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  • #1

    Caixa de Direção do Omega ou será que é da Ranger




    Pessoal

    Gostaria de saber a opinião de vc sobre a possibilidade de instalação do setor do Omega no Cj, pois acho que praticamente não mudaria muito a estrutura de direção. qualquer coisa vão desculpando o mirim do Acre

  • #2
    E ai Moçada

    ninguem se habilita a me dar uma

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    setor???

    Só o setor ou a caixa completa?

    Olha, eu bem que gostaria dizer sim ou não, mas como não conheço a caixa do ômega, não dá para dizer.

    PoRéM:::::

    Seguindo o princípio da semelhança entre peso, potência, etc....

    Eu diria que a caixa de um ômega é uma candidata a mais sucesso que a de gol.....como andam fazendo por aí.

    Tem foto da bichinha????

  • #4
    Visitante

    CAIXA DE OMEGA=OPALA

    OLA PAULO

    A CAIXA DE DIREÇÃO DO OMEGA É A MESMA DO OPALA, DA PRA ADAPTAR SIM. SO QUE VC TEM QUE COLOCA-LA PRA FORA DA GRADE DO JEEP.

    É UMA BOA OPÇÃO.

  • #5
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Re: setor???

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Eu diria que a caixa de um ômega é uma candidata a mais sucesso que a de gol.....como andam fazendo por aí.
    Fala Leopoldo,

    Só um "adendo", como citaste a relação peso x potência, etc; a caixa VW que estamos usando é usada no Santana, Quantum e Parati também. Segundo o manual da nossa Parati, o peso dela é de 1135 kg, com carga máxima e ocupantes 1570 kg.. o CJ, se não me engano, tem uns 1300 kg?
    E o motor, o da Parati tem potência e torque BEM próximos ao do CJ, tanto que tem muita gente usando motor AP perfeitamente no cj, a diferença está no torque em giros altos..
    Resumindo, acho que esse setor de direção não tem problema.. até por que já vem sendo usado há anos sem problemas e é recomendado pelos jipeiros mais experientes que conheço.

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  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    problemas???

    Boa noite Keko,

    É possível que realmente seja uma boa caixa, mas pêso, potência, etc...

    o etc.... também entra.

    Não vou dizer que esta ou aquela caixa não sirva. Não seria justo e afinal existem mais de uma centena dessas adaptações tanto bem feitas como porcamente feitas por aí. Infelizmente não temos uma base de dados para avalisar ou condenar qualquer adaptação feita e a melhor referência tem sido os testes em campo do pessoal que põe a cara para bater;

    MAS,

    Se você me perguntar, eu vou e tenho que ser conservativo e torcer um pouco a pestana e dizer:

    Bom, talvez haja uma opção melhor e não é porque todo mundo põe que está certo.

    e querendo ser mais claro, explico o seguinte:

    Quando procuro uma adaptação para o meu CJ, sempre que viável e possível uso a regra daquele coeficiente que uns chamam de burrice outros de segurança.

    Porque?

    mesmo sendo o peso e a potência aproximados, um detalhe pequeno como o diâmetro do pneu, diâmetro do barramento, terminais de direção, etc... de novo.... entram no conceito do .... etc....

    Na minha opinião, caixas de dodge, landau, C10, opala, maverick entre outras são caixas razoávelmente equivalentes e que também entram na faixa de componentes razoávelmente superdimensionados para o CJ.

    Essas seriam a minha primeira escolha para uma boa adaptação, principalmente quando começamos a considerar pneus de 33", 35", 36" e superiores.

    Agora, se o bom e véio jeep 4 cil OHC vai usar pneus de até 33", provávelmente essas caixas podem ser usadas sem problema.

    O que me preocupa nessas caixas menores, incluindo a do VW não é bem um setor-sem fim ou pinhão-cremalheira mas a carcaça de alumínio.

    Estruturalmente falando, perto da caixa do landau, essas de VW são filhotes, mas veja bem, dependendo do pneu e do peso do CJ, pode até não fazer muita diferença.

    E ainda, tem um outro fator que pesa muito nas adaptações em CJ:

    O fora de estrada, onde sulcos, lombadas, buracos, trilhas, pedras das mais diversas fazem com que eu suspeite que muitas dessas adaptações estejam trabalhando no limite.

    E ainda a instalação de quincho, motores de 6 e 8 cilindros, reforços de chassis e todo uma traquitana embarcada puxam esse limite, mais para baixo.

    Mas, como eu escreví acima, tem um monte de gente que pôs a cara para bater. Que bom se dá certo.

    Foi isso que eu quiz exprimir no ...etc...

  • #7
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Direção

    Bom dia Leopoldo, (são 3:15 da madrugada )

    Antes de mais nada, entenda que na mensagem anterior, de forma alguma eu quis criticar a sua crítica à essa adaptação.. apenas coloquei os dados que disponho, pois não é de agora que conheço essa caixa, cheguei a cogitar outras como a de Maverick e Opala, e depois de ver, andar, examinar, experimentar e conversar com uns 20 donos de CJ´s com essa caixa, optei por ela, pelo custo, facilidade de adaptação, funcionalidade, não-ocorrência de problemas frequentes... concordo que existem outras opções, até melhores.. mas a relação Latinhas X Benefício dessa caixa, para CJs simplezinhos como o meu, sem V8s, Guinchos, pneuzões, etc, é bem atraente, e conheço (assim como o Giovani), gente que usa essa caixa há quase uma década, inclusive em situações "extremas" em trilhas, e não teve um problema sequer até hoje.. Na minha opinião, pra cjs comunzinhos como o meu, ela serve.. Se o cara tem Latinha$ pra por V8, pra por Guincho, reforçar chassis, etc.. com certeza ele tem Latinha$ pra por uma direção mais reforçada...
    Então, continuo recomendando (mas só pra CJs sem muita modificação )
    Não sei se me fiz entender ou só compliquei as coisas

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  • #8
    Ola pessoal
    eu mesmo estou fazendo a instalação minha idéia e fixa-la toda a direção que eh hidraulica na 1ª travessa do chassis, inclusive já estou fazendo o serviço, hoje vou pegar uma maquina digital emprestada e vou tirar uma foto e postar para discutirmos a respeito da instalação, espero que dos colegas contribuição a respeito do serviço que estou realizadno, como eh a primeira vez que estou fazendo o serviço não sei se ficara tão bom como imagino

  • #9
    Pessoal estou enviando as fotos da adaptação da caixa de direção do Omega - hiraulica (vou tentar nunca enviei foto para o forum), e da coluna de direção estou utilizado a do Pampa.


    O serviço eu mesmo estou fazendo, como é a primeira vez que faço um serviço de mecanica, acho que estou saindo + ou -, espero a contribuição dos colegas para apontar os erros que cometi, qualquer coisa eu faço de novo

    Quase mecanico
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -mvc-005f_388.jpg   -mvc-004f_115.jpg   -mvc-003f_134.jpg   -mvc-002f_779.jpg   -mvc-001f_208.jpg  

  • #10
    Pessoal

    um colega meu foi verificar o serviço que eu estava fazendo, quando comprei a caixa o cara me vendeu como a do Omegal, so que meu colega afirmou que era da Ranger, mas tanto faz ja tou quase terminado mesmo espero só que o serviço fique bom

  • #11
    Usuário Avatar de marco cruz
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    Paulo, no meu CJ foi instalada a do Omega e, como disseram, ficou para fora do cofre do motor. A coluna instalada no meu CJ é a do Escort Zetec.
    Tive um problema com as mangueiras (acho que não foram devidamente dimensionadas) e fiquei sem direção hidráulica durante uma trilha, e, ainda assim, ficou leve.

    Acredito que a da Ranger ficará ótima.

    boa sorte

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    fotos

    :::Comentários de quem está só vendo por fotos::::

    1-Pode ser que o suporte da caixa - aquelas 2 chapas soldadas na travessa necessitem de reforço, como por exemplo, um cordão de solda em cada lateral, para evitar que o suporte mexa em relação à travessa.
    Isso você poderá ver depois, esterçando no meio desse entulho todo.
    preste bem atenção nisso, peça para alguém esterçar enquanto você observa se o suporte mexe.

    2-Eu não ví nas fotos uma junta elástica para absorver o movimento da carroceria em relação ao chassis. O eixo da coluna para a caixa não pode ser inteiriço de cruzeta a cruzeta. Ou uma junta elástica ou um entalhado.

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