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  • #49

    Respiro no Distribuidor! Como fazer?




    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    m.vinicius, esse distr é novo, tem 1 mês q tá no Jeep! Outra coisa, ele falha mais qdo pisa fundo no acelerador! Será que ele afogou nas inclinações?
    Uma coisa que eu observei tbm, foi o seguinte: Se o jeep fica enclinado com a frente pra baixo (em descidas), mesmo sendo ingrimes, a lenta fica normal...nunca morre! Já em subidas, qlquer inclinaçãozinha que pega, ele nao segura marcha lenta! Isso ajuda em algo?? O desborbulhador resolve issso???

    Absssssssssssss
    Amigos... este tópico é distribuidor ou carburador?... O distribuidor não tem nada a ver com as inclinações (para isto é carburador - veja boia, altura e se a mesma está bem presa e centrada no eixo, sem folga).

    "RESRIRO" no distribuidor - desculpem todos por discordar disso. Não adianta nada fazer um furo na tampa. Ainda que não acreditem, isso só vai piorar a centelha. Para dissipar a água condensada não terá efeito algum, ainda mais com furo de 1,5 mm.
    Podem criticar à vontade! Ok?

    Considerando água no distribuidor: de onde ela vem?

    1- Você passou num charco e inundou o tudo, lá dentro? Simplesmente enxugue com um pano seco e seque com um jato de ar. A tampa está úmida?
    Tenha uma tampa seca (e rotor) de reserva. Sequem os cabos também. Cabos de silicone ajudam, sim, (e as capas dos terminais também) porque o silicone é hidro-repelente (todos os plásticos o são em maior ou menor grau).
    2- Água da condensação? O distribuidor, se não for vedado, não apresenta problema com isto porque essa umidade sai naturalmente.

    Acontece que vocês querem andar com o distribuidor submerso e o vedam com silicone, luva de médico, etc. Até ajuda quando cai o primeiro borrifo em cima dele, mas o excesso de umidade vai provocar um aumento na condensação. Lembram das lições? O motor (e tudo em volta dele) está quente e a água em estado de vapor. Quando arrefece o vapor condensa e escorre. Se não tem por onde sair a água só se acumula... e aí o furo na tampa não ajuda?... Não! Em nada mesmo! A água condensada sai por baixo (escorre) e não por cima. O ar tem umidade e o distribuidor precisa de funcionar no ar, não no vácuo. Toda a centelha elétrica gera ozônio e este, se não sair, prejudica a eficiência.
    Utilizamos em alguns jeeps militares um kit de vedação (os GPAs tinham isso). Todo o sistema era estanque até os terminais para as velas eram roscados. Querem saber?... Passávamos num rio (só em manobras de treinamento) com snorkels e tudo o mais. No dia seguinte nenhum pegava se não secássemos os distribuidores depois da 'vadiagem'... mó zon@!
    Como fazer então? Se o motor é um GM (Opala 4 ou 6) pode alongar o eixo do distribuidor de modo a deixá-lo mais alto. (BFs, neca! Sai enviesado e não dá). Reparem que os nichos das velas nos GMs têm inclinação que favorece a drenagem. (BFs, neca!).
    Para os BFs e todos, um defletor de plástico (pode cortar de um balde) ajuda muito nas trilhas. Mas então caimos na 'panela de pressão' (bem que esses caras podiam fazê-la menos feia, né?).
    Agora, gente... para mergulhar usem um submarino.
    Alexandrino (sperando as pedradas...)

  • #50
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    Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    Amigos... este tópico é distribuidor ou carburador?... O distribuidor não tem nada a ver com as inclinações (para isto é carburador - veja boia, altura e se a mesma está bem presa e centrada no eixo, sem folga).

    "RESRIRO" no distribuidor - desculpem todos por discordar disso. Não adianta nada fazer um furo na tampa. Ainda que não acreditem, isso só vai piorar a centelha. Para dissipar a água condensada não terá efeito algum, ainda mais com furo de 1,5 mm.
    Podem criticar à vontade! Ok?

    Considerando água no distribuidor: de onde ela vem?

    1- Você passou num charco e inundou o tudo, lá dentro? Simplesmente enxugue com um pano seco e seque com um jato de ar. A tampa está úmida?
    Tenha uma tampa seca (e rotor) de reserva. Sequem os cabos também. Cabos de silicone ajudam, sim, (e as capas dos terminais também) porque o silicone é hidro-repelente (todos os plásticos o são em maior ou menor grau).
    2- Água da condensação? O distribuidor, se não for vedado, não apresenta problema com isto porque essa umidade sai naturalmente.

    Acontece que vocês querem andar com o distribuidor submerso e o vedam com silicone, luva de médico, etc. Até ajuda quando cai o primeiro borrifo em cima dele, mas o excesso de umidade vai provocar um aumento na condensação. Lembram das lições? O motor (e tudo em volta dele) está quente e a água em estado de vapor. Quando arrefece o vapor condensa e escorre. Se não tem por onde sair a água só se acumula... e aí o furo na tampa não ajuda?... Não! Em nada mesmo! A água condensada sai por baixo (escorre) e não por cima. O ar tem umidade e o distribuidor precisa de funcionar no ar, não no vácuo. Toda a centelha elétrica gera ozônio e este, se não sair, prejudica a eficiência.
    Utilizamos em alguns jeeps militares um kit de vedação (os GPAs tinham isso). Todo o sistema era estanque até os terminais para as velas eram roscados. Querem saber?... Passávamos num rio (só em manobras de treinamento) com snorkels e tudo o mais. No dia seguinte nenhum pegava se não secássemos os distribuidores depois da 'vadiagem'... mó zon@!
    Como fazer então? Se o motor é um GM (Opala 4 ou 6) pode alongar o eixo do distribuidor de modo a deixá-lo mais alto. (BFs, neca! Sai enviesado e não dá). Reparem que os nichos das velas nos GMs têm inclinação que favorece a drenagem. (BFs, neca!).
    Para os BFs e todos, um defletor de plástico (pode cortar de um balde) ajuda muito nas trilhas. Mas então caimos na 'panela de pressão' (bem que esses caras podiam fazê-la menos feia, né?).
    Agora, gente... para mergulhar usem um submarino.
    Alexandrino (sperando as pedradas...)
    Antonio Luis, eu estava axando que podia ser carburador, em vez de distr...pq? bem, o jeep tava normal até eu chegar no lugar da brincadeira! Foi forçar ele nas inclinações, pisar fundo que ele começou a zuera! Se fosse condensação ele falhava desde qdo liguasse ele, nao? Será que pode ter afogado e ratiou? ontem cedo, um dia depois da brincadeira, liguei o jeep e ele normal de novo!!
    Outra coisa, a ultima trilha foi com muiiiiita chuva, lama, muitas travessias d rios! O jeep tava até indo bem, mas eu me empolguei e tentei fazer um pouco mais que os outros, e "levei ferro" (vejam na foto)!! Pois bem, depois que ele ficou inclinado, ele começou a ratiar!! Rodamos um bom tempo antes dele ratiar e tava andando q é uma maravilha! Então continuamos com ele ratiando! Depois de mais de 30 min. ratiando, o jeep voltou ao normal! Resolvemos pegar a BR para procurar um restaurante! Depois, decidimos voltar pela trilha mesmo, em vez de ser pela BR. Na volta, choveu mais ainda, passamos nos mesmos lugares e o Jeep normal...cheguei com ele em casa funcionando uma maravilha! Contei para o meca e ele disse que na hora do jeep inclinar dimais (foto), pode ter afogado, por isso ele ratiou!
    Q que vcs axam?? Pode ser tanto distribuidor, como carburador! Por isso estou falando dos dois aki!

    []'s ratiando
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Respiro no Distribuidor! Como fazer?-dsc03948.jpg  
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  • #51
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    (BFs, neca! Sai enviesado e não dá). Reparem que os nichos das velas nos GMs têm inclinação que favorece a drenagem. (BFs, neca!).
    Opaaaa discordo..
    eis a prova..

    Abç..
    Wilson
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Respiro no Distribuidor! Como fazer?-jeep_006_459.jpg  
    =======
    Wilson

  • #52

    Respiro no Distribuidor! Como fazer?

    Citação Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    Opaaaa discordo..
    eis a prova..

    Abç..
    Wilson
    Oba!!!... Era isso mesmo que eu tava querendo... imaginava um tipo de cardã ou engrenagem, mas nem sabia que existia. Onde achou? Claro, se não for secreto.
    Abç
    Alexandrino

  • #53

    Respiro no Distribuidor! Como fazer?

    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Antonio Luis, eu estava axando que podia ser carburador, em vez de distr...pq? bem, o jeep tava normal até eu chegar no lugar da brincadeira! Foi forçar ele nas inclinações, pisar fundo que ele começou a zuera! Se fosse condensação ele falhava desde qdo liguasse ele, nao? Será que pode ter afogado e ratiou? ontem cedo, um dia depois da brincadeira, liguei o jeep e ele normal de novo!!
    Outra coisa, a ultima trilha foi com muiiiiita chuva, lama, muitas travessias d rios! O jeep tava até indo bem, mas eu me empolguei e tentei fazer um pouco mais que os outros, e "levei ferro" (vejam na foto)!! Pois bem, depois que ele ficou inclinado, ele começou a ratiar!! Rodamos um bom tempo antes dele ratiar e tava andando q é uma maravilha! Então continuamos com ele ratiando! Depois de mais de 30 min. ratiando, o jeep voltou ao normal! Resolvemos pegar a BR para procurar um restaurante! Depois, decidimos voltar pela trilha mesmo, em vez de ser pela BR. Na volta, choveu mais ainda, passamos nos mesmos lugares e o Jeep normal...cheguei com ele em casa funcionando uma maravilha! Contei para o meca e ele disse que na hora do jeep inclinar dimais (foto), pode ter afogado, por isso ele ratiou!
    Q que vcs axam?? Pode ser tanto distribuidor, como carburador! Por isso estou falando dos dois aki!

    []'s ratiando
    Retiro o que disse: "BFs, neca! Sai enviesado e não dá" O CJ 60 já provou o contrário embora, no meu caso, não vá ajudar muito porque o motor que estou comprando é o do Itamaraty 3000 que tem o coletor limitando. Aí vou ter de colocar um cabeçote de Maveco.

    Lucas, não é do distribuidor. Se o seu carburador é Dfv, cheque os seguintes itens:

    1- Eixo da boia (pouco provável, mas possível) - este eixo tem de estar bem firme e solidário com a boia. Retire o eixo e dobre as duas extremidades e o centro da chapinha metálica da boia de modo que o eixo fique firme. Agora force o eixo no lugar e deixe bem centrado. Se você pega o eixo por uma das pontas e gira, a boia tem de vir junto. O movimento sobe-desce da boia é garantido pelas sedes do eixo nos cantos da cuba. Nas inclinações a boia frouxa pode vir a encostar na parede da cuba e o motor rateia.
    2- Se o seu filtro é a óleo, a causa mais provável é nível alto: a ventoinha borrifa a água para dentro do cofre. O carburador aspira essa água que se deposita no fundo do depósito elevando o nível. Nas inclinações o óleo passa para os cilindros umedece as velas e o motor falha. Depois de certo tempo tudo volta ao normal.
    Mas eu nem sei que motor e carburador você tem.
    Abçs
    Alexandrino

  • #54
    lucas, seu caso agora já virou carburador mesmo! regulagem altura da boia e ajuda um desborbulhador

  • #55
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    Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    Retiro o que disse: "BFs, neca! Sai enviesado e não dá" O CJ 60 já provou o contrário embora, no meu caso, não vá ajudar muito porque o motor que estou comprando é o do Itamaraty 3000 que tem o coletor limitando. Aí vou ter de colocar um cabeçote de Maveco.

    Lucas, não é do distribuidor. Se o seu carburador é Dfv, cheque os seguintes itens:

    1- Eixo da boia (pouco provável, mas possível) - este eixo tem de estar bem firme e solidário com a boia. Retire o eixo e dobre as duas extremidades e o centro da chapinha metálica da boia de modo que o eixo fique firme. Agora force o eixo no lugar e deixe bem centrado. Se você pega o eixo por uma das pontas e gira, a boia tem de vir junto. O movimento sobe-desce da boia é garantido pelas sedes do eixo nos cantos da cuba. Nas inclinações a boia frouxa pode vir a encostar na parede da cuba e o motor rateia.
    2- Se o seu filtro é a óleo, a causa mais provável é nível alto: a ventoinha borrifa a água para dentro do cofre. O carburador aspira essa água que se deposita no fundo do depósito elevando o nível. Nas inclinações o óleo passa para os cilindros umedece as velas e o motor falha. Depois de certo tempo tudo volta ao normal.
    Mas eu nem sei que motor e carburador você tem.
    Abçs
    Alexandrino
    Em princípio estava achando que era o distr., porém está existindo uma bela de uma coincidência! Pode ser o carb. e estou axando q é distr.

    Antonio Luis, tenho no JEEP o BF-161, com carburador DFV-228 original! A bóia é nova, tem uns 4 meses, ou 5, por aí!! Se tem folgas eu nao sei, mas tenho certeza que quando eu pego nas extremidades do eixo da boia e rodo, a boia nao roda junto!!! O eixo "gira em falso"! Isso é errado???
    A boia tem uma "certa folguinha" com o eixo, nao ficando 100% firme!
    Outra coisa, o fitro de ar era a oleo, mas agora coloquei um seco, do opala 4cc!!!
    Agora nao entendi essa parte sua que vc falo de ajustar a boia com o eixo, dobrando as pontas....fiquei meio confuso!!

    []'s com a boia frouxa
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  • #56
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    Citação Postado originalmente por m.vinicius Ver Post
    lucas, seu caso agora já virou carburador mesmo! regulagem altura da boia e ajuda um desborbulhador
    O desborbulhador ia ser colocado essa semana, antes da trilha d sábado! Mas vou deixar pra colocar na semana que vem, pois ta meio dificil d levar o jeep pro meca agora! E vou tentar resolver esse problema do eixo com a boia!!

    []'s
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  • #57
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    Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    Oba!!!... Era isso mesmo que eu tava querendo... imaginava um tipo de cardã ou engrenagem, mas nem sabia que existia. Onde achou? Claro, se não for secreto.
    Abç
    Alexandrino

    Segredo? claro q não, vmos compartilhar.. só q é o seguinte essa foto é de um amigo nosso aki do forum o Dr. Alexandre, eu perdi a "receita", nas minhas msgs privadas em resumo usava a cruzeta da direção do fiat 147 se nao me engano pra fazer e um bom torneiro pra fazer a peça, vou ver se consigo lembrar quem tbm tinha fabricado um na época.. com o distribuidor elevado da pra fazer uma panela mais econômica com tubos de pvc

    Abç.
    Wilson
    =======
    Wilson

  • #58
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    para isso tem que aumentar o eixo do distr, certo? como que aumenta?

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  • #59

    Respiro no Distribuidor! Como fazer?

    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    para isso tem que aumentar o eixo do distr, certo? como que aumenta?

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    Lucas, dê uma olhada no tópico "respiro no distribuidor" de agosto passado. Tem fotos ali e uma descrição. Aquilo é para Opalas... para BFs vamos estudar aquele do CJ 60. É mais complicado porque exige um cardã e uma tampa.
    Abraço
    Alexandrino

  • #60
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    OK!
    Como faço pra deixar a boia justinha com o eixo, sem folgas?

    []'ss
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