Olá pessoal,
Li o tópico e senti falta de desenhos. Coloco aqui então o esquema que pretendo instalar... Por favor sintam-se a vontade para criticar e contribuir, principalmente se houver algum erro.
Obrigado.
Anexo 300476
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Olá pessoal,
Li o tópico e senti falta de desenhos. Coloco aqui então o esquema que pretendo instalar... Por favor sintam-se a vontade para criticar e contribuir, principalmente se houver algum erro.
Obrigado.
Anexo 300476
Oi java, entendo pouco de elétrica, acho que falta um detalhe, desse jeito ele vai ficar sempre ligado e acho que o certo e você pegar a corrente positiva do pós chave, quando liga o contato do carro ele liga...
Pois é João Carlos,
Concordo com você, mas se eu colocar o amperímetro à direita da chave geral (em meu desenho), o amperímetro não irá marcar quando o alternador estiver enviando corrente à bateria.
A minha intenção, ao colocar o amperímetro, é de ver como está a corrente que entra e sai da bateria.
E agora?
Amperímetro analógico não consome energia, pode ser colocado em qualquer lugar que se queira medir a amperagem que está passando pelo fio, desde que o fio seja interrompido e o amp. colocado no meio. Agora, amperímetro digital, consome o necessário para deixar o display ligado.
Pera aí, gente!!! Loucura, loucura, loucura... Java, tenha certeza, desse jeito no esquema o amperímetro vai queimar. Só a corrente consumida pelo motor de partida chega a 200A, no arranque. Vamos aos fatos: o amperímetro deve e somente deve, sem prejuízo, ser ligado entre o alternador e a bateria. Por quê? Os jeeps CJ2A e CJ3B vinham com esses utilíssimos acessórios nos painéis, para indicar apenas o estado de carregamento da bateria: ponteiro no lado direito, bateria sendo carregada; ponteiro na esquerda, bateria descarregando (o dínamo/alternador está com problema), pois é, o alternador também precisa consumir um pouco da eletricidade acumulada para induzir/gerar energia à bateria, consumo que é sempre muito menor do que o gerado. Vejam os painéis dos CJ5 e CJ6 (Bernardão) são espartanos, um instrumento para todos aqueles de antes: velocímetro, indicador de temperatura, indicador de combustível, luz indicadora de pressão mínima de óleo e, finalmente, luz indicadora do estado da bateria. E é assim até hoje na maioria dos veículos: acendeu a luz da bateria, problema no alternador ou bateria arriada... é batata. Concordo que é desnecessário saber quanto de intensidade de corrente está sendo consumida, afinal, a concessionária de eletricidade não vai cobrá-lo nisso. A receita de bolo é: para carro incrementado (som automotivo porreta, guincho para 3 toneladas, 10 fárois de neblina, etc), sistema gerador parrudo (alternador e bateria de capacidade maior). Simples, não?!
Pois é, como o amigo escreveu, já existe a lâmpada no painel para indicar problemas com o alternador.
Eu particularmente prefiria ter um voltimetro para saber como anda a tensão da bateria. Um voltimetro digital deve custar uns 50 pila e pode ser mais útil que o amperímetro.
Olá vladimirsilva,
O jipe que está sendo reformado é um CBT Javali. Originalmente ele já vinha com um amperímetro no painel. O amperímetro original era idêntico ao que estou instalando agora.
Olhei no chicote original (meio mastigado e coberto de óleo) e os fios do amperímetro são consideravelmente finos (4mm) e mesmo assim funcionou por quase vinte anos. Originalmente o Javali não tinha aquela luzinha que avisa quando há algo errado com o carregamento da bateria, ele tem o amperímetro e pronto (o piloto do Javali que se vire para entender o que ele diz. :karate: Acho que isto sim é ser espartano hehehehe).
Devido a reforma, o meu Javali agora está com um motor MWM 2.8 e o alternador da Blazer com ar, o alternador tem saída para a tal luzinha... Mas queria deixar o painel como o original e isto pede um amperímetro...
Bom, com a ligação que fiz (veja o desenho que postei anteriormente), o motor de arranque não afetará o amperimetro (pois no arranque, o alternador não terá rotação para gerar corrente), mas o amperímetro deverá marcar a corrente consumida pelo solenóide do arranque e não a corrente do motor de arranque (pois o solenóide está após a chave geral por motivos óbvios).
O problema é o guincho: será que vai haver problemas quando ligar o bicho com o motor funcionando? Melhorando a pergunta: o guincho está ligado na bateria então é ela quem fornecerá amperagem para ele, masss... e se o motor diesel estiver funcionando? Aí o alternador enviará a amperagem exigida pelo guincho (alta) ou a amperagem de recarga da bateria (baixa)?????? - Isto é preocupante pois a corrente (alta ou baixa) passará pelo amperímetro, danificando-o (alta) ou não (baixa).
Alguém saberia a resposta?
Olá Rafaminc,
Qual a tensão em volts, terá uma bateria competamente arriada (descarregada no úrtimo)?
Java, com um voltímetro, vc consegue monitorar o quanto de energia pode retirar da bateria com o motor desligado para acionar o guincho. Quando a voltagem começar a chegar perto dos 10 volts, seu motor de arranque vai ficar fraco, e pode ficar empenhado.
O motor diesel, se não for dos eletrônicos (urtimos, hehe), não consome praticamente nada de energia, então não precisa esquentar a cabeça com isto.
Veja qual a amperagem do motor do guincho. Se não tiver, olhe a potência em CV, ou Watts e divida por 12.
ex. 1CV = 735W = 735/12 = 61A.
Agora, queimar o Amp. é meio difícil. Só se vc matar a bateria, fizer o motor pegar no tranco e ainda ligar o guincho ao mesmo tempo. Daí o Amp. e o alternador podem se F....
Ah Java, peço humildes desculpas!!! Só agora entendi, ao rever seu desenho, que o amperímetro vai entre o alternador - 200Ah e a bateria. Achei que a figura do cilindro era o motor de arranque, que topada. Sendo assim, seja feliz, tá beleza seu esquema.
Todo alternador tem uma rotação mínima em que começa a gerar eletricidade, no caso desse motor fica aproximadamente em 800rpm, isso garante eletricidade para os sistemas de ignição, sinalização, iluminação e algo mais, em geral. No amperímetro você deve observar o ponteiro, se ele tender ou ir para o lado da indicação negativa ou esquerdo, aumente a rotação do motor (pelo acelerador) até ficar no mínimo no meio, nessa posição o alternador supri apenas o consumo geral e nada vai à bateria. Aumente um pouco mais e o ponteiro passará para o lado direito, dessa forma o alternador continua suprindo os consumidores e o excedente vai à bateria.
O cuidado deve ficar na escolha da intensidade de corrente que vai passar no amperímetro, se ele tiver uma capacidade inferior ao que passar, isso acarretará em queima de sua resistência interna, sim! Ou seja, se o amperímetro mede até 60A, isso significa que ele aguentará até 60A no sentido da recarga e 60A no sentido do consumo.
Pois é vladimirsilva,
e quando o guincho estiver funcionando e o alternador estiver a toda rotação? O alternador enviará para a bateria a corrente exigida pelo guincho ou apenas para a recarga da bateria?
Se bem dimensionado, o alternador deverá (numa determinada rotação), suprir a demanda dos sistemas primórdias e o guincho. Nessa condição a bateria ficará em estado de flutuação, isto é, nada sairá da bateria, pois o próprio alternador incumbirá-se disso, além de poder carregar a bateria, se for o caso. Então cálcule as intensidades de correntes elétricas para os sistemas de ignição, sinalização, iluminação e o guincho, nisso você deve se preocupar em utilizar uma bateria de capacidade maior. Evite utilizar um alternador que forneça o que deseja-se em máxima rotação, pois para isso o motor deve estar em máxima rotação, coisa que os fabricantes conseguem em intervalo de tempo muito curto (para não danificar o motor) e guinchar algo demora muito.