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Ponto do motor BF161 tem que avançar em alta rotação?

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  • 28/07/2008, 18:32
    Dodger
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    :idea: Enfim uma solução ! ! ! ! :-):lol::grin::palmas:

    Como adquirir o tal RCI ? ? ? ? ?:pensativo::rolleyes:

    neste link vc acha:

    http://www.geocities.com/rsukys/

    Já ouvi falar que o cara é fera!:concordo:
  • 28/07/2008, 19:33
    rctorrezam
    Citação:

    Postado originalmente por Dodger Ver Post
    neste link vc acha:

    http://www.geocities.com/rsukys/

    Já ouvi falar que o cara é fera!:concordo:

    Valeu Dodger.....

    Ta aí o tal RCI...
    http://www.geocities.com/rsukys/produtos/rci.jpg

    SUKYS, tá escondendo o jogo:mrgreen::palmas: Diz aí como instalar, qual dos 3 modelos vou precisar e como fazer o pedido.:concordo:
  • 29/07/2008, 01:00
    turboroe
    Citação:

    Postado originalmente por Sukys Ver Post
    O RCI não tem similar no mercado, porque ele faz Remapeamento da Curva de Ignição (daí o seu nome) e este remapeamento é efetuado por circuito microprocessado que leva em conta a dinâmica de funcionamento do motor. Não é um simples avanço de ponto estático, que pode ser feito até com a simples alteração da posição do distribuidor.

    As vantagens no uso do RCI são evidentes e instantâneas, já existindo relatos pela web até em motores injetados.

    .



    Sukys, o RCI guarda uma curva de avanço ou ele "cria" a curva com o motor em funcionamento?
    Usa algum sensor além de rotação?

    interessante isso aí.
  • 29/07/2008, 04:27
    Sukys
    Turboroe, o RCI cria - literalmente - a curva de avanço, e faz isso levando em conta o funcionamento do motor, atualizando seus dados a cada pulso vindo do distribuidor, e é justamente sua capacidade em criar curvas que permite seu uso junto a distribuidores sem avanço centrífugo.

    O único sensor utilizado é o que já está no distribuidor, e existe RCI em versão para sensor Hall, sensor indutivo e platinado, sendo que a versão para platinado também incorpora o amplificador de corrente para controle direto da bobina de ignição, e realmente faz o controle da bobina, porque ao ligar a chave de ignição não existe a ocorrência de contra-golpe ou estouros no motor e impede a queima da bobina em caso de esquecimento da chave de ignição ligada com o motor parado, duas coisas comuns de acontecer quando se faz uso de simples amplificadores de corrente.

    .
  • 29/07/2008, 05:09
    Sukys
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    SUKYS, tá escondendo o jogo Diz aí como instalar, qual dos 3 modelos vou precisar e como fazer o pedido.

    Não estou escondendo o jogo não, pelo contrário, há mais de um ano que o assunto "curva de avanço" já vem sendo dissecado neste fórum, só que a conversa avançou mais nos fóruns sobre Niva e Cherokee.
    Inclusive, se for de interesse (e independente do uso ou não do RCI) podemos conversar sobre a adaptação de distribuidores no BF, porque existem alguns detalhes muito importantes e que geralmente passam batido.

    Quanto ao modelo, o indicado para o seu motor é a versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros.

    No mais, a instalação e ajuste são extremamente simples e o RCI é acompanhado de manual, e os detalhes sobre o pedido poderão ser feitos por MP, email ou telefone, à sua escolha.

    .
  • 29/07/2008, 08:54
    rctorrezam
    Sukys,

    Pelo que entendi, no meu caso, com motor BF161 e ignição eletrônica com distribuidor de opala (já com o centrífugo travado e à vácuo desconectado) é só instalar o RCI, versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros, que ele se encarregará do avanço.

    A instalação necessita de técnico ou o manual permite a instalação por curiosos?
    Além do RCI vou precisar de algum outro material, peça, cabo etc?

