Tudo muito bem explicado pelos colegas anteriores. Minha complementação é apenas que tente verificar o estado dos discos do bloqueio. Eu tenho uma caixa-satélite dessas, comprei a caixa só por conta do bloqueio, estava jogado num galpão e o cara me vendeu por ninharia. Porém ao colocar no Jeep (diferencial dianteiro), o bloqueio não funcionou, pois os discos estão desgastados. Até existe o kit de reparo, precisa ver se você acha se compensa o reparo (cerca de R$ 400,00 o kit dos discos). E depois tem que usar óleo especial para diferencial LSD, se colocar óleo comum vai moer os discos rapidinho e eles perdem a ação.
Diz a lenda que dá para dar mais pressão nas molas e deixar o bloqueio com mais ação. Mas é preciso ter uma prensa para montar os discos já com as molas originais, imagina só colocando calços nas molas para pressionar mais ainda os discos ...
No final das contas, instalei um Ensimec LSD no diferencial dianteiro ... No traseiro já tenho o Full-Lock IV.
fabil
Quando o pinhão aumenta o numero de dentes , "engorda", aí tem que usar caixa de satélites baixa , que faz a coroa "afastar do pinhão".
Alguma 11 dentes e todas 12 e 13 dentes caem neste caso.
Agora 11:45 , 11:47, 9/44 , 8/43, 9/53 são todas intercambiáveis
[]s
Postado originalmente por Fabil
Diogo.. conforme as infos do mais entendidos dá sim.. tanto faz se é willys ou rural, era como suspeitava, o seu meca tá querendo "dar a elsa" no sei bloqueio..heheh
eu sabia que existia uma relacao de coroa e pinhao diferente, mas nao sabia a apartir de qual relacao era.. entao já sabemos que as mais longas que 3.92 usam outra cx de satelites.. e todas mais curtas que isso sao iguais..
alias. qual é a diferenca? é a furacao que nao é a mesma?
T+
Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16
Obrigado por me alertar sobre o oleo especial, não sabia disso.
Quanto a melhorar o bloqueio, acho que não será necessário, pois uso o carro no dia a dia, assim os bloquios 75% já estão mais que sufucientes.
Os discos estão novinhos, andei observando detalhadamente e o traseiro está novinho, ainda com as tintas nas molas e no disco, o dianteiro está um pouco mais gasto, mas ainda dura muito.
O importante é que agora que sei que as relações são inercambeaveis ficou perfeito!
Obrigado por me alertar sobre o oleo especial, não sabia disso.
Quanto a melhorar o bloqueio, acho que não será necessário, pois uso o carro no dia a dia, assim os bloquios 75% já estão mais que sufucientes.
Os discos estão novinhos, andei observando detalhadamente e o traseiro está novinho, ainda com as tintas nas molas e no disco, o dianteiro está um pouco mais gasto, mas ainda dura muito.
O importante é que agora que sei que as relações são inercambeaveis ficou perfeito!
amigo Diogo,
na verdade, a questão de melhorar o bloqueio, não é bem assim. esse block funciona com o sistema de discos. são vários discos dispostos entre as duas planetárias e a própria caixa satélite. são presos alternadamente, um na estria da planetária, outro nos sulcos da caixa e assim por diante, até preencher todo o espaço.
se a planetária tender a girar, giram junto a metade dos discos e a outra metade fica presa na caixa, assim, giram uns contra os outros, gerando uma força que resiste ao giro, por isso tende a segurar. quanto mais giram, mais "roçam" uns nos outros, esquentam, dilatam, apertando-se ainda mais e gerando mais atrito e tendendo, cada vez mais a bloquear o movimento.
como permitem o giro, chamam-se 75%. ocorre que, como há constante atrito, como foi mencionado, com o passar dos anos, há grande desgaste e já não ficam tão justos uns contra os outros e vão certamente, por isso, perdendo a eficiência.
chega um ponto que não resta atrito algum, ou atrito insignificante, e já não trabalham nem 10%, ou seja, funciona como uma caixa satélite normal.
é disso que o colega está falando. quando chega nesse ponto, é hora de trocar o reparo. ou seja, os discos e molas. alguns consegem, meio na "marra", colocar um disco a mais, apertando novamente o conjunto.
por isso, já que está tudo desmontado, faça uma revisão e se houver necessidade, já troque os reparos. são os mesmos da f1000.
já vi em auto peças o preço exorbitante de 500 reais só pelos reparos. mas, salvo engano, há gente fabricando isso. não tenho certeza, mas acho que a metalurgica enfer fabrica o reparo e vende a um preço em torno de 250,00. vou confirmar e posto aqui.
eu sei porque em certa ocasião comprei vários desses blocks bem baratos em ferro velho e comprei centenas de discos lá também. acabei, após algum tempo colocando mesmo os 100% e presenteando os amigos jeepeiros com os lsd. mas em muitas situações eles são bem eficientes, desde que estejam funcionando.
Verifiquei a informação, e os discos foram trocados a +- 1 ano, sendo que um deles ainda apresenta a pintura nas molas (azul). Encontrei com o ex dono e ele me informou que pouco antes de vender o conjunto de eixos ele havia revisado os bloqueios, pois iria usar em um outro projeto que teve que ser abandonado.
Valeu pela informação