Powered by vBulletin

Caixa original parou de engatar a 3ª marcha!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/08/2008, 17:04
    Danniel Pizatto
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    2- O anel trava da 3º marcha escapou ou tem folga demais.

Leopoldo, isto seria o cubo onde vão os macaquinhos da 2ª/3ª (cambio 3m)? No meu existe uma folga que julgo ser absurda, entre o cubo e o anel trava do entalhedo de aprox. 4mm

Estou desconfiado que isso tem a ver com aqueles malditos rolamentos adaptados dentro do eixo piloto. Para fazer a adaptação imagino que tenham usinado uma parte deste cubo, deixando a face de encosto dele longe do anel-trava.
  • 03/08/2008, 22:09
    coterobr
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Os macaquinhos estão impedindo vc de voltar a marcha para o neutro.

Caso vc não saiba doque estou falando, os macaquinhos são essas chavetas entre as engrenagens e guiam o anel sincronizador. Esse ferrinho chato no meio da luva de dentes retos.

Faça o seguinte:

PARA O JEEP NUM LOCAL PLANO, PUXE O FREIO DAS RODAS OU CALÇE AS RODAS NA FRENTE E ATRÁS.

Só depois coloque a mão dentro do cambio como vou explicar.

Existem 3 destes em volta da engrenagem.

coloca a alavanca da redução no neutro para ter certeza que a engrenagem não está sob algum esforço.

Ponha as mãos em volta desta engrenagem e tente fazer pressão com os dedos (UM indicador em cada macaquinho e um dos dedões neste de cima) e ao mesmo tempo, com o dedão livre, voltar a luva para a posição neutra. Eu fiz isso varias vêzes e sempre dá certo.

Agora, porque eles estão quase que pulando fora ?

1- A luva do OHC pode ter percorrido um X a mais que deveria e isso pode ser problema de tampa do cambio: falta (pulou fora) ou correu (está muito para fora) a tampa do alojamento da haste.
    2- O anel trava da 3º marcha escapou ou tem folga demais.

Obrigado, Leopoldo.

Acho que entendi o que você falou. Só não consegui voltar a luva para a posição neutra, tentei agora à noite e a luva se mexia um pouco mas não soltou.

Percebi que os outros dois não tem essa peça no meio. É assim, ou essa peça está faltando? Segue foto.
  • 08/08/2008, 14:40
    coterobr
    Dificuldades
    Caros,

Alguém tem alguma outra idéia de como soltar a engrenagem da 3a. Estou tentando fazer o que o Leopoldo falou mas a engrenagem não solta.

Posso tirar o único macaquinho que sobrou na engrenagem?

Abs,
  • 08/08/2008, 14:49
    Marcos ET
    Antes de tirar, veja se um destes miseráveis nao estao presos dentro daquela parte móvel... pode ser que eles tenham saido do lugar deles e ido junto com o outro conjunto lá pra frente.... se eles estiverem por lá, teremos que pensar numa maneira de voltar eles para o lugar....
    Veja se o único que sobrou nao está projetado para fora do lugar dele... se estiver, basta vc forçar ele para dentro e depois tentar puxar o conjunto de engate para desacoplar...
    Veja o telefone de uma Pizzaria e pede uma de Calabreza para clarear os pensamentos
    Por ultimo, acende uma vela para São Judas Tadeu (Santo das Causas Impossíveis) pra ele ajudar a encontrar o motivo do travamento.... rs
  • 08/08/2008, 15:06
    coterobr
    Citação:

Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Antes de tirar, veja se um destes miseráveis nao estao presos dentro daquela parte móvel... pode ser que eles tenham saido do lugar deles e ido junto com o outro conjunto lá pra frente.... se eles estiverem por lá, teremos que pensar numa maneira de voltar eles para o lugar....
    Veja se o único que sobrou nao está projetado para fora do lugar dele... se estiver, basta vc forçar ele para dentro e depois tentar puxar o conjunto de engate para desacoplar...
    Veja o telefone de uma Pizzaria e pede uma de Calabreza para clarear os pensamentos
    Por ultimo, acende uma vela para São Judas Tadeu (Santo das Causas Impossíveis) pra ele ajudar a encontrar o motivo do travamento.... rs

Opa Marcos ET,

Na página anterior tem umas fotos postadas do câmbio sem a tampa.

Só restou um macaquinho, e me parece que é ele que está travando a marcha. O Leopoldo deu uma dica de como soltar o cambio apertando esses macaquinhos. Eu tô tentando, mas o danado se mexe mas não solta.

Como eu faço para ver se tem algum dentro da parte móvel?

