Powered by vBulletin

Jeep ( CJ5) movido a GLP c/ kit RODAGAS

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/02/2007, 07:10
    Rogério Tortato
    aos "gaiseros" de plantão.

amigos, este tópico é bastante interessante, mas há um grande inconveniente que ninguém mencionou.

o uso do GLP em veículos não é só "proibido" é previsto como "crime".

sim, "crime", há uma antiga lei que trata de combustíveis fósseis que preve como "crime contra a economia popular" tal destinação ao gas de cozinha.

mas tem uma coisa, essa lei é praticamente desconhecida. mesmo operadores do direito não sabem dela. eu só utilizei uma única vez e por isso sei.

policiais? esqueçam, fazem apreensão de veículos nessa condição como irregularidade de transito, quando deveriam mandar ao Ministério Público para a instauração de ação penal.

bem, é só uma contribuição aos amigos que queiram arriscar, para pesar este "pormenor".

abraços.

ps. se quiserem, vou pesquisar novamente e posto aqui o número da lei e o artigo.
  • 26/02/2007, 07:33
    edwint
    Eles fazem uma gambiarra tb pra aquecer o gás, pq senão congela, mas como é não sei.

é simples é só fazer uma serpentina, se o veiculo for de resfrigeraçào a ar, vc enrola esta serpentina de cobre no escapamento.

ja vi fusca com kit rodogas.

até tenho um p/ venda igual a foto ja com reparo novo. l$ 180,00
  • 26/02/2007, 10:47
    ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
    Citação:

Postado originalmente por Rogério Tortato Ver Post
    aos "gaiseros" de plantão.

amigos, este tópico é bastante interessante, mas há um grande inconveniente que ninguém mencionou.

o uso do GLP em veículos não é só "proibido" é previsto como "crime".

sim, "crime", há uma antiga lei que trata de combustíveis fósseis que preve como "crime contra a economia popular" tal destinação ao gas de cozinha.

mas tem uma coisa, essa lei é praticamente desconhecida. mesmo operadores do direito não sabem dela. eu só utilizei uma única vez e por isso sei.

policiais? esqueçam, fazem apreensão de veículos nessa condição como irregularidade de transito, quando deveriam mandar ao Ministério Público para a instauração de ação penal.

bem, é só uma contribuição aos amigos que queiram arriscar, para pesar este "pormenor".

abraços.

ps. se quiserem, vou pesquisar novamente e posto aqui o número da lei e o artigo.

É isso aí, Rogério...
    Toda a transgressão (violação de lei) é crime. Entretanto só pode ser caracterizado como "crime contra a economia popular" se for usado o GLP subsidiado (nem sei se ainda está valendo esse subsídio para o gás de cozinha doméstica, ou seja os botijões de 13 Kg). Creio que, para os cilindros maiores, esse subsídio já não existe há tempo. Portanto, não se enquadra nessa esfera e uma ação mal qualificada ou conduzida é facilmente derrubada, ainda que exista a Lei (e existe mesmo). Veja bem, a Lei está aí, porém, neste caso, inexiste "o crime contra a economia popular".

MAS PERMANECE A PROIBIÇÃO E A TRANSGRESSÃO/CRIME.

APREENSÃO DO VEÍCULO É O MÍNIMO QUE PODE ACONTECER. SE A VIATURA FÔR ENVOLVIDA EM UM ACIDENTE QUE NÃO TENHA NADA A VER COM A INSTALAÇÃO DO KIT GÁS OU MESMO SEM CULPA, O PROPRIETÁRIO ESTARÁ EM SITUAÇÃO BEM DESFAVORÁVEL NA SUA DEFESA.

Tudo o que foi postado aqui com relação a este assunto, é mera curiosidade, informação técnica e, acima de tudo, um alerta para os potenciais "gaseiros de plantão"

Vale ainda lembrar que o Código Nacional de Trânsito é aplicável às vias públicas do Brasil. Se alguém quiser utilizar uma viatura dentro da sua própria fazenda, ou num campo de golf particular (e não sair dali com ela) poderá instalar o que quiser (em princípio, claro).
  • 26/02/2007, 14:26
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
    . Qual a diferença entre o GNV e o GLP?

A diferença começa na origem, pois o Gás Natural é oriundo de reservatórios de petróleo e de gás não-associado, enquanto que o GLP tem origem na destilação de petróleo e processamento de gás natural.
    Depois vem o peso molecular (e, em conseqüência, a densidade) - o GLP é o mais pesado que o ar. Logo, em caso de vazamento, ele se concentra ao nível do solo, enquanto os outros se dispersam rapidamente ou, em ambientes fechados, concentram-se no teto.

