x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Hybrid View

  • #1

    Angry BF 161 - Substituição do Filtro de Óleo




    Ontem eu fui a um posto para trocar o óleo. O frentista sugeriu trocar também o filtro, no que concordei. Após o óleo do motor escorrer, ele retirou o filtro, deixando o óleo sujo que estava acumulado nele escorrer e ficar dentro do suporte, como se achasse que ele iria escorrer por dentro do motor e escorrer até o carter e finalmente sair pelo bujão. Como isso não aconteceu, ele o aspirou precariamente com uma mangueira, deixando um resíduo no final (cerca de 1cm de óleo, que eu percebi estar bastante sujo ("o suco está no fundo"). Achou melhor eixar o anel de borracha do filtro anterior, colocou a tampa e segui viagem . Quando parei para abastecer, cerca de 80 km depois, constatei que o motor estava todo melado de óleo, que espirrava pela laterais da tampa do filtro. Nesse outro posto, um mecânico trocou o anel de borracha, procurou centralizar a tampa do suporte do filtro (como se chama???) e apertou firma mas cuidadosamente o parafuso. Ligamos o motor e o óleo, em quantidade menor porém com mais pressão, voltava a espirrar. Percebíamos que a pressão esra enorme no interior do suporte. Após mais alguns ajustes e apertos, conseguimos uma melhora mas o problema não foi eliminado. Como minha viagem era longa (290 km), no final dela o óleo já estava baixo, tendo vazado cerca de 1 litro.
    Minhas dúvidas: será que o resíduo do óleo velho, acumulado no filtro, escorreu e provocou algum entupimento, causando aumento da pressão no suporte? ao trocar o óleo, como se deve retirar o filtro anterior e o óleo velho, principalmente sua porção mais suja que suponho ficar no filtro, sem risco de que ela volte para o motor/mangueiras? No suporte, o óleo chega pelo flexível de baixo ou pelo de cima?
    Um abraço e aguardo as orientações dos amigos.

    Em tempo: a viagem foi realizada em uma velocidade de 60 a 80km, dependendo das condições do asfalto, e o consumo foi de 5mk/l. BF161, câmbio 3m original. Pneus 255-75-15 Firestone FSR (quase carecas).

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    Sem inspecionar o conjunto do filtro fica difícil concluir mas :

    O óleo/sujeira que acumula lá em baixo:

    É normal formar uma borra quase plástica ... meio borrachenta .... e isso não atrapalha o desempenho do fitro, uma vez que tem o pezinho lá em baixo que evita o filtro ficar empoçado na borra.

    O filtro de óleo do BF funciona no sistema denominado PARCIAL, um pouco diferente dos outros motores onde o óleo todo passa pela filtragem antes de circular por dentro da canaletas.

    Não é tão eficiente como o segundo método mas serve.

    Para que o sistema funcione, existe uma entrada (que vem de um niple conectado à canaleta de óleo que também alimenta os mancais) e uma saída, que jateia óleo filtrado na engrenagem de comando (tampa da frente)

    A pressão no sistema é por volta de 40 psi com o motor frio e por volta de 20 psi com o motor em funcionamento na marcha lenta.

    O seu sistema é composto de 2 mangueiras, uma carcaça presa ao suporte e que está aparafusada nos parafusos do próprio cabeçote e uma tampa.

    A tampa também é uma válvula pois é por isso que tem a molinha lá e o parafuso tem um anel de vedação de cobre ou alumínium.

    Pra que serve a molinha? se o filtro, entope, o filtro se move para cima ... contra a moliaha .... e o óleo continua passando pelos furinhos na haste da carcaça, mas sem filtrar.

    No fundo da carcaça tem um suporte, um pézinho, que posiciona o filtro.

    Na tampa, tem uma junta de polímero.

    Ao apertar o parafuso/arruela de vedação, sem estourar a carcaça, a pressão mecanica tem de ser suficiente para vedar, presionando tanto a arruela como o polímero.