    Na boa, ainda não entendi como ele irá avançar o ponto, uma vez que na minha cabeça isto é uma coisa mecânica e não eletrônica. Ele atua no módulo de ignição eletrônica?

    PS: quando disse que estava escondendo o jogo foi quanto ao fato de você ser a pessoa que desenvolveu o produto. Foi apenas brincadeira.
  • 29/07/2008, 15:01
    Sukys
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Pelo que entendi, no meu caso, com motor BF161 e ignição eletrônica com distribuidor de opala (já com o centrífugo travado e à vácuo desconectado) é só instalar o RCI, versão para sensor indutivo com uma curva sem controle de habilitação, motor 6 cilindros, que ele se encarregará do avanço.

    Exatamente.

    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    A instalação necessita de técnico ou o manual permite a instalação por curiosos?

    Para instalação de qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico a recomendação é sempre a mesma: que seja feita por quem tenha conhecimento do assunto.

    Só para ter idéia, para instalar o RCI é necessário identificar algum ponto que tenha o positivo da bateria pós chave de ignição e o negativo (chassi) que servirão para alimentação elétrica do RCI. No mais, identificar o fio de sinal do sensor indutivo, que deverá ser interrompido para ligar um fio do RCI junto ao distribuidor e outro junto ao módulo. Quatro fios, só isso, identificados por cor e devidamente descritos no manual, com direito a diagrama elétrico.

    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Além do RCI vou precisar de algum outro material, peça, cabo etc?

    Apenas o material necessário para fazer as uniões dos fios da melhor forma possível, ou seja, uso de solda ou conector adequado.

    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Na boa, ainda não entendi como ele irá avançar o ponto, uma vez que na minha cabeça isto é uma coisa mecânica e não eletrônica. Ele atua no módulo de ignição eletrônica?

    Em termos mecânicos fica mais simples o entendimento, mas por meios eletrônicos também é possível desenvolver uma curva de avanço desde que o circuito faça uso de microprocessador, caso contrário não tem como, porque a "coisa" realmente é complicada.
    Que é possível não resta dúvida, basta lembrar que nos motores injetados o avanço é feito por meios eletrônicos, e que o RCI gera uma curva é facílimo de comprovar, basta fazer uso de uma lâmpada de ponto para observar o desenvolvimento da curva de avanço, mesmo em distribuidores que não possuem o avanço centrífugo.

    .
  • 29/07/2008, 15:49
    rctorrezam
    Citação:

    Postado originalmente por Sukys Ver Post
    .................................................. .

    Em termos mecânicos fica mais simples o entendimento, mas por meios eletrônicos também é possível desenvolver uma curva de avanço desde que o circuito faça uso de microprocessador, caso contrário não tem como, porque a "coisa" realmente é complicada.
    Que é possível não resta dúvida, basta lembrar que nos motores injetados o avanço é feito por meios eletrônicos, e que o RCI gera uma curva é facílimo de comprovar, basta fazer uso de uma lâmpada de ponto para observar o desenvolvimento da curva de avanço, mesmo em distribuidores que não possuem o avanço centrífugo.

    .

    Cara...:parede::parede::parede:

    De maneira alguma estou duvidando do sistema!:discordo: Longe disso, mas eu realmente ainda nâo entendi.

    Até onde eu achava :rolleyes:que entendia do avanço do meu motor (e não é quase nada), ele funciona mecanicamente, seja pelo vácuo ou pelo movimento centrífugo, ao girar o corpo do distribuidor alterando a posição onde ocorre a faisca da bobina (tampa do distribuidor) em relação à rotação do motor (rotor do distribuidor).

    Então como um dispositivo eletrônico fará isso?:pensativo:
  • 29/07/2008, 17:24
    Sukys
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    De maneira alguma estou duvidando do sistema!:discordo: Longe disso, mas eu realmente ainda nâo entendi.

