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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de mola
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    15/08/2007
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    elétrica-instrumentos-seta-chave farol




    Estou estreando no Fórum, primeiro devo registrar que este fórum realmente é muito bom, o nível de informação e detalhamento é excelente.
    Não tenho muita intimidade com a WEB, espero não fazer muita lambança.
    Faz um mês que comprei um CJ 5/64 9 (primeiro)e venho acessando como visitante e já li bastante (bota bastante nisso) e aprendi muito.
    Como todo iniciante na lida com Jeep’s - muitas dúvidas- e vou começar a incomodar.

    Descrição da viatura -– Cj5/1964, cambio 3 marchas -4x4 reduzida, a mecânica parece original, pneus militares , aro 16, motor opala 4cc (creio que é o151).Eu não entendo nada de Jippe
    Previsão de utilização – acesso ao meu sítio onde tem uma estrada terra íngreme e difícil acesso para veículos de passeio, alguns lugares não pega sol por causa da vegetação, está sempre úmido, aquele barrinho gosmento – o pessoal faz trilha por lá - e também estou utilizado para ir ao trabalho – 8km x4=32Km dia.

    1)Problemas com os instrumentos de painel ( temp/comb), já estou ciente, pelo fórum, que deve existir compatibilidade dos sensores com os medidores , sobre estabilizador/conversor de voltagem, os meus não estavam funcionando nem o velocímetro/odometro , estou recuperando eu mesmo já consertei o velocímetro e odometro.

    Por traz do corpo do velocímetro tens algumas conexões que já pesquisei no fórum e não achei como fazê-las corretamente, alias pelo que pude perceber estavam ligadas erroneamente. Vou tentar anexar as fotos ,não sei se vou conseguir.

    O que não achei citação no fórum e tem no meu é o fato de ter dois resistores de 5Ω um esta sob a capa preta maior - lado esquerdo e o outro cinza, a capa preta menor é só uma ponte. Chamou-me atenção também e de o ponto 6 onde termina o circuito, pelos teste que fiz, esta isolado do corpo- é isso mesmo?
    As conexões da esquerda (visto por trás) são do Combustível e da direita temperatura.
    Internamente tem aquele tal de bimetal,citado no fórum.
    Alguém pode me ajudar onde ligo o que??Estes resistores são originai ou adaptações

    2) problemas com chave de seta,
    Uma das coisas que se nota ao dirigir um Jippe pela primeira vez, como é o meu caso, é a questão “pequeno barulhinho” no interior, parece que faz mais barulho dentro do que fora.
    Eu moro em Floripa e fui buscar o meu Jeep em São Joaquim, para quem não conhece e na Serra, dista uns 250Km.de Jippe eu nõ entendo, mas por vias das dúvidas levei uma caixa de ferramentas, ainda bem que tinha um protetor auricular, tinha vazamentos no coletor e no escapamento, além do vento, capota, diferencial etc...etc.. .

    Bom o meu problema e quando dirijo no trânsito urbano durante o dia, isto é todos os dias, pois ela não volta automático, não consigo ouvir o relê e lâmpada piloto tem capa laranja que não favorece com a luminosidade.As vezes percorro um grande trecho até lembra de desligar, isso não é bom certo?!!

    A minha chave de seta creio que seja da Marilia, é bem simples tem apenas a seta com uma lâmpada piloto e buzina. Verifiquei a fiação existente e tem três fios que saem/entram na chave que não estão ligados, pelos testes dois são retornos para os piscas, e um deve ser o retorno do freio que provavelmente não foi ligado, pois já tem lanternas/lâmpadas independentes na traseira, não é original.É isso?
    Bom... Pensei...vou colocar um sinal sonoro em paralelo com a lâmpada piloto da seta e meus problemas estarão resolvidos.
    Fui numa eletrônica e comprei um buzer 12v, ele tem o princípio do diodo, isto é para apitar tem que entrar com a polaridade correta, fiz a ligação em paralelo com a lâmpada piloto e só funcionou para um lado da seta, paro outro não. Será que a chave de seta inverte a polaridade??pois a lâmpada piloto acende mas o buzer não apita, alguém tem alguma idéia. O rele que esta na instalação da seta é do tipo com dois conectores.

