Sim, pode fazer a chupeta e matar a dúvida sem remover a sua bateria. Cuidado para não inverter os pólos!!! Mas e aí? E se pegar na chupeta? Será que era a sua bateria ruim ou o alternador que não a carregava?
[s]
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Então Cacá.
Ai que eu tenho dúvida, eu testo e funciona e ai eu poderia amanhã cedo ir no MercadoCAR, que abre aos domingos, comprar uma bateria nova e pronto. Mas será que erá a bateria mesmo o alternador? Dai somente vou descobrir quando perceber que a bateria não está sendo carrregada.
Bem Donizetti, entao o ideal seria fazer o contrário também: pegar a sua bateria e colocar em outro carro pra ver se lá ela carrega. De qq maneira, é precipitado vc comprar amanhã uma bateria nova. O problema pode não ser ela. Ou, melhor, pode não ser SÓ ela.
[s]
É você tem razão, fui dar uma olhada nela novamentepara a marca, é uma Durex Electra. Tem um sistema encima dela para veirficar se está carregada. Bem estou em uma garage de prédio com pouca iluminação. Mas sistema é uma especie olho an bateria, e do lado tem as indicações, Verde - bateria carregada, preto bateria com pouca carga e se estiver branco- bateria sem carga. Pela iluminação me pareceu que está verde. Mas não sei se este sistema é confiavel. VOu aguardar para levar em um auto eletrico.
Donizett
Donizeti
Se , ao tentar dar partida faz TEC, deve ser o automático, que por sorte é barato.
Tente dar umas pancadinhas com o cabo do martelo na pecinha que fica sobre o motor de arranque, no qual entram os fios. às vezes funciona. Pode tentar mexer um pouquinho o motor com as mãos:Algumas vezes , mudando a posição da cremalheira volta a funcionar.
Bem lembrado João! Aí Donizetti, mais uma chance de economizar uns trocados. Falar nisso, uma vez estava em uma Veraneio 6cc e deu esse pau, só não fazia TEC! Mas o dono, já calejado, virou um poquinho o arranque com um pé de cabra e funcionou! Mágica?
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Provavelmente é o solenóide como os colegas citaram. Se ele estivesse armando, os faróis ficariam bem fracos pela queda de tensão que o motor de partida dá na bateria.
Donizetti,
Regrinhas básicas para aplicar em situações do tipo, exatamente nesta sequência:
Sem se preocupar com qualquer barulho, acenda o farol e dê a partida.
Se DURANTE o acionamento da chave de ignição:
- a luminosidade do farol diminuir muito, isso é indicativo de bateria descarregada ou mal contato nos cabos da bateria.
Solução: carregar ou trocar ou fazer chupeta na bateria. Limpar os contatos da bateria e dos cabos, inclusive no terminal da lataria e motor de arranque.
- a luminosidade do farol permanecer inalterada, isso é indicativo de problema no sistema de partida, jamais na bateria.
Solução: dependerá dos itens abaixo.
Agora esqueça dos olhos e "ligue" os ouvidos.
Se DURANTE o acionamento da chave de ignição:
- não ouvir absolutamente nada, isso é indicativo de problema nos contatos da chave de ignição ou fiação da bateria até a chave, ou da chave até o automático do motor de arranque (fio fino).
Solução: revisar a fiação acima descrita, eliminando contatos frouxos ou soltos. No caso de dúvida sobre a chave de ignição, fazer ligação direta entre o terminal que possui 12V e o terminal para o automático. É raro, mas pode acontecer do problema ser interno ao automático, e aí não resta opção a não ser sua troca.
4- ouvir apenas um estalo metálico, isso é indicativo de que houve o acionamento do automático de partida mas não houve o acionamento do motor de arranque.
Solução: limpar e apertar os terminais elétricos do automático, tanto o que vem da bateria quanto o que vai para o motor de arranque.
Caso não resolva, com um martelo, barra de ferro ou coisa do tipo, dar umas pancadas sêcas sobre o corpo do automático (nunca nos contatos elétricos), se possível no mesmo instante em que a chave de partida é acionada (cuidado com o acionamento do motor).
Caso não resolva, repetir as batidas no corpo do motor de arranque.
Caso não resolva, tentar girar o motor em pelo menos meia volta (isso vale para problema de bendix do motor de arranque).
Caso não resolva,só resta retirar o motor de arranque, desmontar, e antes de tudo verificar as escovas e as molas das escovas do induzido, só então partir para outros componentes, como o proprio automático, induzido ou enrolamento de campo do motor de arranque, mas aí já é coisa para quem tem intimidade com elétrica de automóvel.
Pelo seu relato arriscaria em dizer que o problema é de automático de partida ou de escovas/molas do induzido, e até isso é fácil de checar:
-mesmo com a chave de ignição desligada, usar as pontas dos cabos de um alicate "parrudo" com ponte para unir os terminais do automático (terminais de fio grosso e não o terminal de fio fino), ou então com um cabo elétrico de grosso calibre (igual ao da bateria) unir o polo positivo da bateria com o terminal do automático que vai para o motor de arranque. Se o motor de arranque funcionar, mesmo sem a partida do motor, o problema é exclusivamente de automático.
Em tempo, o lance de bater no automático ou no motor de arranque e o girar do motor são paliativos, quebra-galhos pra colocar o motor em funcionamento, e tão logo quanto possível devem ser checados, na ordem do que fez o motor funcionar: automático, motor de arranque e bendix.
Sds,
Sukys
Lendo novamente o que já foi postado, mais dois comentários sobre baterias:
-Existem baterias seladas com indicador de carga. Na verdade este indicador é de densidade do eletrólito, e em função desta densidade é possivel determinar a carga da bateria. O indicador é confiável, mas pode ocorrer de indicar carga e a bateria não dar partida ao motor. Quando isso acontece é por problema de interrupção de contato elétrico entre células ou sulfatação das placas, e aí a bateria está condenada ao lixo.
-Aplicar graxa, WD ou coisa do tipo em terminais de cabo feitos de chumbo não faz o menor sentido, porque só existe geração de zinabre quando o terminal de cabo é de cobre ou liga (bronze, por exemplo). Neste caso estes produtos tem lá alguma função, mas só devem ser aplicados APÓS a fixação dos contatos, nunca antes.
Derivados de petróleo resolvem por um tempo, mas para acabar efetivamente com a criação de zinabre basta uma camada de mel de abelha sobre terminais bem limpos. É tiro e queda, mas não façam isso caso o jipe seja utilizado em local sujeito à presença de urso pardo, nem que sejam o Catatau ou Zé Colméia :-)
Sds,
Sukys
Puxa Sukys, muito bom seu passo a passo. Vou imprimir e deixar no carro.
Muito obrigado pessoal. Mas já descobri que não é a bateria, pois retirei-a do Jeep levei no MercadoCar, eles testaram e ela está carregadinha. Ainda para testar ainda mais fiz uma chupeta com outro carro com uma bateria novinha e mesmo assim nada. Portanto deve ser no motor de arranque ou no automatico mesmo. Vou seguir o passo a passo do Sukys. Vou ver se funciona.
Mais uma vez obrigado pessoal
Donizetti