x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 39

Hybrid View

  • #1

    Ainda as Rodas Livres,4x4, 4x2, reduzida...




    PessoALL, voltando a questão, na qual peguei uma carona no tópico "4x4 não desengata". Embora para a maioria de vcs pareça óbvio a minha dúvida permanece.

    Considerando que as rodas livres estão com seus mecanismos funcionando perfeitamente:

    Com as rodas livres desengatadas e a reduzida acionada o jeep ganha força extra através do diferencial traseiro ? Este é o meu KARMA!!! Porque o meu ganha... Isto significa dizer que numa emergência posso acionar a reduzida sem ter que descer do jeep para ligar as RL’s ?

    Abc
    4X4 Brasil Razão: tabela nao esta formatada

  • #2
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,745
    Agradecimentos: 4
    Netuno,

    Olha eu num sei direito não, mas acho que essa força extra que vc se refere não existe não, pois ao acionar a reduzida o proprio nome ja diz REDUZ, e alem do mais é a mesma tração transmitida para ambos os eixos. simplesmente o carro vai estar reduzido, porém não vai ter tração no eixo dianteiro, devido as RL não estarem na posição 4x4. Tentei exclarecer, mas vamos aguardar os experts.

    Sds,
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #3
    Dá pra repetir a pergunta?! rsrs

    Sim, ganha força. Esta força deve ser transmitida às 4 rodas. Quando vc distribui somente pra duas, o esforço em cada uma é o dobro do que deveria ser. Ou seja, ao invés de sair da "emergência", vc pode acabar quebrando alguma coisa e ficando em uma emergência maior ainda.

  • #4
    Fala Netuno,

    não sei quanto a resposta dos colegas, posso ate estar enganado...
    Mas quando voce aciona a tração + reduzida e sua RL não está acionada, o seu carda dianteiro vai girar mas não tracionar a dianteira.
    Ja utilizei varias vezes redução apenas na tração traseira da forma que mencionou e nunca tive problema, acredito que nao tenha problema de utilizar a redução somente na tracao traseira......Só tome cuidado com a velociade do Jeep, que deverá ser baixa como voce deve saber ao se utilizar a redução....

    Caso tenha falado bobagem alguem me fale ok??? hahahahaha

    Abraços

  • #5

    Smile

    Grande ajuda gente,

    Realmente não estou pensando em usar este "recurso" nem em emergência.
    O motivo da minha pergunta, que eu já havia feito no outro tópico, foi pq pensei que as RL não estavam desengatando já que ao subir a rampa de minha garagem o jeep perdia um pouco de força e ao ligar a reduzida o jeep ganha força e sobe a rampa tranquilamente, mesmo com as RL em 4x2.
    Mas desmontei as RL e percebi que estavam funcionando normalmente.

    Totalmente satisfeito com as respostas!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,356
    Agradecimento: 1
    Caro netuno!

    É o seguinte...

    A força é produzida pelo motor, que é transmitida ao cambio e, posteriormente às rodas, isso em um veículo comum.

    O cambio tem a função de equilibrar a força do motor com a velocidade desejada.

    Em um 4x4 com reduzida (tenho que escrever isso, pois alguns 4x4 não tem reduzida), ocorre uma multiplicação de força com um "jogo de polias".

    Quando engata o 4x4 (esqueça a reduzida por enquanto), o que ocorre, é a transferência de força de forma igual para o eixo traseiro e dianteiro. (não há divisão)
    Se a roda livre está engata ou não, é outra história, pois estando, a força vinda da t-case será transmitida ao pneu, não estando, rodará somente o sistema de cardam e diferencia sem qualquer prejuízo.

    Quando engata a reduzida (esqueça o 4x4 por enquanto), a força originada pelo motor, que passa pelo cambio, é multiplicada, em certos casos por dois, reduzindo a velocidade final.

    No caso do Jeep, independente de 3 ou 4 marchas, a ultima marcha é 1:1 (uma volta do motor para uma do cardam).
    Quando passa pela reduzida, ficaria + ou - 0,5:1 (meia volta do motor, para uma do cardam), isso na última marcha do cambio.

    Então, não tem problema engatar o 4x4 e reduzir sem ligar a roda livre.

    No seu caso específico, parece que está com uma relação longa, deixando a impressão que o motor está fraco, então "ganha" força reduzindo.

    Espero ter sido claro!

    Abraços.

    Kim.
    ps.: Evite viajar com a reduzida ligada acima de 60km/h, pois os dentes da engrenagem reduzida são retos e, não se comportariam muito bem!

  • #7
    Pelo amor de Deus Kim, vc foi mais que claro! Isso é uma AULA de 4x4!

    Fico tranquilo em saber que o sistema de transmissão/câmbio/diferenciais está funcionando legal no meu jeep, embora vc tenha razão qdo diz que o motor possa estar fraco. Tb pudera, um "Go Devil" de quase 60 anos. Tenho o jeep há um ano e não sei da "vida anterior" dele, se já passou por retífica ou foi aberto por outro motivo... Recentemente troquei a junta do cabeçote, mas foi só.

    Desconfio tb que o carburador, que acho que é de Fusca? (agora entrando noutro assunto...) esteja fornecendo uma mistura pobre (O Otavio Gomes já havia me falado nisso) acarretando perda de potência.

    Gde abc a todos!

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,356
    Agradecimento: 1
    Caro netuno!

    Sobre o motor, não quis falar que o motor está fraco!

    Pode ser pneu grande, que deixa essa sensação, ou relação longa, entendeu?

    Sobre o carburador, se está de fusca, cuidado, poderá comprometer o motor, pois causa uma queima pobre e aumentar muito a temperatura na cabeça do pistão, ocasionando queima de junta, empenamento de cabeçote e, em caso extremo, derreter a cabeça do pistão.

    Pense num carburador do corcel, com motor renault (gordini) (por fora é igual ao cht, do corcel e corcel I.

    Para acertar o gicle, com o motor quente, deve acelerar sem engasgar e, não pode soltar fumaça com característica preta, pois isso indica ecesso de combustível.

    Quando com o motor frio, SEM o afogador acionado, o motor deve ratear um pouco, pois assim deve faltar em torno de 20% de combustível. (essa é a função do afogador).

    Não importa a idade do motor, o importante é sua manutenção periódica e eficaz.

    Um exemplo que te passo, é uma F75 que um amigo comprou, o dono falou que o motor estava fundido (foi no cambão para o sítio)

    Trocamos o distribuidor, velas e recondicionamos o bura (tem um empresa excelente aqui).
    O bura foi um caso sério, pois como usava GLP, só tinha a casca do bura e, em péssimo estado.

    Regulei as válvulas (teve que trocar duas varetas).

    Depois de tudo pronto, bateria zerada, rodou a chave, funcionou como um relógio, inclusive está andando já.

    Ano?

    1962.

    Entendeu?

    Troca meio logo esse bura.

    Abraços.

    Kim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade