e aproveitando, será que onde vc achou este de funilaria não teria um de pintura tb????? e ai todos os problemas estariam acabados, ou melhor, começados.
valeu pelo manual.
Versão Imprimível
e aproveitando, será que onde vc achou este de funilaria não teria um de pintura tb????? e ai todos os problemas estariam acabados, ou melhor, começados.
valeu pelo manual.
Olá pessoal.
Vou deixar algumas dicas para pintura.
Tenho no meu quintal uma oficina e ja fiz a restauração de alguns veículos, todos meus e por hobby:
Uma F1000, um Maverick,uma C14, uma D10 cabine Dupla, dois fuscas, dois CJ5(estes eu ainda tenho), um MB Saruana(Caminhão cara chata), Um Engesa Fase III,(ainda comigo), dois Santanas e um Corsa.
Vamos às dicas:
-Se for retocar use tinta poliester, abra a pintura na peça e cubra toda a peça com o verniz. Se retocar com PU, cubra toda a peça até um friso ou dobra (quina da lata) porque senão o retoque vai ficar tipo mancha.
-Para catalizar o PU (Tinta e primer) existe uma regua graduada que se compra em casas de tinta. (Ela dosa no copo da pistola o PU ou Primer, o catalizador e o Thinner que deve ser o proprio para PU.
- Produto para desoxidar e fosfatizar a chapa que eu já usei e deixa a chapa escura (não me lembro o nome) depois corroeu toda a caminhonete. Eu recomendo o Ferroclin, ele é verde e deixa a chapa fosfatizada na cor cinza prata.
- O uso de massa plástica na pintura exige a massa rápida cinza. (Método ultrapassado, pois a qualidade e durabilidade estarão comprometidos)
Se usar massa plastica use lixa ferro para ela e lixa d'água para a massa cinza.
- Recomendo o uso de massa poliester que não necessita da massa cinza.
_ As lixas para massa devem começar da 36, 60, 80 e 100, (lixa ferro ou lixa para massa )na sequência.
Dapois as lixas d'água: 120, 220, 320 e 400.
_ O primer deverá ser PU se voce optar por tinta PU. Se optar por tinta Nitrílica (Duco) pode-se usar o Primer UNIVERSAL.
- Use a sequência: solda, esmerilhamento, massa Poliester, lixamento, primmer Pu, lixamento até 400 e tinta.
- Evite as tintas sintéticas. Elas não resistem a solventes, sabões e etc.
- As pistolas são a alma da pintura. Recomendo no mínimo uma Devilbiss com bico nº30. Pintar com pistola Arteb e outras inferiores só se for portão de casa. As pistolas tem regulagem para abertura do leque e vazão de tinta, veja o manual. A diluição correta conforme descrito na lata é primordial.
- Não economise nas marcas de primmers ,tintas e massas. Compre Coral ou superior. Produtos baratos, principalmente primmer e thinner vão inviabilizar seu trabalho e você vai se julgar incapaz quando o que faltou foi recurso.
Lembre-se: quanto menos experiente o carpinteiro melhor devem ser martelos e pregos.
_ Pintura automotiva exige tempo e tecnologia. Obedeça o prazo mínimo de secagem dos primmers ou sua pintura irá ficar cheia de mapas.
- Não pinte sobre múltiplas camadas de tintas. Raspe tudo e comece da lata.
- Se você não tem tempo, espaço, ferramenta e muita muita disposição para lixar, isolar com fita e papel, sujar e sofrer, então pague para que alguem faça isto por voçê. Pintura com pressa só para quem tem estufa, e mesmo assim demora.
- Para pintar regule a pressão no regulador entre 40 3 50 libras/pol². (Ver na instrução da lata do produto) Mantenha a pistola 25 a 30 cm da peça no mínimo, direcione o bico para fora da área a pintar, aperte o gatilho e movimente a pistola em velocidade constante e paralelamente à peça (mantenha os 25 ou 30 cm, não vá fazer um arco usando o seu corpo como um eixo)até fora da peça e então solte o gatilho. Volte ao início e cubra 50% do primeiro passe. Volte ao início e cubra 50% do segundo passe. Terminada a 1ª demão aplique a segunda cruzada em 90 graus com a primeira.O gatilho é precionado antes e solto após a face a ser pintada. Não pare a pistola com gatiho acionado pois a tinta vai escorrer. Muita velocidade pintura fosca, pouca velocidade tinta escorrendo.
- Nunca aplique tinta sobre a lata ou massa nua. Tinta somente sobre primmer após lixa 400.
- SEMPRE use um taco de borracha ou madeira para suportar as lixa, senão vai ficar tudo ondulado.
- Quando achar que estátudo muito liso e pronto para pintarentão aplique a ultima demão de primer e lixe tudo outra vez com lixa 400, você não irá se arrepender.
Qualquer dúvida: franz.lana@uol.com.br
Abraços.
Franz.
Foi muito melhor que qualquer manual...................
Maravilha pessoal!
O fórum estava mesmo carente de um tópico dedicado à pintura/lanternagem. Parabéns ao criador do tópico pela idéia de buscar reunir tudo aqui! :concordo: :palmas:
Agora, para ficar completo mesmo, só faltam informações sobre pintura de motor e pintura tipo "batida de pedra", usada principalmente na parte inferior da lataria.
Grande abraço a todos, até!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=pintura
e esta loucura, mas dependendo do caso vale a pena...........
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=23069
um forte abraço
Então pessoal...
Estou afim de trocar de cor ....atualmente está vermelho..meio que perolizado..e está começando a aparecer os podres.
Quero escolher uma cor tipo cinza fosco, areia igual aqueles que usam no deserto..mass quero uma pintura fosca....
Uso o jeep para fazer raids...não tenho tempo pra parar muito tempo.vou ter 2 meses entre uma prova e outra em outubro..e quero fazer em casa...desmontar e pintar..duas opções...
1º dar os retoques de massa e pintar em cima da pintura ..claro dando fundo..e depois ir arrumando por partes..
2º desmontar lixar tudo e levar para um latoeiro somente para soldar as chapas..e tirar os podres..dai eu trago para casa para pintar e montar novamente.
Dúvida....:?: :?: :?: :?:
E dai Milton blz..
Então sou de Ctba tb e gostaria de trocar uma ideia contigo..sê puder me passar um e-mail
marcosax7@hotmail.com
Obrigado
Amigos;
Seria possível criar uma simples lista enumerando (pela ordem de uso) os melhores produtos à serem utilizados nos trabalhos de lanternagem/pintura?
As informações estão muito espalhadas e acho que seria realmente interessante caso os entendidos do assunto pudessem sugerir tudo do bom e do melhor para manter os nossos veículos sempre no seu melhor estado de conservação, independentemente de valores - afinal, os nossos experientes guerreiros de aço merecem!
Até!
Caro Carvalho.
Penso que não há com definir o melhor, pois hoje com mercado aberto e globalizado você vai a uma casa de tinta automotiva e conversa com um especialista e ele te fala em tantas marcas de multinacionais que compraram tal marca e fundiram com outra e incorporaram outra que no final da pra ficar boiando. Quanto à qualidade do produto o próprio vendedor pode lhe dizer se é de 1ª ou 2ª linha. Uma questionada quanto ao que os profissionais de pintura estão usando também é bem interessante. Mas ainda na prática a turma profissional de modo geral não usa o que há de melhor no mercado a não ser que o cliente deixe explícito que não quer economizar, pois via de regra se o profissional fizer um orçamento de pintura configurando o que há de melhor a nível de massa, primer e tinta ele vai perder o orçamento para a concorrência. Assim eles tendem a usar o que há de bom com preço competitivo.
Para uma balização resumida você pode verificar que o melhor a nível de produto e não de marca está diretamente relacionado ao que é moderno.
Por exemplo: massa plástica e massa corrida cinza são passado. Substituídas com indiscutível qualidade, rendimento e custo (não preço) pela Massa Poliéster. Undersil (massa à base de piche) é do tempo que Adão brincava de piorra. Substituída pelo batido de pedra, massa de calafetar carrocerias, KPO, e outros produtos infinitamente superiores. Tinta sintética só pra pintar portão da garagem. O mínimo é uma nitrílica (Duco) para cores lisas. A PU é muito boa, mas a poliéster é a melhor opção uma vez que recebe verniz e permite retoques com qualidade e facilidade indiscutivelmente superiores à PU.
Primer é uma coisa que evoluiu muito e economizar usando primer universal vai terminar em pintura mapeada e cheia de riscos de lixa, salvo se o pintor for mágico e gastar o dobro do prazo e material.
Abraços.
Olá Franz!
Obrigado pelo seu comentário! Por ser totalmente inexperiente em termos de pintura/lanternagem, gostaria muito caso você e os demais companheiros pudessem me dar uma descrição da ordem dos produtos a serem utilizados supondo uma carroceria "crua", ou seja, com o metal exposto.
Afinal, qual a ordem correta das coisas? Ferrox, Primer tinta? Ferrox, zarcão, primer e tinta...?
Até!
Franz,
Qual primer é o bom?