pode realmente ser, porém escuto o "tlec" e sinto a esfera "armar" nas posições corretas. Não sei a força necessária pra tirar a alavanca do lugar, mas ela me pareceu firme. Depois de desengatar, engatei de novo e fiquei com a mão por alguns segundos forçando a alavanca, e houve uma pequena força pra fazer desengatar de novo, quando eu arrancava. Candidata a solução.

5 - Não entendi, vou procurar nos desenhos. Realmente há um vazamento de óleo pelo garfo traseiro da t-case, embora ele não esteja com folga notável. Como ainda não sei, é candidata a solução também. Mas acho que é só o retentor ruim.

6 - Por enquanto, só tenho o cardan traseiro. Da posição de repouso até a posição totalmente recolhida tem umas 2 polegadas (~50mm). O cardan tem um comprimento miserável (é um CJ3A com clarkette sem flange deeptec, o comprimento é o mínimo possível pra um cardan, o garfo ficou encostado na junta elástica). A suspensão de trás usa umas molas meio suspeitas que são estupidamente duras, então ainda não acho que o cardan trabalhe com a suspensão. Quanto às molas, ainda não fui no moleiro, mas vou deixar somente umas 3 ou 4 molas do conjunto (agora são 7). Isso quando o jeep tiver saúde pra chegar no moleiro.

7 - Quisera eu estar com o jeep na fase de colocar guarda pó! Ainda não tem nada pra atrapalhar ali, exceto a carroceria (vou verificar de novo com atenção, mas não acho que seja isso).

Obrigado pelas respostas, aguardem novidades!

Em tempo, não achei em nenhum manual a especificação dos retentores de óleo dos garfos da caixa de transferência. Alguém sabe?

Troquei a mola que trava a alavanca por uma mais comprida, mas o problema persiste.

O que observei é que a alavanca pula não nas arrancadas, como eu havia dito antes, mas sim nas desacelerações. Peguei o manual do Jeep, e olhei a vista explodida da caixa de transferência, mas não achei ainda explicação. Imagino que tenha alguma relação com as engrenagens diagonais do overdrive.

Alguma luz, Leopoldo?!

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    O que observei é que a alavanca pula não nas arrancadas, como eu havia dito antes, mas sim nas desacelerações. Peguei o manual do Jeep, e olhei a vista explodida da caixa de transferência, mas não achei ainda explicação. Imagino que tenha alguma relação com as engrenagens diagonais do overdrive.
    Isso aconteceu com o Jeep de um amigo meu!

Podia pisar a vontade, que a alavanca ficava quietinha lá! Mas no freio motor, principalmente de 4x4 reduzida (pra descer um barranco, por exemplo) ela pulava. Entao, sempre tinha que ter alguem com ele nessas horas, pra ficar o pé lá segurando a danada!!

Falei pra ele tirar uma porquinha que tem perto das alavancas.
    Ao tirar essa porquinha, sai uma mola. O que tem que fazer? Dar uma pressão na mola, e caso isso não seja possivel, substituir!

Bem, ele seguiu esses passos, deu a pressão na mola e pos de novo! Acabou o problema!

Não sei se foi isso que vc fez, mas tá aí a dica!

TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem