Powered by vBulletin

Como transportar o jipe com segurança?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/01/2008, 22:41
    Cotrim
    Citação:

Postado originalmente por a.veiga Ver Post
    Amigos, não li as 15 paginas, mas pelo o q eu entendi a viagem com o Jeep pode ser muiiito prazerosa, porem longas distancias ocasionam diversos problemas, tipo fritar o disco de embreagem, super aquecimento, enfim depois de alguns relatos de viagens fiquei com medo de ficar na estrada. E de mecanica eu ainda não entendo nadinha!!! :( talvez se fosse junto com outros carros eu encararia!
    abraços!

A. Veiga,

Acho que você entendeu tudo errado. Se o JEEP estiver com a manutenção em dia, não tem porque dar algo errado. Lógico que você deve ter em mente que não deve abusar da sorte, da mesma forma que você faz quando está em um carro de passeio.

Aliás, as diferenças entre conduzir um JEEP ou jipe e um carro de passeio devem ser: Ausência de conforto, força absurdamente maior, vento na testa ( e em outras partes do corpo também), total despreocupação com a hora da chegada.

As semelhanças são: manutenção em dia, direção defensiva e responsabilidade.

[]'s
  • 13/01/2008, 23:20
    Lucas Nassif
    Pessoal,

quais os principais cuidados que devo tomar ao rebocar meu Jeep com a Hilux AT num percurso de 220km?? Detalhe, vai ser no cambão!!

:concordo:
  • 14/01/2008, 07:59
    joão k. chikui
    Lucas, qdo vc disse cambão , amagino que queria dizer TOWBAR, certo?
    Lucas, sempre que puxei meu 51 em longos percursos, tomei alguns cuidados:
    I-Colocava 150 a 200 kg na traseira da picape.
    II-Adotava a velocidade do Willys , nunca da picape.
    III-muito cuidado nas frenagens, sempre mantendo distancia dos carros da frente.Frear em curvas , nem pensar.
    IV-Cambio e reduzida no neutro. Se o percurso fosse muito grande , desligar o cardã traseiro.
    V-Testar bem as luzes de advertencia traseiras.
    VI-Em paradas , nunca esquecer que vc estará impossibilitado de dar marcha-a-ré.Sempre pare onde possa sair para frente.
  • 14/01/2008, 09:14
    Alexboni
    Citação:

Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    Alex,

De JEEP ou de jipe, a serra de Taubaté tem que ser descida com a segunda marcha engatada, segurando o bixo no motor, pois não dá pra segurá-lo no freio, aliás, nenhum carro deve ser seguro nop freio em descida de serra. Uma boa técnica para saber em qual marcha descer, é utilizar a mesmoa que você selecionaria para subir.

Quanto a fritar a embreagem nos resgates, você utilizou a reduzida???

[]'s

Cotrim,

Eu desci em 2ª marcha por algum tempo, mas a reduzida ficava "pulando" para o neutro as vezes :-( então tinha de parar totalmente o jeep para engatar novamente ou de descer desengrenado mesmo alguns trechos.

No trecho mais acentuado (são 7km de descida hardcore) havia ocorrido um acidente entre dois carros, com isso o tráfego ficou muito lento, ocasionando o superaquecimento dos freios (e da minha perna pra segurar o bicho sem servo-freio :putz:).

Sim, usei a reduzida em todos os "resgates", mas mesmo com ela acionada foi muito duro puxar as 2 Rangers na subida,(1 da cada vez) pois o jeep ficava sambando de um lado para o outro enquanto puxava. Foi depois disso que senti a embreagem diferente, e acredito que tenha queimado um pouco, pois o pedal ficou mais "alto", ou melhor, o curso ao soltar a embreagem aumentou até sentir o carro sair do lugar entende?
  • 14/01/2008, 14:50
    Dic3
    Citação:

Postado originalmente por Alexboni Ver Post
    Cotrim,

Eu desci em 2ª marcha por algum tempo, mas a reduzida ficava "pulando" para o neutro as vezes :-( então tinha de parar totalmente o jeep para engatar novamente ou de descer desengrenado mesmo alguns trechos.

No trecho mais acentuado (são 7km de descida hardcore) havia ocorrido um acidente entre dois carros, com isso o tráfego ficou muito lento, ocasionando o superaquecimento dos freios (e da minha perna pra segurar o bicho sem servo-freio :putz:).

Sim, usei a reduzida em todos os "resgates", mas mesmo com ela acionada foi muito duro puxar as 2 Rangers na subida,(1 da cada vez) pois o jeep ficava sambando de um lado para o outro enquanto puxava. Foi depois disso que senti a embreagem diferente, e acredito que tenha queimado um pouco, pois o pedal ficou mais "alto", ou melhor, o curso ao soltar a embreagem aumentou até sentir o carro sair do lugar entende?

Alexboni, sem desvirtuar o topico mas,

Esse problema da reduzida "pular" pra neutro é tranquilo de resolver. La na T-case abaixo das alavancas voce vai remover dois parafusos, junto com ele ira sair uma mola e uma esfera de aço (as vezes a esfera pode nao sair, nao se preocupe), basta dar um pouco mais de pressao nessa mola que a alavanca nao vai pular mais de posicao.
    O meu fazia isso e um mecanico de willys me ensinou.
    Fica a dica.
  • 14/01/2008, 22:12
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Lucas, qdo vc disse cambão , amagino que queria dizer TOWBAR, certo?
    Lucas, sempre que puxei meu 51 em longos percursos, tomei alguns cuidados:
    I-Colocava 150 a 200 kg na traseira da picape.
    II-Adotava a velocidade do Willys , nunca da picape.
    III-muito cuidado nas frenagens, sempre mantendo distancia dos carros da frente.Frear em curvas , nem pensar.
    IV-Cambio e reduzida no neutro. Se o percurso fosse muito grande , desligar o cardã traseiro.
    V-Testar bem as luzes de advertencia traseiras.
    VI-Em paradas , nunca esquecer que vc estará impossibilitado de dar marcha-a-ré.Sempre pare onde possa sair para frente.

E aí João, beleza?

Bom, o percurso é de aproximadamente 220km mesmo. Para evitar problemas vou desligar o cardã, mesmo que seja desnecessário.

Hoje eu fiquei o dia inteiro fazendo o chicote do reboque, para as luzes de advertência da Hilux, ao serem acionadas, acender na traseira do jeep, então acho que eliminei mais uum problema.

No mais, acho que é só ir pra estrada (esse findi eu vou pra testar [ sentir o comportamento dos 2 veículos ] ) e manter no máximo uns 80km/h.

Tem mais alguma outra observação que vale ressaltar?

Abraços,
    Lucas Nassif.
  • 15/01/2008, 08:43
    Alexboni
    Citação:

Postado originalmente por Dic3 Ver Post

Esse problema da reduzida "pular" pra neutro é tranquilo de resolver. La na T-case abaixo das alavancas voce vai remover dois parafusos, junto com ele ira sair uma mola e uma esfera de aço (as vezes a esfera pode nao sair, nao se preocupe), basta dar um pouco mais de pressao nessa mola que a alavanca nao vai pular mais de posicao.
    Fica a dica.

Valeu a dica Dic3 (sem trocadilho)

Eu já estava começando a procurar pelo fórum sobre este problema e imaginando o tamanho da encrenca que seria resolvê-lo; mas do jeito que vc explicou, parece ser bem simples.
  • 15/01/2008, 09:00
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Dic3 Ver Post

Fica a dica.

Não querendo desviar o assunto do tópico, mas já desviando.......

A reduzida do Jeep de um amigo meu só vai pro neutro quando ele tá descendo engrenado. Se ele tiver subindo um morro, barranco seja lá o que for, ela não escapa, apenas quando entra o freio motor.

Isso pode ser resolvido com essa "tática"? :mrgreen:
  • 15/01/2008, 09:22
    Dic3
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif - 4.x.4 Ver Post
    Não querendo desviar o assunto do tópico, mas já desviando.......

A reduzida do Jeep de um amigo meu só vai pro neutro quando ele tá descendo engrenado. Se ele tiver subindo um morro, barranco seja lá o que for, ela não escapa, apenas quando entra o freio motor.

Isso pode ser resolvido com essa "tática"? :mrgreen:

Lucas,

Era exatamente isso que acontecia com o meu, quando tracionado ele nao escapava somente quando estava descendo engrenado.
    Bom, pra mim resolveu perfeitamente, agora se nao resolver pode ter algo a mais que os mestres do forum podem ajudar com certeza!
  • 15/01/2008, 09:35
    Lucas Nassif
    Obrigado Dic! :concordo:

Vou falar com o dono do Jeep sobre isso.
  • 17/01/2008, 12:39
    TUY
    Citação:

Postado originalmente por a.veiga Ver Post
    Poxa, eu estava planejando levar o meu jeep pra linha verde puxando com o astra, são 450Km depois deste tópico, está fora de cogitação!!!
    num dá nem pra ir rodando. O jeito é colocar em cima de um caminhão mesmo!!!

A. Veiga,

Fiz a minha primeira viagem com o jipe neste fim de ano,
    e foi para linha verde ou seja 300 km de Concieção do Coité a Massarandupió (km 85),
    e foi muito emocionante, fiz uma revisão antes de pegar a estrada, peguei a estrada e
    fé em Deus, foi tudo bem, velocidade controlada, sempre observando a temperatura,
    logo depois (2 hs após minha saída) minha esposa e outro casal pegaram a estrada, ai
    tive que esperar em Camaçari, nos encontramos e seguimos a viagem, é bom ter outro
    veículo junto quando se faz um percurso longo.
    Boa viagem, e curta bastante.
  • 17/01/2008, 12:59
    Rogério Barthy
    Ontem, fiz ou teste de estrada para ver se a viatura estava confiavel e então... sai de Resende em direção à Guaratinguetá, pela Via Dutra, entrei na Estrada Real em direção à Cunha, descí para Paraty, rodei por lá, foi para Angra dos Reis, rodando por lá e retornei por Lídice, Rio Claro e Barra Mansa e chegando em Resende embaicho de um temporal.
    A viatura apresentou pequenos defeitos que já estão sendo reparados e imaginem 434 km rodando com a D patroa do lado.... foi muito bom e bem, não sendo cansativo e pensando bem, acho que poderia andar bem uns 600 Km por dia para viajar (só o bolso pode me impedir).
    Rogério
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:11.