Olá pessoal das trilhas! Passei por aqui novamente e me chamou a atenção o assunto: fabricar um guincho a partir de uma talha manual.
Vou deixar minhas considerações sobre o assunto, para ajudar àqueles que tentarão realizar esta "façanha" :)
As talhas manuais nada mais são do que engrenagens que funcionam com o princípio da redução por polias. Hoje, no mercado nacional, existem talhas manuais que vão desde os 250kgs de içamento até as poucas 60 toneladas. Claro que não existe milagre: quanto mais pesado, maior será o "comprimento" à ser tracionado nas correntes.
As correntes utilizadas nas talhas são pesadas pelo próprio motivo de facilitar o içamento das cargas verticalmente. Porém, existem talhas que são equipadas com correntes em aço grau 8 que diminui um pouco seu peso.
Porém, um fator que acredito que inviabiliza este "projeto": custo. As talhas possuem um custo relativamente alto por causa das correntes, que não são correntes comuns. As correntes das talhas são correntes calibradas, ou seja, correntes que possuem exatamente todas suas medidas iguais elo por elo. Isso torna a fabricação da corrente mais custosa e consequentemente o preço final do produto também. Nem preciso dizer que as correntes grau 8 são 3/4x mais caras também né.
Como vi que o pessoal por aqui gosta de economizar, acredito então que este feito com as talhas manuais não seja o melhor caminho. Talvez fabricar a partir de redutores de elevador conforme comentaram acima possa ser um jeito viável, porém não posso opinar sobre ele.
Mas no fundo no fundo eu acredito que o jeito mais econômico é comprar um guincho que já foi desenvolvido para veículos. Sabem como é... o barato pode sair caro depois...
Bom, espero poder ter ajudado novamente com estas informações.
Um abraço aos colegas trilheiros!