----- Original Message -----
From: <sraposo@m...>
To: "jipenet@yahoogroups.com" <jipenet@y...>; "Marcos
Eduardo - Mak (SP/ZN)" <medasilva@u...>
Sent: Friday, July 16, 2004 9:20 AM
Subject: Re: [jipenet] Re: equipamentos eletrônicos (injeção, ignição etc)
Oi. Marcos.
Sergio... estou jogando o papo para a Jipenet de novo porque isso
interessa á todos... não foram poucas as conversas que tivemos lá no
Ibira sobre a possibilidade de adaptar uma IE num motor WILLYS ou opala...
O motor BF é praticamente o mesmo do Itamaraty...
Ok.
Bom... começando:
1 - Essa injeção deveria ser MONOPONTO visto o custo de adaptação de
varios bicos num motor desse ser muito dispendioso...
Certo. Se o propósito não é alta performance, bico monoponto também entendo
como suficiente e baixaria o custo do conjunto de bicos+suporte+flautas.
Quem quer alto desempenho usa multiponto para não ter um 'objeto estranho'
(o bico injetor)no meio do caminho da entrada de ar, apesar de isso poder
ser compensado com um TBI mais largo.
2 - Bomba eletrica pode se colocar dentro ou fora do tanque... isso não
é problema pois conhecemos esses macetes de adaptação...
Ok. A bomba externa me parece de implementação mais fácil, mas esta decisão
fica por conta de quem vai usar.
3 - Onde colocar o sensor do distribuidor tbm não é problema... dá pra
fazer uma gambi no distribuidor com um hall facilmente...
Ok. Soube que a maioria destes motores usa distrinuidor com platinado. É
verdade? Mesmo que seja, não haveria problema para fazer a versão para usar
com platinado. O hardware teria que ter sofrer uma alteração para suportar
as tensões muito altas que aparecem no platinado quando ele se abre.
4 - Sonda lambda e amostra de vacuo tbm não são problemas... furadeira e
macho estão ai pra isso mesmo!
Blz!
5 - O ideal seria manter a borboleta normal para diminuir custo... e
esqueça performance em altas rotações... o bicho vai rodar em 4000
esguelando... Queremos torque em baixa...
Borboleta maior é para quem quer mais performance nos regimes de maior maior
rotação, geralmente.
jipe e velocidade não combinam...
Isso também é o que me parece
custos de tudo isso???? O Objetivo dessa adaptação seria basicamente
melhor desempenho e possibilidade do motor rodar redondo em qualquer
inclinação...
Me parece que o custo dos apetrechos (excetuando-se o módulo e considerando
que o dono do carro é que faria ele mesmo parte do serviço de instalação)
para a versão monoponto poderia ficar na casa dos R$800,00. Será que
chegaria a tanto? VejamosL: bico injetor monoponto, suporte de bico injetor
ou um TBI de algum carro comprável até em ferro velho, bomba elétrica que
poderia ser a de Corsa (uma das mais baratas e que provavelmente proverá o
combustível na vazão necessária com a pressão certa, cerca de 1.5 bar, se
tanto, pressão típica para um bico monoponto), mangueiras, abraçadeiras,
regulador de pressão de combustível, 2 espigões para colocar no tanque (1
para retirada outro para retorno do combustível), fios, solda, terminais de
latão, fita isolante ou espaguete termo-retrátil (muito melhor!), parafusos,
porcas... o quê mais?
Isso é a lista para usar injeção em condições 'on-road'. Para garantir o
funcionamento do motor (pelo menos por um bom tempo) nestas inclinações
radicais que vocês jipeiros (eu ainda não sou um) arrumam, sem querer
ensinar Pai Nosso a vigário (não tenho a menor idéia se isso já é conhecido
ou não no mundo off-road. Sei que é usado em arrancada), penso que um tanque
'cache' seria bem vindo. Não sei quanto um negócio desse custa. Depende do
tamanho e da estética que o freguês escolher. Me parece que o uso do cache
implica em um segunda bomba, não?
Quem fabrica a centralina pra essa injeção universal???
como programa???
Ué, a injeção universal é um dos produtos que eu já tenho desenvolvido. O
que eu chamo de 'injeção universal' é a própria centralina. Existem injeções
universais fabricadas em outros países também. A minha injeção não é
remapeável como se faz por aí. Ela é ajustável e conta com trimpots e
algumas chaves seletoras para esse fim. Esta tal universalidade implica em
ajuste próprio para cada carro, nada difícil de fazer.
Esta minha injeção somente foi usada até agora no modo multiponto nos carros
em que foi colocada. O produto pode operar nos dois modos. Conceitualmente,
se 1 bico ou mais bicos são acionados, isso não faz diferença. Muda aspectos
de ordem mecânica, como o posicionamento do bico injetor.
Aí, pessoal, gostaria de não fazer deste forum um balcão de venda das coisas
que eu faço, aliás, como já está previsto no estatuto.
Quanto a sua outra pendenga nas listas... essa é sua chance de mostrar
pra que veio... se não souber não chuta... pesquisa primeiro antes de
responder... isso não é vergonha nenhuma e só faz aumentar o seu e o
nosso conhecimento! se possivel dê os links com as referencias de onde
achou as informações e deixe tudo bem transparente... não adianta tentar
esconder nada aqui...
www.google.com.br te quebra as pernas em 2 segundos...
Lembre-se que esses foruns e listas são PUBLICOSe por aqui falou
besteira tá no sal... tem muito jipeiro que é profissional de outras
areas e reunem-se aqui para falar exclusivamente de JIPE... mas eles
assinam outras listas tbm... e vão comentar algo mais tecnico que vc
diga com outros tecnicos de outras listas... isso vira um ciclo
gigantesco de trocas de informação... não tenha medo de dizer "NÃO SEI!"!
Obrigado pelo toque, Marcos, mas ele não era necessário. Basta ler minha
mensagens anteriores. Logo de início disse que gostaria da ajuda das
pessoas. Para terem uma idéia de quem era essa pessoa que estava se propondo
a fazer uns trecos eletrônicos novos, tive que comentar que esse já é o meu
negócio.
Imagino e entendo que vocês (e outros) possam estar como gatos escaldados
com medo de água fria por conta de gente que tentou empurrar produtos
tabajara aqui. Se o meu negócio é desenvolver e fabricar tal tipo de
produto, claro que tenho interesse comercial na coisa, só que eu não
pretendo fazer venda AQUI! Minha intenção é detectar oportunidades, saber
das necessidades e formar parcerias, inclusive. Comerciais até. Sabe como eu
quero fazer as vendas? Nas lojas! Se um produto novo sair daqui como
resultado de segestões e debates, ou se um produto que eu já tenho em linha
já servir para o mundo off-road, ele será comercializado nas lojas
especializadas. Contactarei-as para realizar esta operação. Se alguém se
disponibilizar como 'cobaia', ou melhor (mais chic), 'beta-tester', para
algum produto novo ou aplicação nova, será muito bem vindo!
Jipeiro existe em todo lugar, então devam existir muitos em Niterói também,
local onde moro. Niterói fica 14 km distante do Rio pela ponte Rio-Niterói,
portanto, jipeiros cariocas estão muito próximos. Isso não impede que
jipeiros fora do estado não possam participar de algum teste, mas
dificilmente contariam com eventual assistência pessoal 'in loco'.
Além disso, ou mais importante que isso, será um prazer formar novos amigos
neste meio! Talvez um dia até me anime a ter um 4x4 para enfiá-lo nestes
matos por aí.
Bem, se alguém quiser conhecer esta injeção ao vivo é só me ligar. Tem o meu
próprio carro (claro), e dois Gols de arrancada aqui no RJ. Um fusca com
motor AP já está com ela instalada mas não foi ajustada porque o carro ainda
está em obras diversas.
Um abraço!
(English version right below)
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Sérgio Raposo - Niterói - RJ
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