Gostaria de aproveitar o tópico para que alguém posa me repassar a experiência com o Falcon a alcool. Ou seja, se vale a pena efetuar a transformação ou se o motor costuma apresentar falhas ou coisa do tipo.
William, eu uso o falcon a álcool (o meu é original, e portanto a tubagem de admissão é diferente) a carburação é feita por um solex 40 DEIS (não sei se é original, mas é muito bom e não enche o saco, pelo menos até agora hehe), pega fácil pela manhã, sem prefisar de injeção de gasolina ou qq coisa assim, é forte pra K7, anda bem e as médias estrada/trilha/cidade são sempre de 4 a 5 km/l de álcool, o que convenhamos prum motor com o torque/cilindradra/potência que esse cara tem é MUITO BOM.
E a maior vantagem de todas é que o jeep não cheira gasolina
Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida recente. Alguns colegas me disseram que ao rebaixar o cabeçote terei que obrigatoriamente usar o alcool e não a gasolina. É verdade ? Afinal, quais são as conseqüências para o motor quando rebaixamos o cabeçote ? A vida útil diminui ?
Cara eu tenho um Falcon 3.6L no meu willys
Inicialmente o carburador era aquele Holley corpo simples (era uma bosta) secava a cuba na subida... motor falhava!! e afogava em descida longa.
Rebaxei o cabeçte e coloquei uma 3E alcool. Ficou um tesão
faz tempo q fiz isso se nao me engano foram 2mm do cabeçote.
quanto ao carburador, to usando 137,5 no primeiro estagio e 185 no segundo.. O consumo ficou a mesma coisa.. 4km/l no alcool na cidade e até 6km/l na estrada. Com a holley fazia mesma coisa soh que com gasolina. A potencia nem se compara o bicho ficou forte e funciona quase que de ponta cabeça!
O coletor estou usando o mesmo se precisar de detalhes tiro algumas fotos pra voce ver como ficou.. abraço
A caixa minha é a de C-10 3m com dif 8/43 pneus frontiera 265/75r16
Olá, Elmer. Sou novo aki, mas tenho um amigo que está instalando um motor 3.6 em um JEEP, e precisa das medidas de retifica deste motor. Vc por acaso teria estas medidas???
Outro detalhe, estou colocando um motor 4.2 da F-250 em uma F75 (que por acaso é este mesmo amigo que está fazendo o serviço), e preciso do torque de aperto dos cabeçotes deste motor. Por acaso vc saberia onde encontrar estes numeros???
Obrigado.
Em um catálogo vi uma possível opção para pistões para o falcon...
Seria os pistões da C10/C-14 com motor 261(acho) ele tem 95,25 mm contra os 93,5 do falcon...
Mas ainda teria de medir o diâmetro do pino e altura do pistão.
Entretanto seria uma boa opção para aumentar a cilindrada/potência/taxa do falcon um pouquinho...
Olá, Elmer. Sou novo aki, mas tenho um amigo que está instalando um motor 3.6 em um JEEP, e precisa das medidas de retifica deste motor. Vc por acaso teria estas medidas???
Outro detalhe, estou colocando um motor 4.2 da F-250 em uma F75 (que por acaso é este mesmo amigo que está fazendo o serviço), e preciso do torque de aperto dos cabeçotes deste motor. Por acaso vc saberia onde encontrar estes numeros???
Obrigado.
Oi, desculpe a demora, tenho aqui alguma coisa sobre o Falcon:
DIAMETRO DOS CILINDROS = 93,47mm
FOLGA DO PISTÃO NO CILINDRO = 0,053mm
DIAMETRO DO MANCAL DO VIRABREQUIM = 57,12mm
DIAMETRO DO MOENTE DO VIRABREQUIM = 53,95mm
DIAMETRO DO ALOJAMENTO (MANCAIS DO BLOCO) = 61,01mm
FOLGA AXIAL DO VIRABREQUIM = 0,10 A 0,20mm
DIAMETRO DO ALOJAMENTO DA BIELA = 56,89mm
DIAMETRO DOS MANCAIS DO EIXO COMANDO = 45,98mm
DIAMETRO DO ALOJAMENTO DA BUCHA DE COMANDO = 49,12mm
TORQUES:
PARAFUSOS DOS MANCAIS = 81 A 95NM
PARAFUSOS DAS BIELAS = 26 A 32NM
PARAFUSOS DO VOLANTE = 100 A 120NM
PARAFUSOS DO CABEÇOTE:
1ª ETAPA = 75 A 88NM
2ª ETAPA = 98 A 110NM
FOLGA DE VÁLVULAS = 2,54 A 5,08(tucho descarregado)
ORDEM DE IGNIÇÃO = 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
PONTO DE IGNIÇÃO = 22°/1600
Caro Zepi existe a possibilidade real de substituir os pistões do falcon por pistões de algum outro motor ? Qual ? Também gostaria de saber aonde poderia encontrar peças para o danado, alguém sabe indicar alguma loja ?
willian moro em araruna, do lado de cianorte e tenho um willys 67 com falcon 3.6, com o mesmo carburador que vc ta usando e nao rebaixei o cabeçote. posso te dizer que o bicho e uma maquina... e muito forte mesmo com baixa compresao. nao sei se terei problemas futuros com ele mas por enquanto e so diversao.
Willian, já coloquei um Falcon 3.6 num antigo Willys meu, na gasolina era muito bom(tão bom quanto o 4.1GM), aí tive a INFELIZ idéia de converte-lo para alcool, porque me disseram que ficava bom...Gastei $1.000 na brincadeira! Retífica do cabeçote, juntas novas, velas mais frias, acerto de carburação e toda a mão de obra do serviço, fazia 2 com litro de alcool, no frio não esquentava e andava menos do que quando era a gasolina...No final das contas, tive que voltar a usar gasolina! Ficou até mais forte, só que 8 meses depois começou a fumar(o motor tinha 10.000 orig, fôra tirado de uma F1.000 zerada!).Conselho de amigo, quer andar no alcool, com motor afinado e com otimo desempenho, compre um motor a alcool, porque mudam muitas coisas, pistões, carburação, admissão, cabeçote e etc...Um Falcon original a alcool é muito bom, mas porque foi feito pra andar com esse combustivel. Com o que vc vai gastar nessa converção, vc vende o teu motor e compra um 6cc GM4.1 a alcool original, é um excelente motor, bom torque e baixa manutenção! Espero que tenha ajudado!
Jeep realmente é um mistério ! Para um é uma beleza para outro vira realmente uma tranqueira. A verdade é que já gastei $$$ comprando o falcon e agora tem que ser este mesmo. Assim gostaria de receber mais informações, idéias e experiências de quem usa o danado na viatura para poder aproveitar os acertos e evitar os erros. Assim para quem tem mais informações o apelo para que repasse a experiência para não me arrepender no futuro.