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Convex Datacenter
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    injeção no jeep - o que ta rolando na jipenet - opinioes???




    Pessoal, nao quero gerar polemica ou algo parecido, quero apenas a opiniao de quem entende do assunto sobre as sugestoes apontadas para adaptar injecao num jeep.
    Segue abaixo parte do topico constante na Jipenet :

    ----- Original Message -----
    From: <sraposo@m...>
    To: "jipenet@yahoogroups.com" <jipenet@y...>; "Marcos
    Eduardo - Mak (SP/ZN)" <medasilva@u...>
    Sent: Friday, July 16, 2004 9:20 AM
    Subject: Re: [jipenet] Re: equipamentos eletrônicos (injeção, ignição etc)


    Oi. Marcos.

    Sergio... estou jogando o papo para a Jipenet de novo porque isso
    interessa á todos... não foram poucas as conversas que tivemos lá no
    Ibira sobre a possibilidade de adaptar uma IE num motor WILLYS ou opala...

    O motor BF é praticamente o mesmo do Itamaraty...

    Ok.

    Bom... começando:

    1 - Essa injeção deveria ser MONOPONTO visto o custo de adaptação de
    varios bicos num motor desse ser muito dispendioso...

    Certo. Se o propósito não é alta performance, bico monoponto também entendo
    como suficiente e baixaria o custo do conjunto de bicos+suporte+flautas.
    Quem quer alto desempenho usa multiponto para não ter um 'objeto estranho'
    (o bico injetor)no meio do caminho da entrada de ar, apesar de isso poder
    ser compensado com um TBI mais largo.

    2 - Bomba eletrica pode se colocar dentro ou fora do tanque... isso não
    é problema pois conhecemos esses macetes de adaptação...

    Ok. A bomba externa me parece de implementação mais fácil, mas esta decisão
    fica por conta de quem vai usar.

    3 - Onde colocar o sensor do distribuidor tbm não é problema... dá pra
    fazer uma gambi no distribuidor com um hall facilmente...

    Ok. Soube que a maioria destes motores usa distrinuidor com platinado. É
    verdade? Mesmo que seja, não haveria problema para fazer a versão para usar
    com platinado. O hardware teria que ter sofrer uma alteração para suportar
    as tensões muito altas que aparecem no platinado quando ele se abre.

    4 - Sonda lambda e amostra de vacuo tbm não são problemas... furadeira e
    macho estão ai pra isso mesmo!

    Blz!

    5 - O ideal seria manter a borboleta normal para diminuir custo... e
    esqueça performance em altas rotações... o bicho vai rodar em 4000
    esguelando... Queremos torque em baixa...

    Borboleta maior é para quem quer mais performance nos regimes de maior maior
    rotação, geralmente.

    jipe e velocidade não combinam...

    Isso também é o que me parece

    custos de tudo isso???? O Objetivo dessa adaptação seria basicamente
    melhor desempenho e possibilidade do motor rodar redondo em qualquer
    inclinação...

    Me parece que o custo dos apetrechos (excetuando-se o módulo e considerando
    que o dono do carro é que faria ele mesmo parte do serviço de instalação)
    para a versão monoponto poderia ficar na casa dos R$800,00. Será que
    chegaria a tanto? VejamosL: bico injetor monoponto, suporte de bico injetor
    ou um TBI de algum carro comprável até em ferro velho, bomba elétrica que
    poderia ser a de Corsa (uma das mais baratas e que provavelmente proverá o
    combustível na vazão necessária com a pressão certa, cerca de 1.5 bar, se
    tanto, pressão típica para um bico monoponto), mangueiras, abraçadeiras,
    regulador de pressão de combustível, 2 espigões para colocar no tanque (1
    para retirada outro para retorno do combustível), fios, solda, terminais de
    latão, fita isolante ou espaguete termo-retrátil (muito melhor!), parafusos,
    porcas... o quê mais?
    Isso é a lista para usar injeção em condições 'on-road'. Para garantir o
    funcionamento do motor (pelo menos por um bom tempo) nestas inclinações
    radicais que vocês jipeiros (eu ainda não sou um) arrumam, sem querer
    ensinar Pai Nosso a vigário (não tenho a menor idéia se isso já é conhecido
    ou não no mundo off-road. Sei que é usado em arrancada), penso que um tanque
    'cache' seria bem vindo. Não sei quanto um negócio desse custa. Depende do
    tamanho e da estética que o freguês escolher. Me parece que o uso do cache
    implica em um segunda bomba, não?

    Quem fabrica a centralina pra essa injeção universal???
    como programa???

    Ué, a injeção universal é um dos produtos que eu já tenho desenvolvido. O
    que eu chamo de 'injeção universal' é a própria centralina. Existem injeções
    universais fabricadas em outros países também. A minha injeção não é
    remapeável como se faz por aí. Ela é ajustável e conta com trimpots e
    algumas chaves seletoras para esse fim. Esta tal universalidade implica em
    ajuste próprio para cada carro, nada difícil de fazer.

    Esta minha injeção somente foi usada até agora no modo multiponto nos carros
    em que foi colocada. O produto pode operar nos dois modos. Conceitualmente,
    se 1 bico ou mais bicos são acionados, isso não faz diferença. Muda aspectos
    de ordem mecânica, como o posicionamento do bico injetor.

    Aí, pessoal, gostaria de não fazer deste forum um balcão de venda das coisas
    que eu faço, aliás, como já está previsto no estatuto.

    Quanto a sua outra pendenga nas listas... essa é sua chance de mostrar
    pra que veio... se não souber não chuta... pesquisa primeiro antes de
    responder... isso não é vergonha nenhuma e só faz aumentar o seu e o
    nosso conhecimento! se possivel dê os links com as referencias de onde
    achou as informações e deixe tudo bem transparente... não adianta tentar
    esconder nada aqui... www.google.com.br te quebra as pernas em 2 segundos...
    Lembre-se que esses foruns e listas são PUBLICOSe por aqui falou
    besteira tá no sal... tem muito jipeiro que é profissional de outras
    areas e reunem-se aqui para falar exclusivamente de JIPE... mas eles
    assinam outras listas tbm... e vão comentar algo mais tecnico que vc
    diga com outros tecnicos de outras listas... isso vira um ciclo
    gigantesco de trocas de informação... não tenha medo de dizer "NÃO SEI!"!

    Obrigado pelo toque, Marcos, mas ele não era necessário. Basta ler minha
    mensagens anteriores. Logo de início disse que gostaria da ajuda das
    pessoas. Para terem uma idéia de quem era essa pessoa que estava se propondo
    a fazer uns trecos eletrônicos novos, tive que comentar que esse já é o meu
    negócio.

    Imagino e entendo que vocês (e outros) possam estar como gatos escaldados
    com medo de água fria por conta de gente que tentou empurrar produtos
    tabajara aqui. Se o meu negócio é desenvolver e fabricar tal tipo de
    produto, claro que tenho interesse comercial na coisa, só que eu não
    pretendo fazer venda AQUI! Minha intenção é detectar oportunidades, saber
    das necessidades e formar parcerias, inclusive. Comerciais até. Sabe como eu
    quero fazer as vendas? Nas lojas! Se um produto novo sair daqui como
    resultado de segestões e debates, ou se um produto que eu já tenho em linha
    já servir para o mundo off-road, ele será comercializado nas lojas
    especializadas. Contactarei-as para realizar esta operação. Se alguém se
    disponibilizar como 'cobaia', ou melhor (mais chic), 'beta-tester', para
    algum produto novo ou aplicação nova, será muito bem vindo!

    Jipeiro existe em todo lugar, então devam existir muitos em Niterói também,
    local onde moro. Niterói fica 14 km distante do Rio pela ponte Rio-Niterói,
    portanto, jipeiros cariocas estão muito próximos. Isso não impede que
    jipeiros fora do estado não possam participar de algum teste, mas
    dificilmente contariam com eventual assistência pessoal 'in loco'.

    Além disso, ou mais importante que isso, será um prazer formar novos amigos
    neste meio! Talvez um dia até me anime a ter um 4x4 para enfiá-lo nestes
    matos por aí.

    Bem, se alguém quiser conhecer esta injeção ao vivo é só me ligar. Tem o meu
    próprio carro (claro), e dois Gols de arrancada aqui no RJ. Um fusca com
    motor AP já está com ela instalada mas não foi ajustada porque o carro ainda
    está em obras diversas.

    Um abraço!

    (English version right below)

    -----------------------------------------------------------------------
    Sérgio Raposo - Niterói - RJ
    -----------------------------------------------------------------------

    Motor Spice - electronic devices

    automação veicular

    http://www.motorspice.com.br

    telefone:_______0**21 2611-4209, 2610-5070
    celular:________0**21 9136-4003
    fax:____________0**21 2611-4209, 2610-5070
    e-mail:_________sraposo@m...
    MSN Messenger___motor_spice@h...
    Yahoo Messenger_motor_spice@y...

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    English version:

    -----------------------------------------------------------------------

    Sérgio Raposo - Niterói - Rio de Janeiro - Brazil

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    Motor Spice - electronic devices

    vehicular automation


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    phone:__________+55 21 2611-4209, 2610-5070
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    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #2
    ihhh daki a pouco o wallace aparece!!!
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #3
    Oi Martin,

    A pedidos...
    Ainda não... vou esperar o Sergio responder as questões que o Mak fez lá.
    Mas gostaria de saber da opinião de vocês sobre o que o Sergio já respondeu.
    Eu tenho minha opinião que vou colocar depois, se não ele vai falar que estou influenciando os outros!

  • #4
    É sempre legal vc ter opiniões de outras pessoas....
    E o nosso fórum serve pra isso....
    Sou totalmente a favor de podermos trocar opiniões de modo civilizado....
    Deixa o cara falar... Todos querem saber o que ele pode oferecer....
    Abraço...
    Pavani
    Pavani

  • #5
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    Ninguém vai se manifestar?????
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  • #6
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Pesquiso muito sobre motores na Internet, tanto em sites nacionais quanto sites extrangeiros, e sei que lá fora, não é segredo nenhum colocar injecao em motores que antes eram carburados. Só que eles lá fora, e nisso os americanos são especialistas nisso, possuem kits ja prontos para os motores em especifico. Outro dia achei uma injecao eletronica de alta performance fabricada por uma fabricante Norte-Americano, que a propria centralina ja previa controle de turbo ou blower e tambem inejcao de nitro, e mais, tudo isso era regulado por dentro do carro, através de um PalmTop. Não sei se os brasucas ja possuem produtos semelhantes, torço para que sim...
    []'s
    Gustavo

  • #7
    Banido Avatar de ojaneri
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    Não sei pra que esse forum tem a seção Humor! Aqui no Geral se encontra diversão suficiente!

    []s monitorando tudo,

  • #8
    OFF

    Oswaldo, o que aconteceu com seu antigo login???
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
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  • #9
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    Bem, eu já sabia da existencia desses kits, porem ao que parece o custo é um tanto alto, sem falar nas despesas com imposto, frete, etc etc etc.
    Gostaria de saber se existe alguma alternativa nacional, ou ainda se é possivel fazer uma adaptacao, pegando uma central monoponto em algum desmanhce e instalando ela no jeep, pois penso que somente assim seria economicamente viavel.
    Alem disso, sou um tanto chato e por isso estou insistindo no assunto, pois apesar de leigo no assunto, depois que inventaram a solda e o torno nada é impossivel (se bem que nesse caso pode ser diferente, ne? )
    Será que o motor georgia do meu jeep nunca terá injeção?
    Abraços e a curiosidade continha!
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  • #10
    Olha, eu sou um completo retardado quando se fala de sistemas de injeção. Não me interpretem mal, ele é INFINATIVAMENTE MELHOR que o carburador, mas para mim a merda tem que funcionar e pronto. Caso pifar, estou na roça........ :P

    Porém, com a troca do motor do Spider, acabei aprendedno alguma coisa sobre sistemas de injeção. Uma coisa que saquei foi o seguinte: O coração do sistema e a comunicação entre o distribuidor e o módulo.

    Ou seja, se conseguir tirar de uma forma do distribuidor um sinal de posição (virabrequim ou comando) que o módulo entenda, o resto é baba.

    Se fosse meu, tendo um motor ferro velho de Jeep, eu arrancaria fora toda aquela merda e botar um 4.1 da Silverado........ Mas caso PRECISAVA ficar com o motor original e queria injetá-lo, eu concentraria meus esforços iniciais em achar um gerador de sinal que poderia ser adaptado mecanicamente ao distribuidor original ou eventualmente uma substituição por inteiro do disty original. Obviamente, esta escolha teria que ser casada com o módulo a ser utilizado que por sua vez, casado com os demais componentes do sistema, dimensionado para um motor da mesma cilindrada. Mas eu começaria os estudos alí......

    Apenas uma opinião leigo....... :P

    Abraços,

  • #11
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Die Hard
    OFF

    Oswaldo, o que aconteceu com seu antigo login???
    Perderam-se todos os dados, fotos, e posts meus. Tudinho

    O lassis ta investigando

  • #12
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    Ola Bill, primeiro obrigado pelas dicas!

    Quanto ao motor "ferro velho" eu até gosto bastante dele e há algum tempo adquiri bem baratinho (apenas R$ 500,00) um 4.9 da ford completo, (bicos, modulos, chicote, etc) com menos de 23.000 KM que seria colocado numa F75, mas estou pensando seriamente em por no meu jeep, mas isso vai ficar para o futuro, quando for fazer uma reforma completa no mesmo.
    Quanto a insistencia do assunto sobre a adaptacao da injeção é uma mistura de curiosidade aliada com chatice somada ainda com vontade de colocar mesmo!
    Tenho um amigo que é uma especie de "mecanico conselheiro" , um verdadeiro professor pardal ! Ele nunca fez algo parecido, mas disse que é possivel fazer isso, e que o calcanhar de aquiles seria justamente o que vc mencionou, ou seja, o sinal de posição para o modulo saber a posicao dos cilindros ou algo assim!
    Ele mencionou em conseguir num desmanche o sistema completo do ap com injeção monoponto e dai comecaria a empreita.
    O que acha?
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