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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por Donizetti Ver Post
    O motor e de Opala 4cc.
    Não fiz chupeta, isto seria inclusive minha pergunta. Não preciso obrigatoriamente colocar um bateria no lugar, posso fazer apenas um chupeta? Seria a mesma coisa que colocar uma outra no lugar para testar?
    Sim, pode fazer a chupeta e matar a dúvida sem remover a sua bateria. Cuidado para não inverter os pólos!!! Mas e aí? E se pegar na chupeta? Será que era a sua bateria ruim ou o alternador que não a carregava?

    [s]
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #14
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Sim, pode fazer a chupeta e matar a dúvida sem remover a sua bateria. Cuidado para não inverter os pólos!!! Mas e aí? E se pegar na chupeta? Será que era a sua bateria ruim ou o alternador que não a carregava?

    [s]
    Então Cacá.
    Ai que eu tenho dúvida, eu testo e funciona e ai eu poderia amanhã cedo ir no MercadoCAR, que abre aos domingos, comprar uma bateria nova e pronto. Mas será que erá a bateria mesmo o alternador? Dai somente vou descobrir quando perceber que a bateria não está sendo carrregada.

  • #15
    Citação Postado originalmente por Donizetti Ver Post
    Então Cacá.
    Ai que eu tenho dúvida, eu testo e funciona e ai eu poderia amanhã cedo ir no MercadoCAR, que abre aos domingos, comprar uma bateria nova e pronto. Mas será que erá a bateria mesmo o alternador? Dai somente vou descobrir quando perceber que a bateria não está sendo carrregada.
    Bem Donizetti, entao o ideal seria fazer o contrário também: pegar a sua bateria e colocar em outro carro pra ver se lá ela carrega. De qq maneira, é precipitado vc comprar amanhã uma bateria nova. O problema pode não ser ela. Ou, melhor, pode não ser SÓ ela.

    [s]
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #16
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Bem Donizetti, entao o ideal seria fazer o contrário também: pegar a sua bateria e colocar em outro carro pra ver se lá ela carrega. De qq maneira, é precipitado vc comprar amanhã uma bateria nova. O problema pode não ser ela. Ou, melhor, pode não ser SÓ ela.

    [s]
    É você tem razão, fui dar uma olhada nela novamentepara a marca, é uma Durex Electra. Tem um sistema encima dela para veirficar se está carregada. Bem estou em uma garage de prédio com pouca iluminação. Mas sistema é uma especie olho an bateria, e do lado tem as indicações, Verde - bateria carregada, preto bateria com pouca carga e se estiver branco- bateria sem carga. Pela iluminação me pareceu que está verde. Mas não sei se este sistema é confiavel. VOu aguardar para levar em um auto eletrico.

    Donizett

  • #17
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    Donizeti
    Se , ao tentar dar partida faz TEC, deve ser o automático, que por sorte é barato.
    Tente dar umas pancadinhas com o cabo do martelo na pecinha que fica sobre o motor de arranque, no qual entram os fios. às vezes funciona. Pode tentar mexer um pouquinho o motor com as mãos:Algumas vezes , mudando a posição da cremalheira volta a funcionar.

  • #18
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Donizeti
    Se , ao tentar dar partida faz TEC, deve ser o automático, que por sorte é barato.
    Tente dar umas pancadinhas com o cabo do martelo na pecinha que fica sobre o motor de arranque, no qual entram os fios. às vezes funciona. Pode tentar mexer um pouquinho o motor com as mãos:Algumas vezes , mudando a posição da cremalheira volta a funcionar.
    Bem lembrado João! Aí Donizetti, mais uma chance de economizar uns trocados. Falar nisso, uma vez estava em uma Veraneio 6cc e deu esse pau, só não fazia TEC! Mas o dono, já calejado, virou um poquinho o arranque com um pé de cabra e funcionou! Mágica?

    [s]
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #19
    Usuário Avatar de Donizetti
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Donizeti
    Se , ao tentar dar partida faz TEC, deve ser o automático, que por sorte é barato.
    Tente dar umas pancadinhas com o cabo do martelo na pecinha que fica sobre o motor de arranque, no qual entram os fios. às vezes funciona. Pode tentar mexer um pouquinho o motor com as mãos:Algumas vezes , mudando a posição da cremalheira volta a funcionar.
    JUstamente João, faz esse barulho "TEC" na frente, mas não dá partida.
    Vou tentar fazer isto que você diz.
    Tomara que funcione.

    Donizetti

  • #20
    Provavelmente é o solenóide como os colegas citaram. Se ele estivesse armando, os faróis ficariam bem fracos pela queda de tensão que o motor de partida dá na bateria.

  • #21
    Donizetti,

    Regrinhas básicas para aplicar em situações do tipo, exatamente nesta sequência:

    Sem se preocupar com qualquer barulho, acenda o farol e dê a partida.

    Se DURANTE o acionamento da chave de ignição:

    - a luminosidade do farol diminuir muito, isso é indicativo de bateria descarregada ou mal contato nos cabos da bateria.
    Solução: carregar ou trocar ou fazer chupeta na bateria. Limpar os contatos da bateria e dos cabos, inclusive no terminal da lataria e motor de arranque.

