O pessoal gosta mais de trocar o BF, alegando que tem pouco no que mexer, e que os custos são altos para manutenção. Eu não concordo totalmente com isso. Não existe troca de motor que seja "plug and play", e por isso a instalação de um novo motor também não sai barato. Muita gente, talvez a maioria dos proprietários de CJ's, ainda roda com os BF-161, e quase sempre estão satisfeitos. Grande parte é também levada pela onda e acaba trocando SEM NECESSIDADE. O meu eu só troco se fundir... e não é certo ainda. Estou colocando uma ignição eletrônica e sábado vou ver como ficou. Todos falam bem dessa modificação, e há ainda a possibilidade de colocar cabos de vela melhores e que suportem também uma bobina mais potente. Também acho que pode ser tentado um blower (compressor), que daria um bom reforço no torque em todas as faixas de giro, ficando ainda melhor em baixa. 'Dê uma olhada no tópico que eu indico e veja se mais alguém deu palpite. Aposto que não...
Abraços.
Zepi, te digo que dá diferença sim, tenho um opala 91/92 automático e veio c/ um comando 4.1 origi, coloquei o de ômega c/ bomba elétrica e ficou muito melhor, não entendo muito de graduação de comando mas, o comando do ômega é 268º e o do opala em torno de 250º se não me engano, as respostas do carro c/ o comando do ômega e acertada a carburação (também troquei uma 3e por uma dfv 446) é muito melhor, quanto a adaptação é exatamente o que o Elmer citou , e como uso também GNV a bomba elétrica só veio a facilitar o processo de alimentação na questão de rapidez quanto a troca de gnv p alcool quando necessário.
Abraço
"Mas Bah"(como diz o Gaúcho)!
Bem certinho amigo!Também tenho gnv...como ficou seu opala com esse bura?E o câmbio auto continua andando bem?
Fica bem melhor se colocar uma ignição mais forte e dar uma taxada e adiantar o ponto.
O problema é que começa a ficar longe do ideal para gasolina..
Quando andava com a 3e e o comando do omega o carro queria andar mas não respondia, ou seja, a resposta do comando era mais rapida mais o 3e tava ruim e não dava conta, agora há umas duas semanas coloquei a 446, e ai ficou muito melhor e ainda não tá bem afinado mas melhorou muito, confesso que tô querendo acertar logo ele e colocar do lado de um outro pra testar hehehe, quanto a ignição faz diferença e o ponto não sei te dizer ainda pois acho que o meu tá meio atrazado, (o ponto do carro não o meu kkk), agora te digo que o meu carro rodava na gasola originalmente, o antigo proprietário trocou a giclagem da 3e e andava no alcool, taxei 1,5mm o cabeçote, troquei as velas pra alcool e continuo andando no alcool, a taxa pro gnv e alcool quanto maior, melhor, já não combina com a gasola que não precisa de tanta taxa, que sabe vc não faria o mesmo no seu motor e passa usar alcool e gnv e depois troca os pistões, e na troca dos pistões já sabe né , vem mais taxa ainda, a rapaziada que usa gnv e alcool que converso tá muito satisfeito com os resultados.
abraço
Se o comando do Ômega for 268º mesmo, muda em muito a resposta do motor, mesmo com o bura original, devidamente recalibrado para o comando.
Tive um diplomata onde coloquei um 296º, (acabou a lenta, ficava embaralhado/engasopado), dentre uma melhorias.
Fazia 1/1, mais andava pra KCT!!!
Estava para colocar um 280º no 4.1 do meu engesa, ai apareceu o cumminsssss.
Ia andarrrrrrrrrrrrr.
Abraços.
Kim.
Quanto a graduação do 268º eu tenho certeza minha dúvida é quanto a graduação do comando original, agora que é bunito a lenta embaralhando num motor 6 cil. ah isso é, e qua anda muito putz nem se fala.
Abraço
O pessoal gosta mais de trocar o BF, alegando que tem pouco no que mexer, e que os custos são altos para manutenção. Eu não concordo totalmente com isso. Não existe troca de motor que seja "plug and play", e por isso a instalação de um novo motor também não sai barato. Muita gente, talvez a maioria dos proprietários de CJ's, ainda roda com os BF-161, e quase sempre estão satisfeitos. Grande parte é também levada pela onda e acaba trocando SEM NECESSIDADE. O meu eu só troco se fundir... e não é certo ainda. Estou colocando uma ignição eletrônica e sábado vou ver como ficou. Todos falam bem dessa modificação, e há ainda a possibilidade de colocar cabos de vela melhores e que suportem também uma bobina mais potente. Também acho que pode ser tentado um blower (compressor), que daria um bom reforço no torque em todas as faixas de giro, ficando ainda melhor em baixa. 'Dê uma olhada no tópico que eu indico e veja se mais alguém deu palpite. Aposto que não...
Abraços.
A UNICA troca plug and play que conheço e tirar o BF e colocar um 3000 de maveco...
A diferença é bruta e não requer adapatação alguma....
O duro é achar um bom, mas vale a pena caçar...
No meu willys fazia 8,5 km/m3. Essa economia diminuiria?
Abs
Zepi, quanto ao consumo eu acho que tá ótimo, não sei qual é o trafego que anda mas, aqui em Ctba eu quando comprei o carro c/ o comando 4.1 original e carb. 3e fazia 7 a 7,5 e depois caiu a média p/ 6,5, depois do comando de omega o consumo caiu p/ 6,0 mas c/ a 446 voltou na casa dos 7,5 m3, claro que falta fazer o acerto fino ainda mas, se chegar nos 8,5 igual ao seu jeep tá muito bom.