Ontem eu fui a um posto para trocar o óleo. O frentista sugeriu trocar também o filtro, no que concordei. Após o óleo do motor escorrer, ele retirou o filtro, deixando o óleo sujo que estava acumulado nele escorrer e ficar dentro do suporte, como se achasse que ele iria escorrer por dentro do motor e escorrer até o carter e finalmente sair pelo bujão. Como isso não aconteceu, ele o aspirou precariamente com uma mangueira, deixando um resíduo no final (cerca de 1cm de óleo, que eu percebi estar bastante sujo ("o suco está no fundo"). Achou melhor eixar o anel de borracha do filtro anterior, colocou a tampa e segui viagem . Quando parei para abastecer, cerca de 80 km depois, constatei que o motor estava todo melado de óleo, que espirrava pela laterais da tampa do filtro. Nesse outro posto, um mecânico trocou o anel de borracha, procurou centralizar a tampa do suporte do filtro (como se chama???) e apertou firma mas cuidadosamente o parafuso. Ligamos o motor e o óleo, em quantidade menor porém com mais pressão, voltava a espirrar. Percebíamos que a pressão esra enorme no interior do suporte. Após mais alguns ajustes e apertos, conseguimos uma melhora mas o problema não foi eliminado. Como minha viagem era longa (290 km), no final dela o óleo já estava baixo, tendo vazado cerca de 1 litro.
Minhas dúvidas: será que o resíduo do óleo velho, acumulado no filtro, escorreu e provocou algum entupimento, causando aumento da pressão no suporte? ao trocar o óleo, como se deve retirar o filtro anterior e o óleo velho, principalmente sua porção mais suja que suponho ficar no filtro, sem risco de que ela volte para o motor/mangueiras? No suporte, o óleo chega pelo flexível de baixo ou pelo de cima?
Um abraço e aguardo as orientações dos amigos.
Em tempo: a viagem foi realizada em uma velocidade de 60 a 80km, dependendo das condições do asfalto, e o consumo foi de 5mk/l. BF161, câmbio 3m original. Pneus 255-75-15 Firestone FSR (quase carecas).