    3)Chave do farol:
    a minha é daquela que tem um fusível de vidro e quebrou o contato do mesmo, ela funciona na primeira puxada acendendo os faroletes dianteiros traseiros, na segunda liga farol e desliga farolete dianteiro mantendo os traseiros. Não estou achando peça de substituição, posso usar uma sem fusível e colocar um fusível antes da entrada da chave?
    Lembro que o meu Jippe esta meio que original, só tem este fusível na chave do farol e mais nada.
    Futuramente pretendo refazer a parte elétrica trocando toda a fiação, que esta velha e quebradiça, incorporado caixa de fusível e reles convenientes para cada circuito, mas por enquanto vou fazer este paliativos, pois me orçaram em R$ 800,00 e vou fazer eu mesmo, só que no momento não tenho tempo.

    preciso de um diagrama eletrico, aquele da seção de Downloads não é muito legivel, se alguem puder mardar para meu e-mail....

    Agradeço a colaboração.

    Mola
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-018.jpg   -instrumentos1.jpg  

  • #2
    Mola,

    No manual do Jeep militar Bernardini tem um esquema elétrico completo com cores dos fios, novos acessórios e caixa de fusíveis é ideal para quem pretende fazer nova instalação elétrica.
    http://www.rolo4x4.com.br/manuais/wi...bernardini.zip infelizmente está com as páginas fora de ordem mas a qualidade é perfeita e esse Jeep tem motor GM igual ao seu.

    Na internet tem dezenas de manuais de Jeep. Veja no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31217
    uma lista com os manuais que separei.

    o manual do mecanico da ford http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
    tem uma explicação diferente do funcionamento dos instrumentos do painel.

    Um grande abraço e boa diversão.

    Otávio.

  • #3
    Seja bem vindo ao forum, Mola.

    Quanto ao seu relato , a seta realmente não volta. A chave de luz é a original, quanto ao velocímetro , o meu eu só arrumei o odôdometro, o relógio de temperatura e conbustível não funciona , vou colocar um cronomac.
    E sobre o barulho você acaba se acostumando.


    Até .

  • #4
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    Otavio , Jean
    grato pelo retorno

  • #5
    Mola, eu vi a sua MP e vou responder por aqui mesmo.

    Vc chegou a dar uma olhada nesse tópico ?
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=30897

    Lá tem um post com o diagrama de ligações, que aliás bem feito e fácil de entender....

    Pelo que estou vendo, os resistores colocados, foram uma adaptação....o correto seria colocar um regulador mesmo....com o bimetal, extamente como descrito nesse´link que eu te passei....pode arrancar esses resistores, que só vão servir pra te causar mais confusão....como está tudo desmontado mesmo....é melhor instalar o regulador, e se for o caso, ajustar os indicadores (tem um parafuso que move um excêntrico que ajusta a posição do ponteiro na traseira do relógio para cada indicador)....é diversão certa garantida...hehehe....dá um belo trabalho, mas pelo menos dá pra ajustar em função do tipo de cebolinha de temperatura e bóia de combustível que está usando. Dá trabalho, mas é possível....só vai precisar de um termômetro pra calibrar a temp....e manter o tanque cheio (o que é difícil pra mim..hehehe) pra ajustar o de comb....

    Abs.

  • #6
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    Leo valeu o retorno

    Eu li o tópico que você citou( e mais uns 235), por este motivo te mandei uma MP...parece que acertei, já que não tive retorno no tópico para esta parte, eu sei que muitas vez não temos tempo para ficar navegando.O resto , chave de seta e farol já resolvi.

    Ainda tenho algumas dúvidas;
    1)quanto falas ....o correto seria colocar um regulador mesmo....com o bimetal”, significa que devo colocar o regulador mesmo que meus instrumentos já tenham o bimetal internamente, isto é, ficará com os dois. Se for assim A corrente/ tensão passa pelo regulador e depois pelo bimetal, será que não ocorrerá algum tipo de perda ou erro de leitura?

