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Hybrid View

  • #1

    Exclamation Ajuda com a nova suspensao




    Estou iniciando a reforma no meu CJ. Vou comecar pela suspensao já q a atual praticamente nao existe. o jeep esta duro, batendo seco em qualquer buraquinho.
    Li aqui no forum q eh bom trocar os feixes originais pelos da toyota. Quero fazer SPOA e minhas primeiras perguntas sao:

    1- Faço SPOA com as molas atuais (completamente arriadas) ou compro logo as molas da toy?

    2- Posso fazer eu mesmo o serviço com a ajuda de qualquer meca, ou é coisa pra especialista? (sou apenas curioso)

    3- Os amortecerdores da traseiros da Ranger vao servir?

    4- Gostaria de saber por ultimo onde compro esses feixes da toy aqui no Rio e o preço medio.

    desde ja agradeço...

  • #2
    E ai Odir, tudo bem?

    Larga mao dessas molas arriadas e compra as molas da toyota, tem o kit pronto na TT4, www.tt4.com.br, fala com o Afonso que o cara e gente boa e entende de adaptacao.
    O servico pra mudar a suspensao pra cima do eixo (SPOA) e simples, porem voce vai precisar de alguns equipamentos que nao temos em casa, pois vai ter que mudar os suporte das molas da parte de baixo do eixo para cima, ou fazer suportes novos, esse servico nao e muito caro e em um dia pode ser feito.
    Os amortecedores mais usados sao esses, da ranger 98 traseiro.
    Vou instalar esse kit no meu CJ tambem, comprei mas nao chegou ainda, acho que essa semana ta aqui.

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    pcervieri
    1 dia de serviço é pouco até pra mim que sempre faço esse tipo de adaptação...

    Odir:
    1 - faça o serviço somente quando tiver o kit de feixes novos.

    2 - se o mecanico tiver alguma experiencia com adaptações tudo bem e vc pode auxiliar o cara com as dicas que temos aqui no fórum. Se tiver afim de fazer um bom serviço leia os tópicos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=17263

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=21231

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=17686

    3 - sim, não tenha dúvidas.

    4 - procura o Sergio Rocha aqui no fórum ele mora em niterói é jipeiro e representante da tt4 no RJ.

    []'s e boa sorte.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    pcervieri
    1 dia de serviço é pouco até pra mim que sempre faço esse tipo de adaptação...

    Falei que faz em um dia pois o pessol fez na minha F75 em um dia, mas eu nao acompanhei, somente deixei o jeep la de manha e peguei no final da tarde.
    Acredito que alguem que mexa com suspensoes ou entenda de adaptacoes e tenha o equipamento necessario faca em um dia. No meu nao foram utilizados os suportes antigos das molas (nem retirados), foram feitos novos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuda com a nova suspensao-spoa.jpg  

  • #5
    Obrigado mesmo pela atencao de vcs. Nem sei como agradecer! Grande abraço!

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por pcervieri Ver Post
    ...O servico pra mudar a suspensao pra cima do eixo (SPOA) e simples .....

    no eixo traseiro : verdade, em 1 dia vc faz isso.

    no eixo dianteiro: mentira, leva 1 semana de complicações, começando pelos munhões.

    de qualquer forma, é coisa de especialista.

    Não é como trocar velas
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    no eixo traseiro : verdade, em 1 dia vc faz isso.

    no eixo dianteiro: mentira, leva 1 semana de complicações, começando pelos munhões.

    de qualquer forma, é coisa de especialista.

    Não é como trocar velas
    Cada vez que eu vejo alguem dizer que spoa é fácil de fazer, eu tenho certeza de que é mais um que não tem a menor ideia do que são as complicações com caster,bumpsteer(será q escreve assim ?),body roll , angulos dos cardans etc etc etc

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #8
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Cada vez que eu vejo alguem dizer que spoa é fácil de fazer, eu tenho certeza de que é mais um que não tem a menor ideia do que são as complicações com caster,bumpsteer(será q escreve assim ?),body roll , angulos dos cardans etc etc etc

    []´
    POr isso que estou melhorando a minha, porém mantem spua.

    []s


    Peleje

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Vc se queimou quando falou que era simples

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  • #10
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Cada vez que eu vejo alguem dizer que spoa é fácil de fazer, eu tenho certeza de que é mais um que não tem a menor ideia do que são as complicações com caster,bumpsteer(será q escreve assim ?),body roll , angulos dos cardans etc etc etc

    []´
    E ai Sergio, blz??

    Quais sao as complicacoes que tem que ser olhadas??\
    Nao entendo nada de SPOA (muito menos o mecanico), apenas coloquei os eixos por cima e nao precisou fazer mais nada, inclusive os munhoes estao na mesma posicao e o carda tambem.

    Posso ter alguma complicacao por nao ter mexido nessa parte???
    O que devo fazer para melhorar??

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    nooooosssssssaaaaa !

    outra bomba ambulante !

    ainda terá que ser disponibilizado um manual de como fazer SOA aqui.

    senão vai ter toda semana este tipo de quetionamento.

    todo mes um mecanico superes peixe-i-alixado vai ganhar em cima de outro inocente.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #12
    Lembrando q esse topico nao eh somente sobre SPOA e sim sobre um conjunto eficiente para o meu cj5. Lendo os topicos encontramos muita divergencia sobre o mesmo assunto, muitos termos tecnicos e quem nao tem experiencia nao consegue visualizar o q esta sendo dito. Acredito q esse manual seja viavel sim e muito pertinente. Dependeria apenas da boa vontade de algum de vcs para organizar o q ja foi dito e complementar com fotos. Se alguem quiser me mandar textos e imagens posso criar um pdf. posso até ilustrar se quiser. Se ninguem fizer, qdo terminar a minha suspensao vou criar o manual com as minhas proprias experiencias e postar aqui para quem quiser ver.

    Gostaria só q vcs lembrassem de qdo começaram com seus carros e as dificuldades pelas quais passaram. Sem ajuda sei q posso me fuder no caminho, me estressar, me dar mal e gastar muito dinheiro. mesmo sozinho nao vou desistir.

    E se a bomba explodir, Leopoldo, cuidado pra nao estar ao lado ...

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