Como já disse, é seu! O radiador eu sei onde está. Só falta encontrar o ventilador. Mas sábado eu dou jeito nisso e te aviso quando estiver embaladinho por MP. Vai dar tempo de instalar antes do inverno
Isso me lembra de uns amigos doidos da minha cidade, uma vez enquanto participavam do Transparaná com um Niva: O navegador, que não aguentava mais ter de abrir e fechar os vidros toda hora à mando do piloto decidiu não abrir mais, deixaria tudo fechado, de quebra decidiu sacanear : " disfarçadamente" virou o controle do ar para quente, após umas 2 horas, ao pararem num neutralizado abriram as portas do Nivinha e advinhem : Parecia que tinham entrado num recinto com ar condicionado .... Isso em janeiro, no interior do estado do Paraná...
Pessoal, tenho ar quente no meu jeep e olha, é uma maravilha, não é frescura não. Aqui no sul quando faz frio não é brincadeira. Como costumo viajar até o uruguai frequentemente com minha viatura o ar quente é indispensável. Utilizei a caixa do opala , coloquei uma valvula de esfera dentro, embaixo do painel e uma chave liga/desliga com duas velocidades.
Nesta foto estou subindo a serra do faxinal entre SC e Rio grande do sul, estava quase 0 graus.
A outra é meu verde que também tem ar quente.
Daniel
Como o Smoooth_ e outros tantos colegas aqui
do Sul também estou pensando em colocar
ar quente no CJ.
Entendo que um "radiador calefator" é um "segundo"
radiador com tamanhos e proporções reduzidas, é claro.
Daí ele ficaria embaixo do painel ou em outro local
escolhido a gosto.
Assim sendo, pergunto:
Em dias quentes o líquido de arrefecimento não
estaria também circulando pelo "radiador calefator"?
Penso que embora com a ventoinha "ar quente"
desligada uma certa caloria estaria sendo trocada
no interior do CJ. Será isto mesmo?
Em dias quentes o líquido de arrefecimento não
estaria também circulando pelo "radiador calefator"?
Penso que embora com a ventoinha "ar quente"
desligada uma certa caloria estaria sendo trocada
no interior do CJ. Será isto mesmo?
[ ]'s a todos
Bem, não é bem assim!
Existem alguns modelos, independentes de fábrica que o fluido circula direto, conforme sua preocupação, o trajeto do ar é que muda conforme a seleção no painel, a D20 é um caso assim, onde no verão desligava o fluido da calefação, colocando uma emenda na mangueira, unindo assim as pontas das mangueiras somente para o fluido circular.
Quando as montadoras caprichavam mais nos carros fabricado, coocava-se um registro, sendo alguns mecânicos e outros a vácuo, interrompendo o fluido na parte interna do veículo.
Eu recomendaria, como nos post anterior, colocar a do Chevette ou do Opala, âmbas mecanicas, onde pode ser feiro o acionamento com um cabo de afogador que fica perfeito (vi em uma F1000).
Quero ver se entendi bem. No caso de se usar
o dispositivo do Opala ou Chevete, haveria um
cabo tipo afogador ou adaptação equivalente
que ao acioná-lo estaríamos fechando uma válvula
que teria como função interromper o fluido na
parte interna do veículo.
Se for isso mesmo, gostei. Onde estaria
localizada esta válvula no Opala ou Chevete?
Gostaria de identificá-la e saber como
são acionadas nos respectivos veículos.
Você pode resolver isso pra qualquer modelo com uma válvula de esfera com uma entrada e duas saídas. Liga o radiador à tubulação do carro através da válvula, e a segunda saída da válvula faz o bypass do radiador.
Como meu CJ está desmontado na oficina fui num desmanche
"namorar" um ar quente. É bem como tinha imaginado lendo
os posts aqui deste tópico. Me impressionei com o tamanho
e a concepção do radiadorzinho com ventoinha por cima.
No painel tem uma alavanca com um cabo que ao ser acionado
abre e fecha a "tal" válvula. Aí a água do radiador principal do CJ
passa pelo radiadorzinho e a ventoinha completa o trabalho.
Bem bolado. Meu mecânico vai tentar colocar o conjunto
embaixo do painel do CJ ao lado do porta-luvas. Além de
servir como mais um elemento trocador de calor do motor,
auxiliando na refrigeração, cumprirá a função de aquecer
o ambiente.
Gostaria de saber se preciso trocar
a válvula que veio do chevete por uma de esfera ou se
a original do chevete dá conta do recado? A do chevete
parece um "torneira" dessas usadas nas "pipas" de vinho
aí da galera da serra gaúcha.