    Se vaza justamente por aí, ou:

    1- a junta tem defeito
    2- a tampa está empenada
    3- tem outra junta esquecida lá
    4- a carcaça trincou
    5 - a tampa tricou
    6- tem uma mossa (amassamento) ou na carcaça ou na tampa, justamente onde há a interface carcaça/tampa

    Tudo isso pode ser verificado com uma cuidadosa inspeção visual ... detalhada.

    Outra coisa a ser inspecionada é a linha de retorno.

    Remova a mangueira da carcaça .... para isso vc terá que remover a carcaça do filtro e para isso, tem de soltar os parafusos laterais que apertam o suporte .... ! não são os parafusos do cabeçote !

    depois, remova a mangueira da tampa frontal.

    Com ela na mão, force ar comprimido e veja se não está entupida.

    Agora, teste a carcaça.

    Remova a tampa com a mola, a junta , o filtro o pézinho e o óleo.

    Force ar comprimido no encaixe da mangueira de retorno e veja se não há entupimento.

    Lave tudo com querozene ou gasolina.

    Monte tudo de novo.

    OBS:

    1- caso vc não tenha junta nova, experimente montá-la ao contrário do que estava.
    2- cuidado ao apertar o parafuso para não romper a haste(torre) central da carcaça
    Boa sorte.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Valeu, Leopoldo,

    Vou verificar conforme suas orientações. Como sempre, você superou nossas expectativas. Obrigado mesmo.

    Um abraço.

    Alexandre

  • #4
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Acertar aquela borrachinha que vem com o filtro é um exercício de paciência.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Nas minhas trocas observei que quando vaza, a tendencia é apretar o parafuso, ai, corta de vez o anel de vedação e ai vaza mais ainda.

  • #6
    Meu BF ta sem o filtro de oleo tem algum problema??

  • #7

  • #8
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    Já que. ressuscitaram o Topico.....
    Tem como na bomba de óleo original do motor BF. (bomba pequena). tirando a tampa e por ali fazer conexão de tubos, para um filtro, tal qual no motor do Bf 184 (maverick) para adaptar um filtro de passagem total??? alguém já fez??????
    Se olhar a bomba de óleo do motor BF Maverick. e comparar com a bomba pequena não deve ser dificil de fazer.

    Vamos ver se tem quem se habilita para tal ideia.

    Um abraço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/08/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    58
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    -img00057.jpg
    No meu fiz assim, ficou muito bom

  • #10
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Mello Ver Post
    No meu fiz assim, ficou muito bom
    Rodrigo, você teria como dar mais informaçoes sobre sua instalaçao ? Fiquei interessado ja que no meu BF o filtro foi simplesmente retirado e funciona sem !!
    Vlw

    EDITADO : Achei tudo que precisava ALI (Filtro de oleo CJ5 parte II)

  • #11
    Usuário Avatar de Willys51or
    Entrada
    04/11/2007
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    48
    Posts
    338
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, achei uma flange que usa filtro do passat moto AP. Ela não tem restrição de fluxo, seria bom colocar ?
    -flange-frente.jpg
    Vou instalar no motor do CJ3.
    TR4 4x4 2010 (só alegria)
    CJ5 1964 AP 1.8 (Pé de bode)
    CJ3-A 1951 ( Vozão)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    Boa tarde prezado ! o problema é que se o sistema novo for mais livre que o antigo ( original ), provoca queda de pressão, assim que for possível vou usar mangueiras mais finas no meu CJ64, apesar que hoje contornei o problema conforme você deve ter visto no outro tópico, só não mexi ainda porque estou substituindo meu alternador e em breve vou postar as dificuldades que tive, e também porque continuo procurando um lugar melhor para colocar o filtro e liberar o lugar original para colocar um filtro de ar decente, um abraço !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto-0030.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 18/03/2010, 14:31
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade