Pode ter sido danificada na ultima vez que foram instalar. Se o mecanico não foi cuidadoso, pode ter dobrado ou vincado a junta naquele pedaço, se deixou o cabeçote bater ou ligeiramente cair sobre a junta, pode ter amassado naquele ponto. Ou se ele coloca fora da posição correta e tenta ajustar arrastando o cabeçote sobre a junta, pode danificar em algum lugar e com o tempo, ela abre o bico.
Pode ter sido falta de aperto nos prisioneiros em volta deste rombo. E pode ter sido superaquecimento naquele ponto, com ou sem detonação e pre-ignição (bateção de pino).
Se vc tivesse tido tempo, poderia ter dado um banho de aluminio alta temperatura nas 2 faces da junta para melhorar a vedação e impedir dela colar no bloco ou no cabeçote.
Eu só achei esquisito estes detalhes, que não puderam ser verificados com clareza devido à definição da foto.:
BLOCO (ampliada a foto 2): A linha preta entre a camisa do 5 e a valvula de escape do 4. E a linha preta entre a camisa do 5 e a valvula de escape do 5
CABEÇOTE (ampliada a foto 5): Linha clara interrompida na vizinhança da camara do 4.
Mas tenho certeza que vc fez uma inspeção visual detalhada com auxílio de uma lupa, depois de vigorozamente ter limpado o bloco/cabeçote, certo ?????