Citação:

Acredito que no caso do GNV o perigo é maior... pelo menos a pressão dos botijões de GLP é bem menor.
    Hum...tenho dúvidas quanto à isso.
    Se considerarmos apenas a pressão de armazenamento e, consequentemente o deslocamento de ar em caso de explosão, tudo bem.
    Mas devemos levar em conta que os componentes usados para o GNV são considerados de alta pressão e, portanto, devem ser projetados para suportar até quatro vezes a pressão de trabalho e dispor de mecanismos de segurança com acionamento automático e manual.
    Por fim, se considerarmos as suas densidades, um vazamento de GLP pode formar uma poça enquanto que o GNV, por ser mais leve, tende a se dissipar rapidamente na atmosfera.
    De toda forma, essa diferença é fundamental para orientar ações em caso de vazamentos.

[]´s

Aurelio
    sspfoa
  • 26/02/2007, 22:17
    ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
    Citação:

Postado originalmente por aurelio Ver Post
    A diferença começa na origem, pois o Gás Natural é oriundo de reservatórios de petróleo e de gás não-associado, enquanto que o GLP tem origem na destilação de petróleo e processamento de gás natural.
    Depois vem o peso molecular (e, em conseqüência, a densidade) - o GLP é o mais pesado que o ar. Logo, em caso de vazamento, ele se concentra ao nível do solo, enquanto os outros se dispersam rapidamente ou, em ambientes fechados, concentram-se no teto.

Hum...tenho dúvidas quanto à isso.
    Se considerarmos apenas a pressão de armazenamento e, consequentemente o deslocamento de ar em caso de explosão, tudo bem.
    Mas devemos levar em conta que os componentes usados para o GNV são considerados de alta pressão e, portanto, devem ser projetados para suportar até quatro vezes a pressão de trabalho e dispor de mecanismos de segurança com acionamento automático e manual.
    Por fim, se considerarmos as suas densidades, um vazamento de GLP pode formar uma poça enquanto que o GNV, por ser mais leve, tende a se dissipar rapidamente na atmosfera.
    De toda forma, essa diferença é fundamental para orientar ações em caso de vazamentos.

[]´s

Aurelio
    sspfoa

Este assunto está polêmico, mas para isso estamos num fórum... a minha pergunta sobre a diferença entre GNV e GLP visava a questões de segurança: qual deles poderia ser mais perigoso. Ainda acredito que o GNV. Porém o que ocorre é que, por o GNV ser autorizado e o outro proibido, as modificações para o uso do primeiro são supervisionadas. Para o proibido sobram as gambiarras e é isso que o torna mais perigoso. Não o gás em si ou seu uso (as empilhadeiras não apresentam qualquer problema), mas a montagem artesanal, até o fato de se ter de escamotear o botijão, etc. Todos os fogões de cozinha funcionam a GLP e o número de acidentes é mínimo.
    A questão da volatilidade também é relevante, mas no meu conceito, neste caso, o GLP leva vantagem, justamente por ser mais denso e menos volátil. A gasolina também forma poças...
    Mas Aurélio, acredite que apreciei a sua observação. Vou estudar melhor este assunto.

Continuo achando que não vale a pena instalar o GLP, mas apenas por ser proibido... e nem cogito em gambiarras! Se houvesse postos de venda de GNV em todo o lugar, talvez fosse viável a transformação (ainda que muito mais cara que a do GLP)
  • 27/02/2007, 08:49
    Rogério Tortato
    Citação:

Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    É isso aí, Rogério...
    Toda a transgressão (violação de lei) é crime. Entretanto só pode ser caracterizado como "crime contra a economia popular" se for usado o GLP subsidiado (nem sei se ainda está valendo esse subsídio para o gás de cozinha doméstica, ou seja os botijões de 13 Kg). Creio que, para os cilindros maiores, esse subsídio já não existe há tempo. Portanto, não se enquadra nessa esfera e uma ação mal qualificada ou conduzida é facilmente derrubada, ainda que exista a Lei (e existe mesmo). Veja bem, a Lei está aí, porém, neste caso, inexiste "o crime contra a economia popular".

Vale ainda lembrar que o Código Nacional de Trânsito é aplicável às vias públicas do Brasil. Se alguém quiser utilizar uma viatura dentro da sua própria fazenda, ou num campo de golf particular (e não sair dali com ela) poderá instalar o que quiser (em princípio, claro).

amigo jeepeiro Alexandrino.

é bom ver os seus conhecimentos jurídicos a nos elucidar muitas questões.

entretanto, preciso discordar de algumas coisas que disse.

tenho procurado falar em termos leigos, em razão de que a maioria aqui é de outra área e para facilitar o entendimento.

pois bem, nem todo o ilícito é crime. a recíproca sim é verdadeira.

com relação a caracterizar crime ou não o uso do gas, a lei é a seguinte:

http://www6.senado.gov.br/legislacao...tion?id=134686

é claro que discussões podem existir quanto ao subsídio. aliás, também entendo que só justifica a prevalência do crime em questão em função do subsídio (para que não se use produto subsidiado em outras finalidades que não aquela de destinação), mas prestem atenção ao artigo, que diz ser crime usar em desacordo com a legislação. assim, o uso fica dependente de regularização ou autorização legal. outra lei, portanto.

para falar a verdade, não tenho certeza se ainda há subsídio no gas de cozinha, mas acredito que sim.

de qualquer forma acho que não seria bom arriscar o pescoço para se defender lá na frente. o ideal seria verificar antes.

com relação ao âmbito do CTB (código de transito), voce está certo, só vale para as vias públicas, mas se prestar atenção na lei em questão (que preve como crime o uso do glp), verá que ela é bem mais ampla.

é sempre bom podermos trocar idéias.

abraços.
  • 27/02/2007, 08:59
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
    a minha pergunta sobre a diferença entre GNV e GLP visava a questões de segurança: qual deles poderia ser mais perigoso.

Alexandrino,
    Ambos podem ser perigosos, dependendo das condições de uso e dos riscos envolvidos na utilização.
    Um vazamento de GLP num porão pode ser muito mais perigoso do que o GNV, pois o acúmulo junto ao piso aumenta a possibilidade de ignição da mistura pelo componentes elétricos da empilhadeira ou mesmo das fagulhas da descarga, se essa não for do tipo úmida.
    Entretando, num porão fechado, sem ventilação, o acúmulo de Gás Natural no teto pode apresentar um risco muito grande, por exemplo, se as instalações elétricas não forem do tipo à prova de explosão

Citação:

Para o proibido sobram as gambiarras e é isso que o torna mais perigoso. Não o gás em si ou seu uso (as empilhadeiras não apresentam qualquer problema), mas a montagem artesanal, até o fato de se ter de escamotear o botijão, etc.
    Na grande maioria dos acidentes que investiguei as improvisações estavam presentes. Gambiarra torna qualquer situação perigosa, independente dos outros componentes envolvidos.

Citação:

Todos os fogões de cozinha funcionam a GLP e o número de acidentes é mínimo.
    O uso em veículos acarreta riscos diferentes da utilização residencial, principalmente quanto a choque mecânico.

Citação:

(...) mas no meu conceito, neste caso, o GLP leva vantagem, justamente por ser mais denso e menos volátil.
    Como disse antes, acredito que a vantagem de um ou desvantagem de outro depende das condições em que se dá o vazamento, do ambiente e dos recursos para sana-lo.

Citação:

Mas Aurélio, acredite que apreciei a sua observação. Vou estudar melhor este assunto.
    Obrigado :concordo:

Citação:

Continuo achando que não vale a pena instalar o GLP, mas apenas por ser proibido... e nem cogito em gambiarras! Se houvesse postos de venda de GNV em todo o lugar, talvez fosse viável a transformação (ainda que muito mais cara que a do GLP)
    Não sou lá muito fã do GNV o que dirá do GLP.
    Algumas modelagens que realizamos em postos de gasolina e em veículos convetidos ao GNV assustam quanto ao potencial das conseqüências dos prováveis vazamentos sejam eles ocorridos no abastecimento, sejam aqueles oriundos de choques mecânicos.
    Tá certo que a probabilidade é muito pequena, a freqüência idem, mas o potencial de danos é muito, muito grande.

[]´s

Aurélio
    sspfoa
  • 09/05/2007, 23:11
    Luiz Marcos
    Citação:

Postado originalmente por leovalle Ver Post
    Andei 3 anos num carro-bomba desses.

Quando mandei instalar foi feito tudo com muito critério por ser carro de trilha e o botijão ficava acondicionado dentro de uma caixa de aço, toda acolchoada com borracha macia, que ficava debaixo do banco que era escamoteável. Metade ficava pra cima do piso e a outra pra baixo (cortei o assoalho). Mesmo que o puliça olhasse debaixo não veria nada. Tudo bem escondido e na hora de trocar era moleza.
    é como ter um carro injetado. Não falha em inclinações e o consumo é menor pq o GLP é limpo, sem falar que vc abastece em qualquer venda bitaca no meio do mato :mrgreen:

Apesar de ser "perigoso" é largamente utilizado no NE e lá os caras furam o pé do carburador, ligam direto e fazem o controle de pressão na válvula do botijão. Eles fazem uma gambiarra tb pra aquecer o gás, pq senão congela, mas como é não sei.

[]'s

Aki o botijão é aquecido com a agua do radiador que circula e passa por dentro de uma peça (tipo calderão no formato do botijão) onde ele é encaixado evitando que o mesmo congele.

Uma novidade que o pessoal tá usando aki é um kit que você abastace o cilindro de GNV com o GLP.

Sou de Alagoas e lá em três meses aconteceram duas explosões de carros movidos a GNV. Vi uma Fiat panorama que estava estacionada e explodiu e a traseira dela ficou parecendo uma flor. Aki na Bahia já estou a três anos e só na região onde eu moro 90% dos veiculos são movidos a GLP a decadas e não existe nenhum registro de nenhum acidente.

Comprei aki dois CJ e os dois são a GLP, morro de medo mas quando rodo no gas ele anda redondinho sem falhar e quando vejo o cosumo no gás (ele faz mais de 250 km com um botijão) meu motor é Gm 151-s e um BF, Fico pensando em deixar mais um pouquinho. E o tempo vai passando...:mrgreen:
  • 13/07/2009, 02:09
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post

na santa casa de porto alegre tem um trator movido a glp, fabricado pela agrale... como não sai de lá não tem nada que o impeça a rodar no glp, como não teria se fosse um fusca que igualmente só rodasse por lá...
  • 13/07/2009, 08:54
    Mauricio Rotta
    Que cheiro de MOFO!!!!!!!!!!!

Hahahaha ressucitaram mais uma velharia, só vou deixar meu parecer totalmente favorável ao GLP, ja usei durante anos e anos, não estraga nada no motor, é barato pra c******, não engasga e nem falha... só fica fraco e fede um pouco!

Acidente? Jamais ouvi dizer que tenha ocorrido, a não ser quando o cara faz uma tremenda cagada, tipo querendo encher com GNV o botijão que a dona Maria usa pra cozinhar o feijão! No mais é só abrir o registro, dar na partida e curtir a natureza.

ps: e temos ainda o recurso do 'freio motor', vc desliga o registro na descida e o jeep faz infinitos km/l.
  • 13/07/2009, 21:05
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    vou deixar meu parecer totalmente favorável ao GLP, ja usei durante anos e anos, não estraga nada no motor, é barato pra c******, não engasga e nem falha... só fica fraco e fede um pouco!

Acidente? Jamais ouvi dizer que tenha ocorrido, a não ser quando o cara faz uma tremenda cagada, tipo querendo encher com GNV o botijão que a dona Maria usa pra cozinhar o feijão!

se usar o kit das empilhadeiras que operam em locais fechados, que normalmente tem uns filtros por causa daquele odorizador adicionado no glp...

fiquei sabendo do caso de um
    maluco que teve uns sei-lá-quantos% do corpo queimado numa explosão de bujão de glp numa gambiarra dessas... ja vi usarem um mecanismo para reduzir a pressão para ser usado para abastecer bujão de glp com gnv, uma coisa bem gambiarrenta... talvez tenha sido isso que falhou...

em países onde o glp é regulamentado para uso automotivo se encontram reservatórios de formatos diferentes, para serem acomodados em modelos diversos, mtas vezes ocupando o lugar anteriormente destinado ao estepe... talvez até por conta da menor pressão de trabalho nos kits para glp essa facilidade de adaptação seja maior... diga-se de passagem, é possível fazer kits mais leves, prejudicando menos o desempenho e a durabilidade de ítens como freios e suspensão...
  • 14/07/2009, 08:56
    Rafaminc
    Agora tem um detalhe: se a policia pegar pode dar até cadeia... Já vi um maluco com um landau ser preso em uma blits... Quando abriram o porta-malas e viram os botijões, o cara literalmente desandou no choro, hehehe. Ficou na calçada até a chegada do camburão.
    Portanto tem que ser bem feito para evitar problemas...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:03.