x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Hybrid View

Angry BF 161 - Substituição do Filtro de Óleo

Ontem eu fui a um posto para trocar o óleo. O frentista sugeriu trocar também o filtro, no que concordei. Após o óleo do motor escorrer, ele retirou o filtro, deixando o óleo sujo que estava acumulado nele escorrer e ficar dentro do suporte, como se achasse que ele iria escorrer por dentro do motor e escorrer até o carter e finalmente sair pelo bujão. Como isso não aconteceu, ele o aspirou precariamente com uma mangueira, deixando um resíduo no final (cerca de 1cm de óleo, que eu percebi estar bastante sujo ("o suco está no fundo"). Achou melhor eixar o anel de borracha do filtro anterior, colocou a tampa e segui viagem . Quando parei para abastecer, cerca de 80 km depois, constatei que o motor estava todo melado de óleo, que espirrava pela laterais da tampa do filtro. Nesse outro posto, um mecânico trocou o anel de borracha, procurou centralizar a tampa do suporte do filtro (como se chama???) e apertou firma mas cuidadosamente o parafuso. Ligamos o motor e o óleo, em quantidade menor porém com mais pressão, voltava a espirrar. Percebíamos que a pressão esra enorme no interior do suporte. Após mais alguns ajustes e apertos, conseguimos uma melhora mas o problema não foi eliminado. Como minha viagem era longa (290 km), no final dela o óleo já estava baixo, tendo vazado cerca de 1 litro.
    Minhas dúvidas: será que o resíduo do óleo velho, acumulado no filtro, escorreu e provocou algum entupimento, causando aumento da pressão no suporte? ao trocar o óleo, como se deve retirar o filtro anterior e o óleo velho, principalmente sua porção mais suja que suponho ficar no filtro, sem risco de que ela volte para o motor/mangueiras? No suporte, o óleo chega pelo flexível de baixo ou pelo de cima?
    Um abraço e aguardo as orientações dos amigos.

Em tempo: a viagem foi realizada em uma velocidade de 60 a 80km, dependendo das condições do asfalto, e o consumo foi de 5mk/l. BF161, câmbio 3m original. Pneus 255-75-15 Firestone FSR (quase carecas).

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Sem inspecionar o conjunto do filtro fica difícil concluir mas :

O óleo/sujeira que acumula lá em baixo:

É normal formar uma borra quase plástica ... meio borrachenta .... e isso não atrapalha o desempenho do fitro, uma vez que tem o pezinho lá em baixo que evita o filtro ficar empoçado na borra.

O filtro de óleo do BF funciona no sistema denominado PARCIAL, um pouco diferente dos outros motores onde o óleo todo passa pela filtragem antes de circular por dentro da canaletas.

Não é tão eficiente como o segundo método mas serve.

Para que o sistema funcione, existe uma entrada (que vem de um niple conectado à canaleta de óleo que também alimenta os mancais) e uma saída, que jateia óleo filtrado na engrenagem de comando (tampa da frente)

A pressão no sistema é por volta de 40 psi com o motor frio e por volta de 20 psi com o motor em funcionamento na marcha lenta.

O seu sistema é composto de 2 mangueiras, uma carcaça presa ao suporte e que está aparafusada nos parafusos do próprio cabeçote e uma tampa.

A tampa também é uma válvula pois é por isso que tem a molinha lá e o parafuso tem um anel de vedação de cobre ou alumínium.

Pra que serve a molinha? se o filtro, entope, o filtro se move para cima ... contra a moliaha .... e o óleo continua passando pelos furinhos na haste da carcaça, mas sem filtrar.

No fundo da carcaça tem um suporte, um pézinho, que posiciona o filtro.

Na tampa, tem uma junta de polímero.

Ao apertar o parafuso/arruela de vedação, sem estourar a carcaça, a pressão mecanica tem de ser suficiente para vedar, presionando tanto a arruela como o polímero.

Se vaza justamente por aí, ou:

1- a junta tem defeito
    2- a tampa está empenada
    3- tem outra junta esquecida lá
    4- a carcaça trincou
    5 - a tampa tricou
    6- tem uma mossa (amassamento) ou na carcaça ou na tampa, justamente onde há a interface carcaça/tampa

Tudo isso pode ser verificado com uma cuidadosa inspeção visual ... detalhada.

Outra coisa a ser inspecionada é a linha de retorno.

Remova a mangueira da carcaça .... para isso vc terá que remover a carcaça do filtro e para isso, tem de soltar os parafusos laterais que apertam o suporte .... ! não são os parafusos do cabeçote !

depois, remova a mangueira da tampa frontal.

Com ela na mão, force ar comprimido e veja se não está entupida.

Agora, teste a carcaça.

Remova a tampa com a mola, a junta , o filtro o pézinho e o óleo.

Force ar comprimido no encaixe da mangueira de retorno e veja se não há entupimento.

Lave tudo com querozene ou gasolina.

Monte tudo de novo.

OBS:

1- caso vc não tenha junta nova, experimente montá-la ao contrário do que estava.
    2- cuidado ao apertar o parafuso para não romper a haste(torre) central da carcaça
    Boa sorte.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Valeu, Leopoldo,

Vou verificar conforme suas orientações. Como sempre, você superou nossas expectativas. Obrigado mesmo.

Um abraço.

Alexandre

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Acertar aquela borrachinha que vem com o filtro é um exercício de paciência.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Nas minhas trocas observei que quando vaza, a tendencia é apretar o parafuso, ai, corta de vez o anel de vedação e ai vaza mais ainda.

Meu BF ta sem o filtro de oleo tem algum problema??

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Já que. ressuscitaram o Topico.....
    Tem como na bomba de óleo original do motor BF. (bomba pequena). tirando a tampa e por ali fazer conexão de tubos, para um filtro, tal qual no motor do Bf 184 (maverick) para adaptar um filtro de passagem total??? alguém já fez??????
    Se olhar a bomba de óleo do motor BF Maverick. e comparar com a bomba pequena não deve ser dificil de fazer.

Vamos ver se tem quem se habilita para tal ideia.

Um abraço.

Usuário
    Entrada
    21/08/2011
    Local
    São Paulo/SP
    -img00057.jpg
    No meu fiz assim, ficou muito bom

Citação Postado originalmente por Rodrigo Mello Ver Post
    No meu fiz assim, ficou muito bom
    Rodrigo, você teria como dar mais informaçoes sobre sua instalaçao ? Fiquei interessado ja que no meu BF o filtro foi simplesmente retirado e funciona sem !!
    Vlw

EDITADO : Achei tudo que precisava ALI (Filtro de oleo CJ5 parte II)

Usuário Avatar de Willys51or
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Pessoal, achei uma flange que usa filtro do passat moto AP. Ela não tem restrição de fluxo, seria bom colocar ?
    -flange-frente.jpg
    Vou instalar no motor do CJ3.
    TR4 4x4 2010 (só alegria)
    CJ5 1964 AP 1.8 (Pé de bode)
    CJ3-A 1951 ( Vozão)

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Boa tarde prezado ! o problema é que se o sistema novo for mais livre que o antigo ( original ), provoca queda de pressão, assim que for possível vou usar mangueiras mais finas no meu CJ64, apesar que hoje contornei o problema conforme você deve ter visto no outro tópico, só não mexi ainda porque estou substituindo meu alternador e em breve vou postar as dificuldades que tive, e também porque continuo procurando um lugar melhor para colocar o filtro e liberar o lugar original para colocar um filtro de ar decente, um abraço !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto-0030.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 18/03/2010, 14:31
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17