x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 101

Hybrid View

Fibrar o assoalho: trabalho "porco" ou saída interessante?

Amigos do fórum! feliz 2008!!!!

Depois de algumas horas conversando com um amigo, que é dono de um CJ3A igual ao meu, sobre a melhor maneira de arrumar o assoalho do jeep dele, apareceu a idéia de aplicar fibra de vidro diretamente sobre a lata... (detalhe: NAO haverá retirada da lataria original)

Pensamos em levar a carroceria até o jateamento (jato de areia) para tetirar "o que der" pra tirar... (o assoalho do jeep está em péssimas condições, muitos muitos buracos... o dono do jeep tem medo de meter o jato de areia e nao sobrar nada pra contar história) Assim, com a superfície porosa, aplicaríamos perfis em "L" em alguns pontos do assoalho (para aumentar a rigidez) e, por cima, seria adicionado a fibra de vidro em camada relativamente grossa em todo o assoalho dianteiro do jeep, pegando também a parte da lataria lateral e parede corta-fogo. Da mesma forma, seria aplicada a fibra de vidro na parte externa-inferior do assoalho, na parte de baixo do jeep, montando um "sanduíche" de fibra-metal-fibra.

Para a preparação, seriam feitos outros furos no assoalho, para permitir uma melhor aderencia entre as partes superior e inferior.

A parte onde vai fixada a tampa do cambio nao seria fibrada, permanecendo original, bem como nao seriam obstruidos os drenos originais que ficam na lateral do CJ3A....

O assoalho da caçamba nao necessita ser alterado.

Pensamos nesta alteração pelos seguintes motivos:
    - a substituição do assoalho do jeep por outro metálico nao evitará nova oxidação posterior, exigindo maior cuidado com a montagem, soda, preparação quimica e aplicação de tinta.
    - Aplicando a fibra, com a resina e catalisadores adequados, a aplicação direta de tudo isso sobre a lataria existente (previamente jateada e protegida contra corrosao) constituiria um assoalho "imune" a corrosao futura, além de poder receber pigmento na resina, dando um acabamento homogeneo e fácil de recuperar em um improvável evento que quebre tudo.
    - O assoalho metálico nao retém calor transmite ruídos do veículo para dentro do habitáculo.
    - O assoalho de fibra retem (um pouco) do calor do motor e escapamento, e também "abafa" (um pouco) os ruidos externos...
    - A solda do assoalho metálico poderá causar novos pontos de corrosao na lataria das laterais do jeep, necessitando de um cuidado extra para que isso nao ocorra
    - A aplicação da fibra sobre a lata do assoalho aumentaria a resistencia do mesmo e eumantaria a resistencia da junção assoalho-lateral. Torção da carroceria? bom, a fibra vai mudar isso, tornando o conjunto mais rígido, se for bem aplicada, nao descolará da lataria.... (furos na lataria, em espaçamentos programados, "amarrarão" as partes interna e externa)

Mas... acima de tudo....
    NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA.......

Entao, por estes motivos, gostaria de saber da experiencia de vcs, ou se tem algo que eu nao pensei... algo que pudesse inviabilizar a idéia.... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?

Como o dono é meio "exagerado", ele tá pensando em aplicar aquela manta asfáltica sobre a fibra.... rsrsrs
    4X4 Brasil

1-se num tratar direitinho a chapa enferruja por dentro da fibra , igual reforços de vergalhão em carroceria de fibra tabajara .
    2- se tratar direitinho a chapa , com o tempo e a vibração a fibra vai raspar o tratamento fora , e vai enferrujar por dentro da fibra , criar bolhas e um dia a fibra racha e aparece tudo podre por dentro .não tem como isso não ocorrer , pois com a troção da lata a fibra de cima anda mais que a de baixo .. pega 3 pedaços de papelão , coloca um sobre o outro , agora dobra um pouco , viu como o de cima fica "menor" que o de baixo ? imagine isso acontecer milimetricamente no seu sanduiche de fibra lata fibra , uma hora aparece uma frestinha onde entra ar e pronto ja vai começar a oxidar a chapa ...
    []'s

Falae Beto, blza?

Cara, eu pensei nestas "micromovimentações".... mas pensei tbem nos perfis em "L" sobre e sob o assoalho, e na furação de toda a chapa, e no jateamento para aumentar a aderencia da fibra, e na camada "reforçada" para inibir este tipo de comportamento de maneira exagerada....

