Saudações a todos!
Como podemos observar, a opção pelo desenvolvimento da revista tem recebido o apoio de um grande número de companheiros e, por outro lado, outros acham que o forum como está é suficiente - natural (e saudável) divergência de opiniões ...
Como pode ser percebido pelas mensagens anteriores que postei, sou defensor de uma revista eletrônica. O pq? Principalmente pela possibilidade de abordagem mais completa dos assuntos.
Normalmente os tópicos são abertos por quem procura uma solução para um problema e todos os que podem contribuir imediatamente se apresentam para ajudar (e como ajudam!). Mas, IMHO, as respostas às vezes não são completas, não indicando, passo a passo com fotos, diagramas e textos explicativos, como chegar rapidamente à solução. Isso acontece, acredito, por não se ter tempo de elaborar uma resposta absolutamente completa.
Vou tentar dar um exemplo: adaptei no meu CJ5 um conjunto de direção hidráulica da S-10 (caixa, eixo de acoplamento da coluna, junta elástica e coluna regulável), usando uma bomba do Opala (o motor é de A-10). IMHO, para que fosse completa a descrição da solução implementada eu deveria (mais uma vez, no meu caso) justificar o pq da caixa ter sido colocada quase que totalmente fora (na frente) do CJ, mostrar o corte que teve que ser feito no painel para que a coluna se encaixasse, mostrar tb como ficou o motor da A-10 com a bomba do Opala instalada além do corte que foi feito na longarina que fica sob a grade do radiador (com o devido reforço), identificar cada componente da solução, etc., e tudo acompanhado de inúmeras fotos. Uma pá de coisas! Se eu fosse fazer um artigo sobre essa solução, levaria pelo menos uma semana descrevendo o que fiz, refinando a "documentação", e, sem sombra de dúvida, deveria passar pelo crivo de um ou mais revisores, que verificariam se as informações apresentadas são completas e suficientes para que outra pessoa, se assim o desejasse, chegasse à mesma solução.
Os companheiros hão de concordar que a característica de dinamismo do fórum atualmente impede que se apresente uma resposta a um tópico com tal nível de detalhamento. Simplesmente não dá!
Acredito que o maior barato da revista seria apresentar (entre outros assuntos) soluções técnicas em profundidade, que servisse até como um guia de como se chegar à mesma solução.
Quanto à periodicidade, sou de opinião que não deveria ter uma fixa, até mesmo para ter uma dinâmica mais próxima do próprio fórum. Poderia existir uma área de "desenvolvimento", onde diversos assuntos a serem abordados (artigos) ficariam em "gestação", sendo refinados pelo autor e pelos "editores" e, conforme estivessem "maduros" seriam publicados, isto é, liberados para acesso pelo resto da galera. Um detalhe: para manter o aspecto absolutamente democrático do fórum, qualquer pessoa poderia apresentar uma proposta de artigo. Dependendo da qualidade das informações apresentadas pelo autor, e depois de devidamente analisadas por uma equipe de seleção o artigo passaria, então, à fase de desenvolvimento. Dessa forma, poderíamos ter artigos sendo publicados até mesmo diariamente!
Todos me desculpem pelo tamanho da resposta - é que acredito que a criação de uma revista on-line baseada no fórum 4x4Brasil seria um grande passo adiante para que o fórum ficasse ainda melhor do que já é. Não sou, de forma alguma, defensor da filosofia de "não mexer em time que está ganhando" - afinal, querer ir adiante, além do que já se tem é o que nos tirou das cavernas, nos levando às profundezas dos oceanos e à vastidão do espaço!
E aí pessoal? Pergunto mais uma vez: vamos começar a definir a estrutura da revista on-line?
Abraços para todos.
Marco