neste link vc acha:
http://www.geocities.com/rsukys/
Já ouvi falar que o cara é fera!:concordo:
Versão Imprimível
neste link vc acha:
http://www.geocities.com/rsukys/
Já ouvi falar que o cara é fera!:concordo:
Valeu Dodger.....
Ta aí o tal RCI...
http://www.geocities.com/rsukys/produtos/rci.jpg
SUKYS, tá escondendo o jogo:mrgreen::palmas: Diz aí como instalar, qual dos 3 modelos vou precisar e como fazer o pedido.:concordo:
Turboroe, o RCI cria - literalmente - a curva de avanço, e faz isso levando em conta o funcionamento do motor, atualizando seus dados a cada pulso vindo do distribuidor, e é justamente sua capacidade em criar curvas que permite seu uso junto a distribuidores sem avanço centrífugo.
O único sensor utilizado é o que já está no distribuidor, e existe RCI em versão para sensor Hall, sensor indutivo e platinado, sendo que a versão para platinado também incorpora o amplificador de corrente para controle direto da bobina de ignição, e realmente faz o controle da bobina, porque ao ligar a chave de ignição não existe a ocorrência de contra-golpe ou estouros no motor e impede a queima da bobina em caso de esquecimento da chave de ignição ligada com o motor parado, duas coisas comuns de acontecer quando se faz uso de simples amplificadores de corrente.
.
Não estou escondendo o jogo não, pelo contrário, há mais de um ano que o assunto "curva de avanço" já vem sendo dissecado neste fórum, só que a conversa avançou mais nos fóruns sobre Niva e Cherokee.
Inclusive, se for de interesse (e independente do uso ou não do RCI) podemos conversar sobre a adaptação de distribuidores no BF, porque existem alguns detalhes muito importantes e que geralmente passam batido.
Quanto ao modelo, o indicado para o seu motor é a versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros.
No mais, a instalação e ajuste são extremamente simples e o RCI é acompanhado de manual, e os detalhes sobre o pedido poderão ser feitos por MP, email ou telefone, à sua escolha.
.
Sukys,
Pelo que entendi, no meu caso, com motor BF161 e ignição eletrônica com distribuidor de opala (já com o centrífugo travado e à vácuo desconectado) é só instalar o RCI, versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros, que ele se encarregará do avanço.
A instalação necessita de técnico ou o manual permite a instalação por curiosos?
Além do RCI vou precisar de algum outro material, peça, cabo etc?
Na boa, ainda não entendi como ele irá avançar o ponto, uma vez que na minha cabeça isto é uma coisa mecânica e não eletrônica. Ele atua no módulo de ignição eletrônica?
PS: quando disse que estava escondendo o jogo foi quanto ao fato de você ser a pessoa que desenvolveu o produto. Foi apenas brincadeira.
Exatamente.
Para instalação de qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico a recomendação é sempre a mesma: que seja feita por quem tenha conhecimento do assunto.
Só para ter idéia, para instalar o RCI é necessário identificar algum ponto que tenha o positivo da bateria pós chave de ignição e o negativo (chassi) que servirão para alimentação elétrica do RCI. No mais, identificar o fio de sinal do sensor indutivo, que deverá ser interrompido para ligar um fio do RCI junto ao distribuidor e outro junto ao módulo. Quatro fios, só isso, identificados por cor e devidamente descritos no manual, com direito a diagrama elétrico.
Apenas o material necessário para fazer as uniões dos fios da melhor forma possível, ou seja, uso de solda ou conector adequado.
Em termos mecânicos fica mais simples o entendimento, mas por meios eletrônicos também é possível desenvolver uma curva de avanço desde que o circuito faça uso de microprocessador, caso contrário não tem como, porque a "coisa" realmente é complicada.
Que é possível não resta dúvida, basta lembrar que nos motores injetados o avanço é feito por meios eletrônicos, e que o RCI gera uma curva é facílimo de comprovar, basta fazer uso de uma lâmpada de ponto para observar o desenvolvimento da curva de avanço, mesmo em distribuidores que não possuem o avanço centrífugo.
.
Cara...:parede::parede::parede:
De maneira alguma estou duvidando do sistema!:discordo: Longe disso, mas eu realmente ainda nâo entendi.
Até onde eu achava :rolleyes:que entendia do avanço do meu motor (e não é quase nada), ele funciona mecanicamente, seja pelo vácuo ou pelo movimento centrífugo, ao girar o corpo do distribuidor alterando a posição onde ocorre a faisca da bobina (tampa do distribuidor) em relação à rotação do motor (rotor do distribuidor).
Então como um dispositivo eletrônico fará isso?:pensativo:
Mas eu também não estou duvidando que você duvide! :-D
Geração de curva de avanço por meios eletrônicos é assunto complexo até para quem trabalha no ramo, e não existe uma forma simples para explicar a lógica de funcionamento porque a coisa realmente é complicada. E no final da história, o importante mesmo é que ela exista, e isso pode ser observado com lâmpada de ponto.
.
Aproveitando a imagem abaixo...
- Pelo que entendi o RCI vai ser instalado com um fio
no positivo que sai da chave de ignição e um negativo no chassi que servirão para alimentação elétrica do RCI.
- Outro fio do RCI junto ao distribuidor ao fio de sinal do sensor indutivo (o verde ou marrom que sai do distribuidor e agora liga-se ao RCI e não mais à bobina), e outro fio do RCI junto ao módulo.
- Provavelmente o RCI fará a ponte entre o módulo e o distribuidor e assim comandará o avanço.
É mais ou menos isso?
Vou lhe mandar uma MP para vermos preço e forma de envio. Lembro que moro em Palmas-Tocantins, tudo é difícil de chegar aqui e a probabilidade da auto-elétrica fazer coisa errada e muuuito grande, por isso pergunto os detalhes!:-)
http://img231.imageshack.us/img231/6010/igeleui9.gif
Exatamente, e com a inclusão do RCI a instalação ficará como no anexo, onde o fio do terminal 1 do módulo será interrompido para permitir a conexão dos fios branco e azul.
De resto, o fio verde do RCI no negativo da bateria (não necessariamente junto à bateria) e fio vermelho no positivo pós chave de ignição, preferencialmente próximo à chave.
Convém frisar que o RCI possui proteção contra inversão de polaridade da bateria e não requer fusível externo, pelo contrário, não faça uso de positivo pós chave que passe por fusível, porque se por algum motivo qualquer o fusível queimar o RCI deixará de funcionar, interrompendo o funcionamento do motor.
Isso é válido para qualquer coisa que tenha a ver com ignição, inclusive o próprio módulo ou bobina.
Outra coisa, o terminal 1 do módulo deve estar conectado ao fio verde do distribuidor. Tenha certeza sobre isso, porque a inversão com o fio marron inverte a fase do sinal do sensor, e isso danifica a tampa do distribuidor.
Uma das dicas que havia comentado sobre a adaptação de distribuidor é esta, a outra tem a ver com a fase entre sensor e rotor.
Já respondi a sua MP.
No mais, independente da qualidade da mão de obra disponível tem mais é que perguntar, e uma das razões da existência do fórum é tirar dúvidas.
.
As dúvidas continuam...
A regulagem do ponto será feita de modo convencional?
E a regulagem da curva é automática, ou terá que ser feita por algum outro modo?
A instalação do RCI vai melhorar com certeza o sistema, pois hoje não tem avanço, mas para o sistema funcionar 100% você indica alguma alteração no distribuidor?