    Mas eu também não estou duvidando que você duvide! :-D

    Geração de curva de avanço por meios eletrônicos é assunto complexo até para quem trabalha no ramo, e não existe uma forma simples para explicar a lógica de funcionamento porque a coisa realmente é complicada. E no final da história, o importante mesmo é que ela exista, e isso pode ser observado com lâmpada de ponto.

    .
  • 29/07/2008, 17:42
    rctorrezam
    Aproveitando a imagem abaixo...
    - Pelo que entendi o RCI vai ser instalado com um fio
    no positivo que sai da chave de ignição e um negativo no chassi que servirão para alimentação elétrica do RCI.
    - Outro fio do RCI junto ao distribuidor ao fio de sinal do sensor indutivo (o verde ou marrom que sai do distribuidor e agora liga-se ao RCI e não mais à bobina), e outro fio do RCI junto ao módulo.
    - Provavelmente o RCI fará a ponte entre o módulo e o distribuidor e assim comandará o avanço.

    É mais ou menos isso?

    Vou lhe mandar uma MP para vermos preço e forma de envio. Lembro que moro em Palmas-Tocantins, tudo é difícil de chegar aqui e a probabilidade da auto-elétrica fazer coisa errada e muuuito grande, por isso pergunto os detalhes!:-)

    http://img231.imageshack.us/img231/6010/igeleui9.gif
  • 30/07/2008, 01:49
    Sukys
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Aproveitando a imagem abaixo...
    - Pelo que entendi o RCI vai ser instalado com um fio
    no positivo que sai da chave de ignição e um negativo no chassi que servirão para alimentação elétrica do RCI.
    - Outro fio do RCI junto ao distribuidor ao fio de sinal do sensor indutivo (o verde ou marrom que sai do distribuidor e agora liga-se ao RCI e não mais à bobina), e outro fio do RCI junto ao módulo.
    - Provavelmente o RCI fará a ponte entre o módulo e o distribuidor e assim comandará o avanço.

    Exatamente, e com a inclusão do RCI a instalação ficará como no anexo, onde o fio do terminal 1 do módulo será interrompido para permitir a conexão dos fios branco e azul.
    De resto, o fio verde do RCI no negativo da bateria (não necessariamente junto à bateria) e fio vermelho no positivo pós chave de ignição, preferencialmente próximo à chave.

    Convém frisar que o RCI possui proteção contra inversão de polaridade da bateria e não requer fusível externo, pelo contrário, não faça uso de positivo pós chave que passe por fusível, porque se por algum motivo qualquer o fusível queimar o RCI deixará de funcionar, interrompendo o funcionamento do motor.
    Isso é válido para qualquer coisa que tenha a ver com ignição, inclusive o próprio módulo ou bobina.

    Outra coisa, o terminal 1 do módulo deve estar conectado ao fio verde do distribuidor. Tenha certeza sobre isso, porque a inversão com o fio marron inverte a fase do sinal do sensor, e isso danifica a tampa do distribuidor.
    Uma das dicas que havia comentado sobre a adaptação de distribuidor é esta, a outra tem a ver com a fase entre sensor e rotor.

    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Vou lhe mandar uma MP para vermos preço e forma de envio. Lembro que moro em Palmas-Tocantins, tudo é difícil de chegar aqui e a probabilidade da auto-elétrica fazer coisa errada e muuuito grande, por isso pergunto os detalhes!

    Já respondi a sua MP.
    No mais, independente da qualidade da mão de obra disponível tem mais é que perguntar, e uma das razões da existência do fórum é tirar dúvidas.

    .
  • 30/07/2008, 09:39
    rctorrezam
    As dúvidas continuam...

    A regulagem do ponto será feita de modo convencional?

    E a regulagem da curva é automática, ou terá que ser feita por algum outro modo?

    A instalação do RCI vai melhorar com certeza o sistema, pois hoje não tem avanço, mas para o sistema funcionar 100% você indica alguma alteração no distribuidor?
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