
Postado originalmente por
Cavalcante
Pô Leo, nem deu tempo preu responder...
Caras, só tenho um dedo pra por nisso tudo: não acho uma boa mexer na calibração do instrumento, por dois motivos:
Primeiro, persi já é um instrumento com mecânica enjoada e elétrica mais ainda, apesar de grotescamente simples. Bimetais são irregulares e frescos, dependendo dos metais componentes. Às vezes uma viradinha de nada é o que falta pra mudar a curva de deflexão do ponteiro em função da tensão de entrada ou até aleijar o instrumento irremediavelmente. É igual mexer em bobina de FI de rádio. Sem instrumental certo, nunca mais acerta a desgraçada.
Segundo, e derivado do primeiro, partindo do ponto que o instrumento está aferido de fábrica para uma dada referência, se ele marca errado é a referência que está errada, e não o instrumento. Então o que tem de ser atacado é justamente o resto que foi indicado: regulador, instalação e sensores. Alterar o zero do instrumento só maqueia o problema e dependendo do tamanho da discrepância, nem isso.
Sempre dá pra dar uma lambada num sensor pra adaptar a curva de resposta à curva do instrumento com alguns resistores, mas vai ter de sacrificar alguma coisa, ou a correção no meio da escala ou no(s) extremo(s) dela, e como a gente já discutiu antes, dá algum trabalho e exige algum conhecimento... Preciso e sem sofrimento mesmo, só com o sensor certo pro instrumento certo...