    - a luminosidade do farol permanecer inalterada, isso é indicativo de problema no sistema de partida, jamais na bateria.
    Solução: dependerá dos itens abaixo.


    Agora esqueça dos olhos e "ligue" os ouvidos.

    Se DURANTE o acionamento da chave de ignição:

    - não ouvir absolutamente nada, isso é indicativo de problema nos contatos da chave de ignição ou fiação da bateria até a chave, ou da chave até o automático do motor de arranque (fio fino).
    Solução: revisar a fiação acima descrita, eliminando contatos frouxos ou soltos. No caso de dúvida sobre a chave de ignição, fazer ligação direta entre o terminal que possui 12V e o terminal para o automático. É raro, mas pode acontecer do problema ser interno ao automático, e aí não resta opção a não ser sua troca.

    4- ouvir apenas um estalo metálico, isso é indicativo de que houve o acionamento do automático de partida mas não houve o acionamento do motor de arranque.
    Solução: limpar e apertar os terminais elétricos do automático, tanto o que vem da bateria quanto o que vai para o motor de arranque.
    Caso não resolva, com um martelo, barra de ferro ou coisa do tipo, dar umas pancadas sêcas sobre o corpo do automático (nunca nos contatos elétricos), se possível no mesmo instante em que a chave de partida é acionada (cuidado com o acionamento do motor).
    Caso não resolva, repetir as batidas no corpo do motor de arranque.
    Caso não resolva, tentar girar o motor em pelo menos meia volta (isso vale para problema de bendix do motor de arranque).
    Caso não resolva,só resta retirar o motor de arranque, desmontar, e antes de tudo verificar as escovas e as molas das escovas do induzido, só então partir para outros componentes, como o proprio automático, induzido ou enrolamento de campo do motor de arranque, mas aí já é coisa para quem tem intimidade com elétrica de automóvel.

    Pelo seu relato arriscaria em dizer que o problema é de automático de partida ou de escovas/molas do induzido, e até isso é fácil de checar:

    -mesmo com a chave de ignição desligada, usar as pontas dos cabos de um alicate "parrudo" com ponte para unir os terminais do automático (terminais de fio grosso e não o terminal de fio fino), ou então com um cabo elétrico de grosso calibre (igual ao da bateria) unir o polo positivo da bateria com o terminal do automático que vai para o motor de arranque. Se o motor de arranque funcionar, mesmo sem a partida do motor, o problema é exclusivamente de automático.

    Em tempo, o lance de bater no automático ou no motor de arranque e o girar do motor são paliativos, quebra-galhos pra colocar o motor em funcionamento, e tão logo quanto possível devem ser checados, na ordem do que fez o motor funcionar: automático, motor de arranque e bendix.

    Sds,
    Sukys

  • #22
    Lendo novamente o que já foi postado, mais dois comentários sobre baterias:

    -Existem baterias seladas com indicador de carga. Na verdade este indicador é de densidade do eletrólito, e em função desta densidade é possivel determinar a carga da bateria. O indicador é confiável, mas pode ocorrer de indicar carga e a bateria não dar partida ao motor. Quando isso acontece é por problema de interrupção de contato elétrico entre células ou sulfatação das placas, e aí a bateria está condenada ao lixo.

    -Aplicar graxa, WD ou coisa do tipo em terminais de cabo feitos de chumbo não faz o menor sentido, porque só existe geração de zinabre quando o terminal de cabo é de cobre ou liga (bronze, por exemplo). Neste caso estes produtos tem lá alguma função, mas só devem ser aplicados APÓS a fixação dos contatos, nunca antes.
    Derivados de petróleo resolvem por um tempo, mas para acabar efetivamente com a criação de zinabre basta uma camada de mel de abelha sobre terminais bem limpos. É tiro e queda, mas não façam isso caso o jipe seja utilizado em local sujeito à presença de urso pardo, nem que sejam o Catatau ou Zé Colméia

    Sds,
    Sukys

  • #23
    Usuário Avatar de Donizetti
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    Puxa Sukys, muito bom seu passo a passo. Vou imprimir e deixar no carro.
    Muito obrigado pessoal. Mas já descobri que não é a bateria, pois retirei-a do Jeep levei no MercadoCar, eles testaram e ela está carregadinha. Ainda para testar ainda mais fiz uma chupeta com outro carro com uma bateria novinha e mesmo assim nada. Portanto deve ser no motor de arranque ou no automatico mesmo. Vou seguir o passo a passo do Sukys. Vou ver se funciona.
    Mais uma vez obrigado pessoal
    Donizetti

  • #24
    Citação Postado originalmente por Donizetti Ver Post
    Puxa Sukys, muito bom seu passo a passo. Vou imprimir e deixar no carro.
    Muito obrigado pessoal. Mas já descobri que não é a bateria, pois retirei-a do Jeep levei no MercadoCar, eles testaram e ela está carregadinha. Ainda para testar ainda mais fiz uma chupeta com outro carro com uma bateria novinha e mesmo assim nada. Portanto deve ser no motor de arranque ou no automatico mesmo. Vou seguir o passo a passo do Sukys. Vou ver se funciona.
    Mais uma vez obrigado pessoal
    Donizetti
    Oi Donizetti, como está passando seu Jeep? Sarou?





    [s],

    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

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