Abs e obrigado.
  • 08/08/2008, 15:29
    Marcos ET
    Olha, vou falar de uma "Gambiarra assassina" para o cambio, mas que no caso, deu certo...
    Um amigo meu teve o mesmo problema, só que num cambio de tres marchas.... tiramos a tampa e eu peguei o primeiro macaquinho, apertei ele para baixo (ele tem uma mola que empurra ele pra cima novamente) e com uma che de fenda (PESSOAL, DESCULPEM PELO ASSASSINATO) e um martelo eu amassei a lateral da guia deste miserável... assim, os amassados que eu causei naquela peça estriada serviram como "nova guia" para eles, que já estavam bem gastos. Isso segurou eles na posição correta... como todos estavam gastos, eu "marretei" todas as guias, dos dois lados....
  • 08/08/2008, 18:41
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por coterobr Ver Post
    Posso tirar o único macaquinho que sobrou na engrenagem?

(mas desde quando vc tinha falado que só tinha um macaquinho????)

XI .. só agora eu via a foto que vc postou na página anterior.

SE vc for um cara extremamente habilidoso, pode abrir o bujão, esgotar o oleo, pegar os 2 macaquinhos que estão no fundo do cambio e devolver eles nas posições corretas.

Agora, vc TEM que tirar o único macaquinho para poder voltar a luva na posição .... mas mesmo assim, não poderia vacilar em rodar assim porque se um desses 2 macaquinhos entrarem no 1/2 do engrenamento, vai quebrar engrenagem.

VC é um serio candidato a ter que baixar o cambio por causa disso(desmontar antes que quebre)
  • 08/08/2008, 22:08
    coterobr
    Obrigado pelas informações Leopoldo.

Encontrando os 2 macaquinhos que devem estar no fundo da caixa (assim espero), eu consigo colocá-los nas posições sem ter que descer o cambio?
  • 09/08/2008, 13:51
    Dudu Miguel
    Citação:

Postado originalmente por coterobr Ver Post
    Obrigado pelas informações Leopoldo.

Encontrando os 2 macaquinhos que devem estar no fundo da caixa (assim espero), eu consigo colocá-los nas posições sem ter que descer o cambio?

Meu amigo se o cambio cavalar tire a alavanca e a tampa e sincronize as marchas com chave de fenda.
  • 10/08/2008, 14:39
    leopoldo
    Ele só poderia desecavalar SE os 3 macaquinhos estivessem instalados na engrenagem e se não estivessem apoiados na borda do sincronizador, formando alavanca.

Como 2 cairam da engrenagem, as molas apontam oque sobrou para além do limite, encavalando a luva.

Se ele forçar com chave pode arrebentar oque sobrou no lugar.

O certo é ele pescar os 2 e instalar "na mão".

Isso é uma pentelhação mas é possível.

PORÉM, vem a dúvida, em primeiro lugar, de: o porque eles pularam fora.

E ai temos 2 possibilidades:

1- A tampa tem folga no movimento do eixo (HASTE) e numa cambiada eles pularam fora porque ele forçou numa troca de 4º para 3º.

ou

2- Há folga no entalhado e eles pularam fora.

No primeiro caso, o ajuste da tampa corrige o problema.

No segundo, tem que baixar o cambio e investigar, pois pode ser rolamento, pode ser ajuste do arruela espaçadora.
  • 28/10/2008, 13:46
    Marcos ET
    1 Anexo(s)
    PessoALL, ajuda aqui!
    Bom, depois de uma catastrófica retirada do cambio e t-case fora, agora tá na hora de montar tudo novamente (de acordo com o manual disposto na área de downloads)...

Peças compradas, cheguei na casa do meu sogro (onde está sendo feita a bagunça) e puutz! nao é que os "CRI CRI" do cambio sao diferentes? Verifiquei no saquinho que eu comprei e estava escrito algo parecido com: "Willys - ano 49/67 - Sincronizador 2ª e 3ª Marchas - três velocidades - 1ª Seca"....

Bom, meu jeep é de 1951 (tá bom, a data de montagem do bloco dele era de 1949, mas como já foi trocado, entao deve ser de outro ano mesmo), meu cambio é o "tal" do T-90 com a 1ª seca, três marchas e coisa e tal....

Só que os três "CRI CRI" (ou como diz o Leopoldo: os "macaquinhos") do sincronizador da 2ª e 3ª tem um perfil diferente! daih resolvi desenhar os dois para que vcs possam ver a diferença entre eles... gostaria da juda de vcs antes de eu montar o cambio com estes "novos" cri-cri.... alguem aih sabe se isso compromete o funcionamento do cambio?
  • 28/10/2008, 20:07
    leopoldo
    olha o encaixe desse ressalto na luva externa. Veja se é compatível.

provávelmente não há problema, a menos que vc não consiga montar o macaquinho de 2º e 3º na luva interna.

Não esquece que a aba evita que a mola corra para frente e para trás e uma ponta de cada mola entra no rasgo do macaquinho. Normalmente esta ponta de mola entra em macaquinhos diferentes.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:17.