x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5

Hybrid View

Girabrequim motor opala 153_151

Como faço para medir e qual é a medida do curso do girabrequim dos motores 153 e 151.Gostaria de um desenho esquemático para facilitar.
    Grato,
    Carvalho

Usuário Avatar de akio nishikawa
    Entrada
    16/03/2007
    Local
    Varginha, Condomínio Sítio do Sossêgo/MG
    Agradecimentos: 0

Exclamation Posso pegar uma carona no topico?

Boa noite amigo!

Peço desculpas pela intromissão, mas eh que tb. tenho uma duvida em relação ao girabrequim.
    Tenho um motor de opala 6 cilindros, que pretendo adaptar em minha F-75. Ao levar o motor pra retifica, afim de descobrir as medidas atuais da camisa, pistões, casquilhos etc, fui informado que a ponta do girabrequim do mesmo esta ovalizada e gasta.O tecnico da retifica me sugeriu a substituição do girabrequim, pois trata -se de um ponto de extrema exigencia, ja que a polia eh fixada nessa extremidade e nada garantiria a segurança, podendo ate ocorrer o desprendimento da polia.

Minha duvida eh se realmente nao existe nenhuma maneira eficaz e segura de recuperar esse girabreguim, ja que o mesmo ainda esta em otimas condições, excetuando-se a extremidade da polia.

Se alguem ja fez isso ou sabe de algum metodo, peço a gentileza de me ajudar, ficarei muito grato!!

Grande abraço e mais uma vez, desculpe pela carona!!! Akio

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Carvalho, tenho apenas as medidas, não tenho desenho esquemático mas vou explicar abaixo:
    Curso virabrequim GM153: 82,550mm

Curso virabrequim GM151: 76,20mm

uma maneira de medir à grosso modo seria usando um paquimetro na diagonal, encaixado entre um mancal e um moente(onde se monta a biela no virabrequim). Dessa forma vc pode saber a diferença entre o 151 e 153, logicamente a distancia entre esses pontos(mancal/moente) será bem maior que as medidas que passei acima, mas tendo os dois virabrequins frente à frente dá pra comparar dessa forma.

Espero ter ajudado.

[]'s

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Carvalho , se quer mensurar o curso , estando o vira montado no motor ou pelo menos apoiado nos mancais, é só medir a diferença entre o ponto que a biela ou o pistão percorre entre o PMI e o PMS.
    Se não estiver com biela , é simples: Gire o Vira até colo da manivela chegam no PMI ou parte mais baixa, e meça a distancia da parte mais alta do colo até um ponto , que pode ser a face do bloco onde vai a junta de cabeçote. Em seguida gire o vira até o PMS e meça novamente a distancia. A (distancia 1 -distancia 2 ) de dará o curso .
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por akio nishikawa Ver Post
    Boa noite amigo!

Peço desculpas pela intromissão, mas eh que tb. tenho uma duvida em relação ao girabrequim.
    Tenho um motor de opala 6 cilindros, que pretendo adaptar em minha F-75. Ao levar o motor pra retifica, afim de descobrir as medidas atuais da camisa, pistões, casquilhos etc, fui informado que a ponta do girabrequim do mesmo esta ovalizada e gasta.O tecnico da retifica me sugeriu a substituição do girabrequim, pois trata -se de um ponto de extrema exigencia, ja que a polia eh fixada nessa extremidade e nada garantiria a segurança, podendo ate ocorrer o desprendimento da polia.

Minha duvida eh se realmente nao existe nenhuma maneira eficaz e segura de recuperar esse girabreguim, ja que o mesmo ainda esta em otimas condições, excetuando-se a extremidade da polia.

Se alguem ja fez isso ou sabe de algum metodo, peço a gentileza de me ajudar, ficarei muito grato!!

Grande abraço e mais uma vez, desculpe pela carona!!! Akio
    Akio o camarada da retifica aí exagerou...

É um processo muito comum em qualquer Retífica fazer o enchimento na extremidade do virabrequim, basta ter uma polia nova pro retificador obter a medida do diametro interno para calcular a interferencia(aperto entre as partes) e daí é feito o preenchimento com solda e depois a "ponta" é retificada/usinada pra ficar com a medida original. Talvez seja necessário também corrigir a cavidade da chaveta, mas isso faz parte do mesmo processo de retificar a ponta, não é nada fora do comum.

Aqui um tópico muito bom pra vc coletar mais informações sobre o assunto: GM-250 Folga entre a chaveta da polia no virabrequim!

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem