Postado originalmente por
leopoldo
Os macaquinhos estão impedindo vc de voltar a marcha para o neutro.
Caso vc não saiba doque estou falando, os macaquinhos são essas chavetas entre as engrenagens e guiam o anel sincronizador. Esse ferrinho chato no meio da luva de dentes retos.
Faça o seguinte:
PARA O JEEP NUM LOCAL PLANO, PUXE O FREIO DAS RODAS OU CALÇE AS RODAS NA FRENTE E ATRÁS.
Só depois coloque a mão dentro do cambio como vou explicar.
Existem 3 destes em volta da engrenagem.
coloca a alavanca da redução no neutro para ter certeza que a engrenagem não está sob algum esforço.
Ponha as mãos em volta desta engrenagem e tente fazer pressão com os dedos (UM indicador em cada macaquinho e um dos dedões neste de cima) e ao mesmo tempo, com o dedão livre, voltar a luva para a posição neutra. Eu fiz isso varias vêzes e sempre dá certo.
Agora, porque eles estão quase que pulando fora ?
1- A luva do OHC pode ter percorrido um X a mais que deveria e isso pode ser problema de tampa do cambio: falta (pulou fora) ou correu (está muito para fora) a tampa do alojamento da haste.
2- O anel trava da 3º marcha escapou ou tem folga demais.