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Ponto do motor BF161 tem que avançar em alta rotação?

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  • 19/05/2008, 22:00
    Lucas Nassif
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Santa ignorancia, agora que acessei o site da donatti é que descobri que a tal "bomba de vácuo" que denominei é o avanço.

    Valeu Lucas.
    !!!!

    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



    Abrss..
    :concordo:
  • 20/05/2008, 07:58
    m.vinicius
    aproveita que vai tirar o distribuidor para trocar a bomba de vacuo, e manda desmontar tudo e dar uma geral, as buchas da haste costuma relaxar e uma troca destas buchas ajuda muito, ja tá na bancada de uma geral, costuma ter até pedra dentro, alem de lubrificar também ajuda muito. eu uso graxa de bike a prova d'água é cara mas boa. mesmo que seu distribuidor seja blindado (o meu inclusive tem panela de presão) e uso graxa especial de bicicleta.
  • 21/05/2008, 22:07
    rctorrezam
    Consultei outro meca que disse que meu distribuidor foi adaptado (é claro, era platinado e agora é injeção) e que o avanço não funcionaria mesmo.

    Disse ainda que não há problema, pois os carros modernos não tem avanço e além do mais pouparia o motor.

    Disse que prepara motores para corrida e que "trava" o ponto sem avanço.

    E agora? Qual a opinião da galera?
  • 21/05/2008, 22:27
    leopoldo
    ESCLAREÇA:

    seu motor tem Ignição eletronica Ou injeção eletrônica ?????
  • 21/05/2008, 23:10
    Lucas Nassif
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    ESCLAREÇA:

    seu motor tem Ignição eletronica Ou injeção eletrônica ?????

    Pelo que entendi, o Jeep dele tem IGNIÇÃO ELETRÔNICA. Só olhar na assinatura...

    muitas pessoas confundem ignição eletrônica com injeção eletrônica!

    :concordo:
  • 22/05/2008, 09:31
    rctorrezam
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    ESCLAREÇA:

    seu motor tem Ignição eletronica Ou injeção eletrônica ?????

    Foi mal leopoldo, o jeep tem ignição eletrônica.

    Quis escrever uma coisa e escrevi outra.
  • 22/05/2008, 13:38
    leopoldo
    Então, eu não ví a lógica da conclusão do meca de que: porque tem ignição eletrônica não tem avanço;

    Oras, o meu tem ignição, avanço a vácuo e avanço centrífugo.


    E corrigindo algo que vc's comentaram lá para trás:

    O "vácuo" só se forma com a borboleta fechada, ou seja, em marcha lenta ou nas desacelerações, quando embalado .... vc tira o pé do acelerador.

    Quando vc pisa no acelerador o valor de "vácuo" cai em direção à equalização com a atmosfera.

    Para testar o avanço, é fácil: abre a tampa do distribuidor, tira o tubinho do "vacuo" da base do carburador, põe a boca nele e chupa o canudinho. SE a mesa se mexe, o avanço está OK.

    Vc também pode usar a bombinha de "vacuo" manual para medi-lo, se vc a tem.
  • 22/05/2008, 14:33
    rctorrezam
    Valeu Leopoldo, vou fazer os testes.
  • 22/05/2008, 17:33
    turboroe
    Citação:

    Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Consultei outro meca que disse que meu distribuidor foi adaptado (é claro, era platinado e agora é injeção) e que o avanço não funcionaria mesmo.

    Disse ainda que não há problema, pois os carros modernos não tem avanço e além do mais pouparia o motor.

    Disse que prepara motores para corrida e que "trava" o ponto sem avanço.

    E agora? Qual a opinião da galera?

    1. Distribuidor adaptado = curva de avanço de outro carro = seu motor funcionando todo errado.
    Arrume um distribuidor original do seu carro e troque apenas o platinado pelo sensor eletrônico, preservando o avanço a vácuo e centrífugo.
    Se quiser continuar usando o que vc tem, mesmo estando errado pro seu carro, troque o avanço a vácuo, mas não deixe sem. Se tirar, o carro vai gastar mais e andar menos.
    Veja se como está o avanço centrífugo também. Não ande sem, seu carro vai ficar horrivel de andar.

    2. Sinceramente, te aconselho, e muito bem aconselhado, a trocar de mecânico. Esse cara não sabe absolutamente nada sobre ignição, e pelo jeito nem sobre carros.
    Carros modernos usam avanço sim, além de o avanço centrífugo e o a vácuo, usam vários outros tipos de variação de avanço. A unica diferença é que esse avanço é aplicado eletronicamente, e não mais por mecanismos.

    3. Por que diabos tirar uma peça original do motor pouparia o motor, que foi feito pra rodar com ela? muito pelo contrário. Tirando o avanço o seu carro vai andar menos pois a gasolina quema depois do que deveria, disperdiçando energia, disperdiçando seu $$$.

    4. Olha, não quero ser estúpído nem nada, mas o teu mecânico é muito burro... ele prepara carros de corrida e acha que não precisam de avanço a vácuo... E QUER FAZER A MESMA COISA NO TEU JEEP !?!??!?!
    Um carro de corrida é uma coisa... um jeep é outra completamente diferente. Tu não vai andar em velocidade máxima sempre com o pé no fundo, em terreno plano, uma situação em que não há vácuo pra acionar o avanço a vácuo...
    muito pelo contrário, um jeep trabalha com vácuo no coletor quase na maior parte do tempo.
  • 22/05/2008, 20:53
    rctorrezam
    turboroe,

    Obrigado pelas dicas.

    Só esclarecendo, a adaptação do distribuidor é justamente o que você disse. Foi adaptado o original à platinado para ignição eletrônica.
  • 22/05/2008, 20:57
    rctorrezam
    Leopoldo,

    Fiz os testes:

    Sugando o ar no tubo do avanço a mesa gira. Avanço Ok.

    O tubo que vem do carburador puxa o ar quando o motor esta em funcionamento. Ok

    E agora, o que fazer se o ponto não se altera quando acelera-se o motor? O que pode estar errado?
  • 22/05/2008, 23:51
    leopoldo
    Próximo teste:

    Carburador regulado nos parafusos de marcha lenta e aceleração, mantenha a mangueira desconectada do distribuidor.

    instale uma luz de ponto e regule o ponto (faisca) em 5º APMS.

    depois e travar o parafuso de regulagem do distrituidor, mantenha a lampada de ponto na referencia, olhe e ao mesmo tempo instale e ponta da mangueira.

    O ponto variou ???? em quanto ???

    Se variou, está fucionando. Se não, as possibilidades:

    ou o avanço é de outro diostribuidor
    ou o "vacuo" produzido pelo seu motor esta acima do valor correto (pouco)
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