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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de edwint
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    retentor do cardan trazeiro




    bom dia, meu cj3, esta tendo um problema cronico no retentor do carda trazeiro, a luva da cruzeta é nova, nao tem desgaste, mesmo assim o retentor dura apenas uma trilha, que pode estar acontecendo?

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
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    Bom dia !

    Aqui na loja é comum aparecerem pessoas (mechanicos) pedindo retentores somente pela medida, escolher um retentor industrial de uma borracha qualquer e pronto, acham que resolveram o problema de maneira barata. Mas, retentores de borracha nitrilica não se dão bem com oleo EP de diferenciais, ocorre uma revulcanização da borracha, dai ele fica duro, o labio racha e ele vaza.

    Outra possibilidade tambem em relação aos retentores industriais é que eles normalmente não tem sentido de giro, umas listrinhas no labio que serem para "bombear o oleo de volta para dentro do diferencial.

    Dai tem que ver se voce esta usando o retentor correto, o mais original possivel e não um generico e tambem se a luva mesmo nova, não apresenta algum machucadinho na ponta da pista, ai a luva entra, da um cortezinho minimo e ai o estrago ja esta feito, nem adianta a pista estar perfeita !

    Tambem era bom ver se o mecanico bate o retentor uniformemente para que ele não entre enjambrado (na diagonal) o que deixa o labio enviesado e ai tambem pode vazar, é dificil encontrar alguem que tenha uma peça pouco maior que o retentor para bater ele todo de uma vez para dentro do alojamento, normalmente vão com um martelo batendo em toda a volta, ai fica torto

    abs

  • #3
    Usuário Avatar de akio nishikawa
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    Retentor indicado

    Conforme o proprio catalogo Sabo, o retentor indicado seria o 02038BRG (39.4x63.55x12.7) com estrias direcionais fabricado em NBR (borracha nitrilica).Pois entao, foi o mesmo utilizado no Jeep do Edwin, porem colocado da forma correta, isso eh, prensado usando-se o retentor antigo em cima do novo, de forma que ele entre no alojamento uniformemente, sem amassamentos na carcaça do retentor, evitando a deformaçao dos labios e do guarda po do mesmo. Creio que o problema seja outro, resta tirar e analizar o estado do retentor, pode estar havendo uma descentralizaçao do eixo do carda em relaçao ao retentor.

  • #4
    Usuário Avatar de Marco
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    É importante tambem lubrificar a pista do retentor pra não dar atrito com a peça nas primeiras giradas, pode até não ser o caso, mas já vai ajudar na vida útil do retentor.
    T+.

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
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    Akio, não entendi sua ideia.

    Me parece que o problema é no retentor do pinhão, que é firmemente apoiado pelos rolamentos do pinhão. A não ser que o edwint esclareça que sente uma forte vibração ao andar em boa velocidade, acredito que um pequeno desalinhamento do cardã não seria suficiente para estragar somente o retentor ainda mais andando em baixa velocidade em uma trilha. Se é esta a suspeita, seria interessante desmontar, lavar e inspecionar as cruzetas e mandar balancear o cardã.

    Tambem seria interessante que o edwint verificasse a procedencia deste retentor, se realmente é sabo e, tambem utilizar algo melhor que o retentor velho (torto) para colocar o novo. Pelo menos em maquinas industriais, quando não se tem acesso facil, utiliza-se uma ferramenta parecida com um pilão de cabeça chata, que muitas vezes tem um rebaixo central para passagem da ponta do eixo.

    Tambem penso que seria interessante utilizar um bom paquimeto e verificar a medida da luva, afinal se ela é nova bem pode estar com a medida um pouco anormal ou mesmo mal usianada e um pouco oval

    abs

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    É o retentor no diferencial ou na cx. de transferência ?

    A unica coisa que pode destruir rapidamente o retentor é FOLGA no ajuste dos rolamentos, que propicia o eixo orbitar e alargar o retentor.

    Outra coisa que pode acontecer na rua, mas é um pouco mais exótico é:

    - fita de K-7, de vídeo, ou mato alto que ao enrolar no cardan pode ser engolida pelo retentor.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de edwint
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    É o retentor no diferencial ou na cx. de transferência ?

    A unica coisa que pode destruir rapidamente o retentor é FOLGA no ajuste dos rolamentos, que propicia o eixo orbitar e alargar o retentor.

    Outra coisa que pode acontecer na rua, mas é um pouco mais exótico é:

    - fita de K-7, de vídeo, ou mato alto que ao enrolar no cardan pode ser engolida pelo retentor.

    rolamento da CAIXA DE TRANSFERENCIA (reduzida) acredito que possa ser essa folga proeminente dos rolamentos, neste caso como é feita a regulagem do rolamento?

  • #8
    Usuário Avatar de akio nishikawa
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    Ola Edgar, blza?O mecanico que colocou esse retentor foi eu, ou seja, o brother do Edwin. Tenho uma loja de retentores e vedaçoes industriais, automotivas e agricola e uma oficina montada para a manutençao de cilindros hidraulicos, etc.A maneira que o retentor foi colocado esta correta, o retentor eh o correto, porem nao pude ver como estava o cardan.Ao tirar o primeiro retentor, antes de colocar esse que deu problema novamente, o mesmo estava desalinhado em relaçao a carcaça, imaginei que poderia ser uma falha de quem colocou o retentor, por isso eu substitui o antigo pelo novo, colocando-o bem alinhado, verificando se havia alguma fissura na manga e lubrificando corretamente os labios do retentor.Nao entendi bem o que vc. mencionou referindo-se ao oleo do diferencial, que este poderia reagir com o elastomero do retentor (borracha nitrilica) e tornar os labios ressecados.Sei que a borracha nitrilica apresenta reaçao a um determinado oleo mineral, mas nao ao utilizado no diferencial, corrija-me se eu estiver enganado. Vou pegar o jeep do Edwin novamente, desmontar e analizar, pois estou muito curioso com o que aconteceu.Depois eu ou o Edwin colocamos o resultado.Misterios......
    Abraço e grato pelas informaçoes....

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    como é feita a regulagem do rolamento?
    Abra a página de downloads e imprima a parte de revisão de cambio do CJ no tópico "manual de manuteção do CJ" e siga as instruções do tópico "ajustando os rolamentos de roda e de munhão"
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  • #10
    Usuário Avatar de Treme Terra
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Abra a página de downloads e imprima a parte de revisão de cambio do CJ no tópico "manual de manuteção do CJ" e siga as instruções do tópico "ajustando os rolamentos de roda e de munhão"
    O rolamento citado é da T-Case, veja a pagina 121 do Manual do Mecanico Willys. A proposito seria interessante voce retirar a T-case para executar este serviço.

    Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
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  • #11
    Usuário Avatar de Treme Terra
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    O vazamento é no cardan dianteiro ou traseiro??
    Junior
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  • #12
    Usuário Avatar de edgar
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    mini manula retentores

    Akio, ai vai o mini manualzinho da SAV sobre oleos x material do labio

    Inclusive, tratando-se de eixos, reparei outro dia enquanto depenava um eixo traseiro (+-1960) que o retentor que fica entre o rolamento de roda (cônico) e a bolota do diferencial era original ! E de especial é que o lábio era de feltro com corpo de aço. Nunca vi um retentor destes para vender (de feltro) exceto os que se usa em mancais industriais...mas ai são bi-partidos e tambem não tem tão pequenos. Creio que antigamente a borracha resistia menos ainda ao oleo EP do diferencial, ai partiam para o feltro.

    abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos retentor do cardan trazeiro-sav-1.jpg   retentor do cardan trazeiro-sav-2.jpg   retentor do cardan trazeiro-sav-3.jpg   retentor do cardan trazeiro-sav-4.jpg  

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