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  • #1

    Fibrar o assoalho: trabalho "porco" ou saída interessante?




    Amigos do fórum! feliz 2008!!!!

    Depois de algumas horas conversando com um amigo, que é dono de um CJ3A igual ao meu, sobre a melhor maneira de arrumar o assoalho do jeep dele, apareceu a idéia de aplicar fibra de vidro diretamente sobre a lata... (detalhe: NAO haverá retirada da lataria original)

    Pensamos em levar a carroceria até o jateamento (jato de areia) para tetirar "o que der" pra tirar... (o assoalho do jeep está em péssimas condições, muitos muitos buracos... o dono do jeep tem medo de meter o jato de areia e nao sobrar nada pra contar história) Assim, com a superfície porosa, aplicaríamos perfis em "L" em alguns pontos do assoalho (para aumentar a rigidez) e, por cima, seria adicionado a fibra de vidro em camada relativamente grossa em todo o assoalho dianteiro do jeep, pegando também a parte da lataria lateral e parede corta-fogo. Da mesma forma, seria aplicada a fibra de vidro na parte externa-inferior do assoalho, na parte de baixo do jeep, montando um "sanduíche" de fibra-metal-fibra.

    Para a preparação, seriam feitos outros furos no assoalho, para permitir uma melhor aderencia entre as partes superior e inferior.

    A parte onde vai fixada a tampa do cambio nao seria fibrada, permanecendo original, bem como nao seriam obstruidos os drenos originais que ficam na lateral do CJ3A....

    O assoalho da caçamba nao necessita ser alterado.

    Pensamos nesta alteração pelos seguintes motivos:
    - a substituição do assoalho do jeep por outro metálico nao evitará nova oxidação posterior, exigindo maior cuidado com a montagem, soda, preparação quimica e aplicação de tinta.
    - Aplicando a fibra, com a resina e catalisadores adequados, a aplicação direta de tudo isso sobre a lataria existente (previamente jateada e protegida contra corrosao) constituiria um assoalho "imune" a corrosao futura, além de poder receber pigmento na resina, dando um acabamento homogeneo e fácil de recuperar em um improvável evento que quebre tudo.
    - O assoalho metálico nao retém calor transmite ruídos do veículo para dentro do habitáculo.
    - O assoalho de fibra retem (um pouco) do calor do motor e escapamento, e também "abafa" (um pouco) os ruidos externos...
    - A solda do assoalho metálico poderá causar novos pontos de corrosao na lataria das laterais do jeep, necessitando de um cuidado extra para que isso nao ocorra
    - A aplicação da fibra sobre a lata do assoalho aumentaria a resistencia do mesmo e eumantaria a resistencia da junção assoalho-lateral. Torção da carroceria? bom, a fibra vai mudar isso, tornando o conjunto mais rígido, se for bem aplicada, nao descolará da lataria.... (furos na lataria, em espaçamentos programados, "amarrarão" as partes interna e externa)

    Mas... acima de tudo....
    NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA.......

    Entao, por estes motivos, gostaria de saber da experiencia de vcs, ou se tem algo que eu nao pensei... algo que pudesse inviabilizar a idéia.... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?

    Como o dono é meio "exagerado", ele tá pensando em aplicar aquela manta asfáltica sobre a fibra.... rsrsrs
    4X4 Brasil

  • #2
    1-se num tratar direitinho a chapa enferruja por dentro da fibra , igual reforços de vergalhão em carroceria de fibra tabajara .
    2- se tratar direitinho a chapa , com o tempo e a vibração a fibra vai raspar o tratamento fora , e vai enferrujar por dentro da fibra , criar bolhas e um dia a fibra racha e aparece tudo podre por dentro .não tem como isso não ocorrer , pois com a troção da lata a fibra de cima anda mais que a de baixo .. pega 3 pedaços de papelão , coloca um sobre o outro , agora dobra um pouco , viu como o de cima fica "menor" que o de baixo ? imagine isso acontecer milimetricamente no seu sanduiche de fibra lata fibra , uma hora aparece uma frestinha onde entra ar e pronto ja vai começar a oxidar a chapa ...
    []'s

  • #3
    Falae Beto, blza?

    Cara, eu pensei nestas "micromovimentações".... mas pensei tbem nos perfis em "L" sobre e sob o assoalho, e na furação de toda a chapa, e no jateamento para aumentar a aderencia da fibra, e na camada "reforçada" para inibir este tipo de comportamento de maneira exagerada....

    No fim das contas, se além de tudo isso nao funcionar... será que a saída seria aproveitar o "resto" do assoalho para tirar o molde, e depois descartar TODA a lataria? Gostaria de ter mais opinioes antes de partir para uma "assoalhotectomia".. rs

  • #4
    jateia , como disse que ia fazer , da um fundo bomna chapa e mete um liner por cima .
    o Rhino é o melhor , de PU , dificil achar por aqui mas existem similares ...
    http://www.rhinolinings.com/applicat...p?id=24&pid=19
    []'s

  • #5
    Cara, juro que nao conhecia isso daih..... vi algo parecido a algum tempo atrás na 4x4& Cia, este produto tbem nao teria as mesmas "dificuldades mecanicas" que a fibra? (respeitadas as suas diferenças básicas) Tipo: Se a fibra apresenta os problemas q vc falou, mas pode dar certo se for bem aplicada, nao seria melhor doq importar isso dai? (custo-benefício)???
    Posso estar falando besteira, mas é pq nao conheço o produto...

    Para o Jeep do meu amigo, acho que nao serve, pois o assoalho tá muito danificado... mas para o meu, putz, deu vontade de aplicar no jeep INTEIRO! por dentro e por fora!!! hehehehehe

    Alguem sabe onde encontrar este produto?
    4X4 Brasil

  • #6
    o Rhino é de PU e tem uma certa elasticidade , é uma "resina emborrachada" digamos assim .
    []'s

  • #7
    Pozé Beto, entao, qual seria a vantagem entre "emborrachar" e aplicar este produto? somente a resistencia? sera que ele tbem nao vai acabar "descolando", infiltrando água... enferrujando a lataria e amolecendo tudo....? se acontecer a mesma coisa, ainda vejo vantagem em aplicar a fibra, pois se agarra da mesma forma, a fibra ainda vai dar a resistencia que o assoalho tem que ter, pois esta muito deteriorado.....

  • #8
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    "... mete um liner por cima ... o Rhino é o melhor , de PU , dificil achar por aqui mas existem similares ... http://www.rhinolinings.com/applicat...p?id=24&pid=19
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    "... o Rhino é de PU e tem uma certa elasticidade , é uma "resina emborrachada" digamos assim ..."
    Citação Postado originalmente por praiasecacustom4x4 Ver Post
    "... eu trabalho muito com o rhinolining,funciona de verdade,eu uso como revestimento de peça e acesorio em fibra..."
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    "... Fabrizio , onde tem conseguido comprar o Rhino em terras brasucas?? ..."
    Esse produto (Rhino, ou Rhinolining...), é algo semelhante a esse descrito no tópico Arma Coatings - Alguém conhece? ?
    Reiterando a pergunta do CAmaRAda Beto: Tem pra vender aqui? Quanto?

    VALEU!!!


    PS.
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    "... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?..."
    "Telefone sem fio" é phod@...

    O "pessoal do Niva" não queria montar uma piscina no assoalho do Jipe não ...

    O termo "piscina" foi usado ironicamente no tópico Assoalho como piscina!!!, fazendo uma brincadeira (em referência ao material que seria utilizado (Fibra)...
    Tenho certeza que vc entendeu, mas não sei a respeito dos demais que não viram o tópico "original", e leram apenas da forma que vc postou aqui...

    A idéia do pessoal lá, era fazer uma composição estilo "sanduíche" (Fibra-Lata-Fibra) - exatamente o que você (seu amigo ) estava pensando em fazer ,
    e eles (os niveiros), realmente, desistiram da idéia, pelos mesmos motivos expostos aqui pelo Beto!

    []'s

  • #9
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Esse produto (Rhino, ou Rhinolining...), é algo semelhante a esse descrito no tópico Arma Coatings - Alguém conhece? ?
    ao meu ver são produtos semelhantes , porém Rhino é aplicado frio
    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de GBarros
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    Sei que o assunto gira em torno da adaptação da fibra com a parte de metal do assoalho, mas quando comprei meu jipe, ele não tinha assoalho, aí parti pra questão de comprar um assoalho original (que eu acho que tem a chapa muito fina e logo daria corrosão novamente) ou adaptar uma chapa alternativa, mais grossa, mas resistente. Taí, coloquei ela mesmo, optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus, mas a que usei era de ferro, já que as de onibus são de aluminio). Pois é, mandei cortar já na medida certa e soldei as barras de sustentação do assoalho por baixo, sem problemas. A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima. Espero que dure, pois o proprio lanterneiro me garantiu isso. Se alguem se interessar, passo fotos. Abração.

    []´s usando alternativas pra durabilidade das viaturas.

  • #11
    O Luciano! blza? cara, eu entendi sim.. realmente, postar "montar uma piscina no niva" foi mais uma brincadeira com uma pitada de provocação (aquelas tipo: "se eles tivessem comprado um jeep de verdade, isso nao teria acontecido"... hehehehehe)

    GBarros, sei qual é a chapa q vc comprou, e já pensamos nisso... mas ainda procuramos outras alternativas... encontramos estas chapas de aluminio mesmo, em um FV que tinha uns "pedaços de onibus", mesmo assim, ela é muuuuuuuuuito cara!

    Beto, em outro post vc falou algo como "se a fibra realmente aderir a lata" e coisa e tal... cara, minha insistencia (e aparente teimosia) em "colar" a fibra na lata é justamente por pensar que a fibra tem ótima aderencia a lata e que a idéia surgiu depois de ver um amigo nosso que aplicou fibra diretamente no assoalho de uma "Kombi" a uns cinco anos atrás, e tá tudo lá, intacto e sem oxidação! E este nao foi o único exemplo que vi de fibrar um assoalho... pois quando eu morava no Rio de Janeiro, via muito Chevette, brasília e Fusca com esta aplicação de fibra no assoalho sem jamais ter ouvido falar que deu problema...

    Isso sem falar naquelas antigas Pick-Ups cabine dupla que eram metade lata, metade fibra..... (e só pra lembrar, aquelas RACHADURAS que apareciam na fibra era sempre na junção da cabine para o que seria a antiga caçamba, que tinha pontos de flexao original de fábrica e eram ignorados pelos "fabricantes" de cabines grandes) eu nunca vi a fibra daquelas antigas "Sulan", Bonanza, F.1000XK e etc... nunca vi soltar.....

    Ah! só pra lembrar.... tem a questao "Custo - Benefício" tbem....

  • #12
    Citação Postado originalmente por GBarros Ver Post
    "... optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus ...
    ... A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima ...
    40 Milímetros?
    40?
    É isso mesmo?


    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    "... O Luciano! blza? cara, eu entendi sim ... realmente, postar "montar uma piscina no niva" foi mais uma brincadeira
    com uma pitada de provocação (aquelas tipo: "se eles tivessem comprado um jeep de verdade, isso nao teria acontecido"... hehehehehe)
    Se não teria acontecido, vc tava querendo "fibrar" porque?


    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    "... minha insistencia (e aparente teimosia) em "colar" a fibra na lata é justamente por pensar que a fibra tem ótima aderencia a lata ... um amigo nosso que aplicou fibra diretamente no assoalho de uma "Kombi" a uns cinco anos atrás, e tá tudo lá, intacto ... via muito Chevette, brasília e Fusca com esta aplicação de fibra no assoalho sem jamais ter ouvido falar que deu problema ... antigas Pick-Ups cabine dupla que eram metade lata, metade fibra ... "
    Marcos, aderir, eu acho até que adere, mas o lance, é que esses veículos citados por vc, não sofrem tanta "torção" quanto um Jipe (ou outro OFF ROAD). Claro que tudo depende do tipo de terreno enfrentado: Se for com erosões, Fu... O tal Chevette, Fusca e Brasília que vc viu (também já vi alguns...), provavelmente não tiveram problema de "descolamento" da fibra na lata, por que só andavam em terrenos relativamente planos: Não que as estradas brasileiras sejam um tapete , longe disso , maaaaaaaaaas... Ah, vc entendeu o que eu quis dizer...


    Citação Postado originalmente por praiasecacustom4x4 Ver Post
    "... importando eli aqui como material quimico o preço fiqueria acresentado mais de 3 veiz.1 litro no estado unido sai a 18 dollares
    Com 1 litro, se reveste mais ou menos quantos m2?
    Ele vem pronto pra aplicar, ou requer algum preparo/diluição, etc?
    É nescessário alguma técnica/equipamento específico para aplicá-lo, ou "quem pinta" faz?

    []'s

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