    O regulador tem alguma especificação ou sós existe um tipo?

    2)o bimetal que tem no instrumento internamente é uma peça que parece, a grosso modo, a ponta de um platinado? Na foto anexa abaixo identifiquei o local como “A”, estou correto?

    3) a cebolinha da temperatura que tenho parece ser do opala mesmo, pelo que falasse posso continuar utilizando-a e apenas preciso calibrar o instrumento?

    4)quanto ao “ajustar os indicadores (tem um parafuso que move um excêntrico que ajusta a posição do ponteiro na traseira do relógio para cada indicador)...., o meu velocímetro é Horasa, creio que é tudo original, não localizei este parafuso que citasse, o que achei foi um orifício que dá acesso por trás( no bom sentido) do instrumento que parece ser para poder acessar/mexer num tipo de palheta que fica junto a carcaça e ao ponteiro, será que é aí que se dá a regulagem.

    5)quanto ao aterramento ou não que citei no inicio do tópico para o ponto 6, nas primeiras fotos anexadas, é para aterrar ou ficar isolado mesmo?

    6) quais as ligações corretas para os demais pontos?

    Quando terminar esta parte vou começar com outra ...a da ventoinha elétrica.

    Quanta coisa..não!!!????....mais uma vez obrigado.

    mola
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-018.jpg   -instrumentos1.jpg  
    4X4 Brasil Razão: erro digitção que pode gerar dubiedade

  • #7
    Usuário Avatar de mola
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    Question + uma

    Leo...

    Vai ficar caro...., ou tese de mestrado!!!!
    Mas em compensação ninguém mais vai ter dúvida depois de ler este tópico



    Citação:
    Postado originalmente por mola
    Você falou que os resistores que tem no meu circuito devem ser adaptações ?OK ,mas o ponto 6 da foto é ,digamos, um borne original, isso dá pra verificar in loco, se eu tirar o resistor devo fazer uma ponte entre o ponto 6 e o 3 e aterrar??

    É bem simples, vc retira o resistor e substitui simplesmente por um pedaço de fio..só isso.
    Provalvemente uma perguntinha tola, de quem não entende de eletrônica, mas aí vai, se o ponto 6 (ver foto)está isolado, qual a finalidade dos resistores ligados em série ou mesmo a troca por um fio que não vai ligar a nada?? Entre o 2 e o 3 até pode, mas do 3 ao 6 não consigo entender.

    Outra coisa que tem três conecçoes no do combustível tem.

    Valeu

    Mola

  • #8
    Olá, este esquema que fiz pode lhe ser útil para auxiliar a entender o esquema de luzes/seta/freio original do jeep: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...76&postcount=1

    []s

  • #9
    Usuário Avatar de mola
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    tá no hd

    valeu Doug,

    como falei já, pesquisei bastante antes de postar, esse seu esquema é muito legal, já estava com ele salvo mesmo antes de me registrar.

    mola

  • #10
    Citação Postado originalmente por mola Ver Post
    Você falou que os resistores que tem no meu circuito devem ser adaptações ?OK ,mas o ponto 6 da foto é ,digamos, um borne original, isso dá pra verificar in loco, se eu tirar o resistor devo fazer uma ponte entre o ponto 6 e o 3 e aterrar??
    Pode se basear naquilo que eu disse sobre as ligações....cada instrumento tem dois pontos apenas, um vai no respectivo sensor (cebolina ou bóia) e o outro no regulador.
    Se sobrar pontos, deixe-os como estão...


    Citação Postado originalmente por mola Ver Post
    Provalvemente uma perguntinha tola, de quem não entende de eletrônica, mas aí vai, se o ponto 6 (ver foto)está isolado, qual a finalidade dos resistores ligados em série ou mesmo a troca por um fio que não vai ligar a nada?? Entre o 2 e o 3 até pode, mas do 3 ao 6 não consigo entender.
    Se em um ponto dos resistores não vai ligado a nada, vc pode simplesmente deixar como está, ou cortá-los de vez....nem se preocupe em fazer as ligações. Faça exatamente como disse antes que vai funcionar muito bem.

    Blz ?


    Abs.

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