No fim das contas, se além de tudo isso nao funcionar... será que a saída seria aproveitar o "resto" do assoalho para tirar o molde, e depois descartar TODA a lataria? Gostaria de ter mais opinioes antes de partir para uma "assoalhotectomia".. rs

jateia , como disse que ia fazer , da um fundo bomna chapa e mete um liner por cima .
    o Rhino é o melhor , de PU , dificil achar por aqui mas existem similares ...
    http://www.rhinolinings.com/applicat...p?id=24&pid=19
    []'s

Cara, juro que nao conhecia isso daih..... vi algo parecido a algum tempo atrás na 4x4& Cia, este produto tbem nao teria as mesmas "dificuldades mecanicas" que a fibra? (respeitadas as suas diferenças básicas) Tipo: Se a fibra apresenta os problemas q vc falou, mas pode dar certo se for bem aplicada, nao seria melhor doq importar isso dai? (custo-benefício)???
    Posso estar falando besteira, mas é pq nao conheço o produto...

Para o Jeep do meu amigo, acho que nao serve, pois o assoalho tá muito danificado... mas para o meu, putz, deu vontade de aplicar no jeep INTEIRO! por dentro e por fora!!! hehehehehe

Alguem sabe onde encontrar este produto?
    4X4 Brasil

o Rhino é de PU e tem uma certa elasticidade , é uma "resina emborrachada" digamos assim .
    []'s

Pozé Beto, entao, qual seria a vantagem entre "emborrachar" e aplicar este produto? somente a resistencia? sera que ele tbem nao vai acabar "descolando", infiltrando água... enferrujando a lataria e amolecendo tudo....? se acontecer a mesma coisa, ainda vejo vantagem em aplicar a fibra, pois se agarra da mesma forma, a fibra ainda vai dar a resistencia que o assoalho tem que ter, pois esta muito deteriorado.....

Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    "... mete um liner por cima ... o Rhino é o melhor , de PU , dificil achar por aqui mas existem similares ... http://www.rhinolinings.com/applicat...p?id=24&pid=19
    "... o Rhino é de PU e tem uma certa elasticidade , é uma "resina emborrachada" digamos assim ..."
    Citação Postado originalmente por praiasecacustom4x4 Ver Post
    "... eu trabalho muito com o rhinolining,funciona de verdade,eu uso como revestimento de peça e acesorio em fibra..."
    "... Fabrizio , onde tem conseguido comprar o Rhino em terras brasucas?? ..."
    Esse produto (Rhino, ou Rhinolining...), é algo semelhante a esse descrito no tópico Arma Coatings - Alguém conhece? ?
    Reiterando a pergunta do CAmaRAda Beto: Tem pra vender aqui? Quanto?

VALEU!!!

PS.
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    "... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?..."
    "Telefone sem fio" é phod@...

O "pessoal do Niva" não queria montar uma piscina no assoalho do Jipe não ...

O termo "piscina" foi usado ironicamente no tópico Assoalho como piscina!!!, fazendo uma brincadeira (em referência ao material que seria utilizado (Fibra)...
    Tenho certeza que vc entendeu, mas não sei a respeito dos demais que não viram o tópico "original", e leram apenas da forma que vc postou aqui...

A idéia do pessoal lá, era fazer uma composição estilo "sanduíche" (Fibra-Lata-Fibra) - exatamente o que você (seu amigo ) estava pensando em fazer ,
    e eles (os niveiros), realmente, desistiram da idéia, pelos mesmos motivos expostos aqui pelo Beto!

[]'s

Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Esse produto (Rhino, ou Rhinolining...), é algo semelhante a esse descrito no tópico Arma Coatings - Alguém conhece? ?
    ao meu ver são produtos semelhantes , porém Rhino é aplicado frio
    []'s

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0

Thumbs up

Sei que o assunto gira em torno da adaptação da fibra com a parte de metal do assoalho, mas quando comprei meu jipe, ele não tinha assoalho, aí parti pra questão de comprar um assoalho original (que eu acho que tem a chapa muito fina e logo daria corrosão novamente) ou adaptar uma chapa alternativa, mais grossa, mas resistente. Taí, coloquei ela mesmo, optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus, mas a que usei era de ferro, já que as de onibus são de aluminio). Pois é, mandei cortar já na medida certa e soldei as barras de sustentação do assoalho por baixo, sem problemas. A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima. Espero que dure, pois o proprio lanterneiro me garantiu isso. Se alguem se interessar, passo fotos. Abração.

