x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 137

Hybrid View

  • #1

    Question Ponto do motor BF161 tem que avançar em alta rotação?




    Levei meu jeep para regula o ponto, pois o parafuso que prende o distribuidor estava frouxo.

    O meca pôs no ponto inicial, 5 graus, e disse que ao acelerar, o ponto não se alterou. (eu achava que era isso mesmo)

    Disse ele que o ponto deveria adiantar para dar maior potência e que poderia ser problema no distribuidor.

    Trouxe o jeep para casa e resolvi tirar a dúvida por aqui.

    Ajudem ! ! ! Qual a opinião de vocês?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Levei meu jeep para regula o ponto, pois o parafuso que prende o distribuidor estava frouxo.

    O meca pôs no ponto inicial, 5 graus, e disse que ao acelerar, o ponto não se alterou. (eu achava que era isso mesmo)

    Disse ele que o ponto deveria adiantar para dar maior potência e que poderia ser problema no distribuidor.

    Trouxe o jeep para casa e resolvi tirar a dúvida por aqui.

    Ajudem ! ! ! Qual a opinião de vocês?
    Todo distribuidor tem avanço de ponto. No CJ é a vácuo.
    Se o meca disse que o ponto nao está adiantando quando acelera, o avanço do seu jeep foi pro beleléu.

    Mas o certo é avançar sim.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Todo distribuidor tem avanço de ponto. No CJ é a vácuo.
    Se o meca disse que o ponto nao está adiantando quando acelera, o avanço do seu jeep foi pro beleléu.

    Mas o certo é avançar sim.
    mas como é? éo distribuidor de gira?, dá para ver?

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RBM Ver Post
    mas como é? éo distribuidor de gira?, dá para ver?
    Não, o distribuidor não gira.

    O que gira é a "mesa" que tem dentro dele.

    Vc já experimentou tirar a tampa do distr. e rodar o rotor? Viu como ele roda pouca coisa? Poisé, aquela folguinha seria o avanço.

    Com o jeep funcionando não da pra ver ele avançando, a não ser que vc tire a mangueira que é conectado nele, ponha o dedo e acelere. Vc vai perceber uma pequena pressão.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #5
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Não, o distribuidor não gira.

    O que gira é a "mesa" que tem dentro dele.

    Vc já experimentou tirar a tampa do distr. e rodar o rotor? Viu como ele roda pouca coisa? Poisé, aquela folguinha seria o avanço.

    Com o jeep funcionando não da pra ver ele avançando, a não ser que vc tire a mangueira que é conectado nele, ponha o dedo e acelere. Vc vai perceber uma pequena pressão.

    Legal Lucas, obrigado

  • #6
    Não sei o distribuidor do BF, mas o de Opala, se vc sugar o ar com a boca (limpando bem antes), vc consegue ver o avanço funcionando.

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Não sei o distribuidor do BF, mas o de Opala, se vc sugar o ar com a boca (limpando bem antes), vc consegue ver o avanço funcionando.
    O do BF dá também. Mas pra ver tem que tirar a tampa, óbvio!

    Faça o teste:

    N° 1) Tire a mangueira que liga no avanço e acelere o carro. Vc tem que sentir uma pequena depressao no dedo. É o vácuo sendo formado.
    Se sentir essa depressão, o problema então não está na base do carburador (se é lá que a outra ponta da mangueira é ligada).

    N° 2) Tire a ponta que vai na tomada de vácuo (carburador ou coletor de admissão, ou alguma outra coisa), limpe-a bem e puxe o ar. A mesa do distribuidor tem que girar, juntamente com o rotor.

    Se isso não ocorrer, troque o avanço.

    OBS.:Como o rctorrezam disse que o avanço nao funciona, aconselho fazer esses dois testes e ver no que dá.

    Acredito que o problema esteja no avanço.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #8
    Usuário
    Entrada
    12/02/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia amigos!
    Estava lendo esse tópico, e estou com um problema parecido.
    Coloquei uma ignição eletrônica no meu BF (segundo informações do Opala) e não consigo acertar o ponto, deixo com 5 graus e quando sobe o giro do motor o ponto cai demais e fica pipocando e fraco.
    Poderiam me ajudar??
    Agradeço desde já!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    61
    Posts
    453
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Roberto 6cc Ver Post
    Bom dia amigos!
    Estava lendo esse tópico, e estou com um problema parecido.
    Coloquei uma ignição eletrônica no meu BF (segundo informações do Opala) e não consigo acertar o ponto, deixo com 5 graus e quando sobe o giro do motor o ponto cai demais e fica pipocando e fraco.
    Poderiam me ajudar??
    Agradeço desde já!
    Roberto 6cc,

    O motor BF-161, originalmente, só foi fabricado com distribuidor dotado de platinado. De uns anos para cá começou a aparecer no mercado distribuidores para ignição eletrônica para este motor, resultado da adaptação de um distribuidor para ignição eletrônica do Opala 6 cilindros. Evitarei os detalhes técnicos agora, mas se alguém os desejar, avise-me.
    Desta ideia básica, surgiram dois tipos de produto:
    1) a adaptação correta, ou mais exatamete menos incorreta, que faz com que ocorra adiantamento da ignição conforme a rotação sobe (avançco centrífugo) e em função da carga (avanço a vácuo).
    2) a adaptação ERRADA, incondicionalmente errada, que faz com que a mudança no ângulo em que ocorre a ignição seja de ATRASÁ-LA, inclusive chegando a valores negativos (DPMS). Baseado no que você relatou, parece que o distribuidor que você tem aí é justamente este. Entre usar um distribuidor para ignição eletrônica que faz um trabalho errado e um distribuidor em bom estado com platinado que faz a coisa certa, preferível este.

    Com este distribuidor errado você vai ter aumento de consumo de combustível e perda de torque, que aumentam conforme a rotação sobe e a faixa média de carga está atuante.

    Infelizmente continua sendo fabricado e colocado à venda os distribuidores adaptados da maneira errada. Os vendedores das revendas desconhecem isso, assim como muitos mecânicos.

    Existem soluções tecnicamente bem superiores a de um distribuidor, mesmo o para ignição eletrônica adaptado da maneira "certa".
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #10
    Citação Postado originalmente por Roberto 6cc Ver Post
    Bom dia amigos!
    Estava lendo esse tópico, e estou com um problema parecido.
    Coloquei uma ignição eletrônica no meu BF (segundo informações do Opala) e não consigo acertar o ponto, deixo com 5 graus e quando sobe o giro do motor o ponto cai demais e fica pipocando e fraco.
    Poderiam me ajudar??
    Agradeço desde já!
    Tive o mesmo problema com o meu, pois o distribuidor que comprei foi tão mal feito que o motor não pegava nem lenta e não abria giro.

    Para vc ter uma ideia, os contrapesos foram invertidos mas não abriam, o eixo tinha uma folga enorme (foi colocada veda rosca para tirar a folga), fazendo que a aranha raspasse nas hastes magnetizadas. A aranha inferior foi soldada com latão que não é magnetizável...Um serviço de porco o que fizeram... Comprei no ML na época.

    Resumindo, desmanchei tudo e adaptei só a aranha e bobina inferior do opala no meu distribuidor original. Daí ficou perfeito. Pegou lenta, manteve os avanços originais e não deu mais problema...

  • #11
    Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Vitória - ES / Resplendor - MG/
    Posts
    495
    Agradecimentos: 2
    rapaz.... quando coloquei 10º o meu velho BF quando perdia o giro...tipo na BR, quando começava tomar toco de quarta em uma subida.... GRILAVA tanto que ate dava medo de acelerar..... rsrsrrsrs...... to mantendo os 7º msm.....

    Valew pela dica!!!!

    abraço!
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
    https://m.facebook.com/grupowillysford

  • #12
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Li nesse fórum que nao se deve nunca girar o motor no sentido anti horario. Nem pra compensar um folga????
    A bucha, para colocar no lugar da vela pra perceber a compressao, feita de papel de saco de cimento molhado nao tem igual. Vou patentear. rsrsrs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade