falando ainda nas manuais
galera, sobre esse lance de deixar as rodas-livres manuais na posição 4x4 eu tenho experiencia que o desgaste é insignificante, meu pai tinha uma toyota bandeirante carroceria de madeira ano 96, compramos zero km em 96 e todo fim de semana ele viajava pra fazenda à uns 200km de distancia daki, chegando la tinha locais de difícil acesso onde só andava veículos 4x4 daí quando acabava os 150 km de asfalto ele ja acionava as "orelhas" da roda livre, detalhe q quando voltava da viagem esquecia de desligar as rodas-livre, desligava apenas a alavanca e lá se vinha 200 km de volta pra casa, em velocidades na media de 100km/H, isso acontecia muito, na maioria das vezes ele esquecia e eu nem olhava daí rodava a semana toda na cidade e sexta feira ia de volta pra fazenda com as "orelhas" na posição 4x4.
Nunca tivemos problemas com essas rodas-livres e rolamentos do cubo dianteiro, apenas a necessidade de substituir cruzeta ou estria do cardâ mas tudo em seu tempo normal de desgaste, nada prematuro.
Vendemos a band pra um primo meu e até hoje roda numa boa com as rodas-livres originais.
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)