[]´s usando alternativas pra durabilidade das viaturas.

O Luciano! blza? cara, eu entendi sim.. realmente, postar "montar uma piscina no niva" foi mais uma brincadeira com uma pitada de provocação (aquelas tipo: "se eles tivessem comprado um jeep de verdade, isso nao teria acontecido"... hehehehehe)

GBarros, sei qual é a chapa q vc comprou, e já pensamos nisso... mas ainda procuramos outras alternativas... encontramos estas chapas de aluminio mesmo, em um FV que tinha uns "pedaços de onibus", mesmo assim, ela é muuuuuuuuuito cara!

Beto, em outro post vc falou algo como "se a fibra realmente aderir a lata" e coisa e tal... cara, minha insistencia (e aparente teimosia) em "colar" a fibra na lata é justamente por pensar que a fibra tem ótima aderencia a lata e que a idéia surgiu depois de ver um amigo nosso que aplicou fibra diretamente no assoalho de uma "Kombi" a uns cinco anos atrás, e tá tudo lá, intacto e sem oxidação! E este nao foi o único exemplo que vi de fibrar um assoalho... pois quando eu morava no Rio de Janeiro, via muito Chevette, brasília e Fusca com esta aplicação de fibra no assoalho sem jamais ter ouvido falar que deu problema...

Isso sem falar naquelas antigas Pick-Ups cabine dupla que eram metade lata, metade fibra..... (e só pra lembrar, aquelas RACHADURAS que apareciam na fibra era sempre na junção da cabine para o que seria a antiga caçamba, que tinha pontos de flexao original de fábrica e eram ignorados pelos "fabricantes" de cabines grandes) eu nunca vi a fibra daquelas antigas "Sulan", Bonanza, F.1000XK e etc... nunca vi soltar.....

Ah! só pra lembrar.... tem a questao "Custo - Benefício" tbem....

Citação Postado originalmente por GBarros Ver Post
    "... optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus ...
    ... A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima ...
    40 Milímetros?
    40?
    É isso mesmo?

"... O Luciano! blza? cara, eu entendi sim ... realmente, postar "montar uma piscina no niva" foi mais uma brincadeira
    com uma pitada de provocação (aquelas tipo: "se eles tivessem comprado um jeep de verdade, isso nao teria acontecido"... hehehehehe)
    Se não teria acontecido, vc tava querendo "fibrar" porque?

"... minha insistencia (e aparente teimosia) em "colar" a fibra na lata é justamente por pensar que a fibra tem ótima aderencia a lata ... um amigo nosso que aplicou fibra diretamente no assoalho de uma "Kombi" a uns cinco anos atrás, e tá tudo lá, intacto ... via muito Chevette, brasília e Fusca com esta aplicação de fibra no assoalho sem jamais ter ouvido falar que deu problema ... antigas Pick-Ups cabine dupla que eram metade lata, metade fibra ... "
    Marcos, aderir, eu acho até que adere, mas o lance, é que esses veículos citados por vc, não sofrem tanta "torção" quanto um Jipe (ou outro OFF ROAD). Claro que tudo depende do tipo de terreno enfrentado: Se for com erosões, Fu... O tal Chevette, Fusca e Brasília que vc viu (também já vi alguns...), provavelmente não tiveram problema de "descolamento" da fibra na lata, por que só andavam em terrenos relativamente planos: Não que as estradas brasileiras sejam um tapete , longe disso , maaaaaaaaaas... Ah, vc entendeu o que eu quis dizer...

Citação Postado originalmente por praiasecacustom4x4 Ver Post
    "... importando eli aqui como material quimico o preço fiqueria acresentado mais de 3 veiz.1 litro no estado unido sai a 18 dollares
    Com 1 litro, se reveste mais ou menos quantos m2?
    Ele vem pronto pra aplicar, ou requer algum preparo/diluição, etc?
    É nescessário alguma técnica/equipamento específico para aplicá-lo, ou "quem pinta" faz?

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem