Jeep ( CJ5) movido a GLP c/ kit RODAGAS
Citação:
Postado originalmente por
Rogério Tortato
aos "gaiseros" de plantão.
amigos, este tópico é bastante interessante, mas há um grande inconveniente que ninguém mencionou.
o uso do GLP em veículos não é só "proibido" é previsto como "crime".
sim, "crime", há uma antiga lei que trata de combustíveis fósseis que preve como "crime contra a economia popular" tal destinação ao gas de cozinha.
mas tem uma coisa, essa lei é praticamente desconhecida. mesmo operadores do direito não sabem dela. eu só utilizei uma única vez e por isso sei.
policiais? esqueçam, fazem apreensão de veículos nessa condição como irregularidade de transito, quando deveriam mandar ao Ministério Público para a instauração de ação penal.
bem, é só uma contribuição aos amigos que queiram arriscar, para pesar este "pormenor".
abraços.
ps. se quiserem, vou pesquisar novamente e posto aqui o número da lei e o artigo.
É isso aí, Rogério...
Toda a transgressão (violação de lei) é crime. Entretanto só pode ser caracterizado como "crime contra a economia popular" se for usado o GLP subsidiado (nem sei se ainda está valendo esse subsídio para o gás de cozinha doméstica, ou seja os botijões de 13 Kg). Creio que, para os cilindros maiores, esse subsídio já não existe há tempo. Portanto, não se enquadra nessa esfera e uma ação mal qualificada ou conduzida é facilmente derrubada, ainda que exista a Lei (e existe mesmo). Veja bem, a Lei está aí, porém, neste caso, inexiste "o crime contra a economia popular".
MAS PERMANECE A PROIBIÇÃO E A TRANSGRESSÃO/CRIME.
APREENSÃO DO VEÍCULO É O MÍNIMO QUE PODE ACONTECER. SE A VIATURA FÔR ENVOLVIDA EM UM ACIDENTE QUE NÃO TENHA NADA A VER COM A INSTALAÇÃO DO KIT GÁS OU MESMO SEM CULPA, O PROPRIETÁRIO ESTARÁ EM SITUAÇÃO BEM DESFAVORÁVEL NA SUA DEFESA.
Tudo o que foi postado aqui com relação a este assunto, é mera curiosidade, informação técnica e, acima de tudo, um alerta para os potenciais "gaseiros de plantão"
Vale ainda lembrar que o Código Nacional de Trânsito é aplicável às vias públicas do Brasil. Se alguém quiser utilizar uma viatura dentro da sua própria fazenda, ou num campo de golf particular (e não sair dali com ela) poderá instalar o que quiser (em princípio, claro).
Jeep ( CJ5) movido a GLP c/ kit RODAGAS
Citação:
Postado originalmente por
aurelio
A diferença começa na origem, pois o Gás Natural é oriundo de reservatórios de petróleo e de gás não-associado, enquanto que o GLP tem origem na destilação de petróleo e processamento de gás natural.
Depois vem o peso molecular (e, em conseqüência, a densidade) - o GLP é o mais pesado que o ar. Logo, em caso de vazamento, ele se concentra ao nível do solo, enquanto os outros se dispersam rapidamente ou, em ambientes fechados, concentram-se no teto.
Hum...tenho dúvidas quanto à isso.
Se considerarmos apenas a pressão de armazenamento e, consequentemente o deslocamento de ar em caso de explosão, tudo bem.
Mas devemos levar em conta que os componentes usados para o GNV são considerados de alta pressão e, portanto, devem ser projetados para suportar até quatro vezes a pressão de trabalho e dispor de mecanismos de segurança com acionamento automático e manual.
Por fim, se considerarmos as suas densidades, um vazamento de GLP pode formar uma poça enquanto que o GNV, por ser mais leve, tende a se dissipar rapidamente na atmosfera.
De toda forma, essa diferença é fundamental para orientar ações em caso de vazamentos.
[]´s
Aurelio
sspfoa
Este assunto está polêmico, mas para isso estamos num fórum... a minha pergunta sobre a diferença entre GNV e GLP visava a questões de segurança: qual deles poderia ser mais perigoso. Ainda acredito que o GNV. Porém o que ocorre é que, por o GNV ser autorizado e o outro proibido, as modificações para o uso do primeiro são supervisionadas. Para o proibido sobram as gambiarras e é isso que o torna mais perigoso. Não o gás em si ou seu uso (as empilhadeiras não apresentam qualquer problema), mas a montagem artesanal, até o fato de se ter de escamotear o botijão, etc. Todos os fogões de cozinha funcionam a GLP e o número de acidentes é mínimo.
A questão da volatilidade também é relevante, mas no meu conceito, neste caso, o GLP leva vantagem, justamente por ser mais denso e menos volátil. A gasolina também forma poças...
Mas Aurélio, acredite que apreciei a sua observação. Vou estudar melhor este assunto.
Continuo achando que não vale a pena instalar o GLP, mas apenas por ser proibido... e nem cogito em gambiarras! Se houvesse postos de venda de GNV em todo o lugar, talvez fosse viável a transformação (ainda que muito mais cara que a do GLP)