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  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Cruzeta do munhão x Homocinética




    E aí pessoal

    Alguém já viu falar em usar ou usa homocinética no lugar da cruzeta do munhão no CJ .

    Ouvi dizer que aqui perto tem uma empresa que fabrica carreta agrícola e usam as homocinéticas do gol, não sei se é verdade , vou verificar, parece que o semi eixo adaptado já vem pronto tb não sei daonde .

    Até então achava que era lenda, quando hoje em conversa com um amigo, que tem um CJ 74, ele me disse que quebrou uma homocinética, isso mesmo, ele foi verificar e tinha a tal da homocinética de um lado e cruzeta de outro.

    Lembro que noutro tópico bem antigo, o Monge, se não me falha a memória, levantava a possibilidade de usar esta adaptação já que tinha quebrado 3 cruzetas até então.

    Será que a tal homocinética é mais resistente que a cruzeta . E será que é uma boa essa adaptação

    Um abração
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  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    alguns amigos aki já comentaram num tópico sobre instalação de homocinética nos cardãns informando que as homocinéticas são mais resistente q as cruzetas(quem não aguenta são as coifas).

    bom, mas sobre caso citado aqui eu já vi em alguns cj3 ORIGINAIS homocinéticas no munhão.

    meu cj5 está com munhões de toyota band adaptado nas carcaças dana44 utilizo nele as homocinéticas da toyota que são bem robustas, já utilizei antes quando a carcaça dana era original, tinha apenas que fazer um retrabalho no torno pra homocinética(toyota) não raspar dentro da carcaça do munhão(dana) quando fazia curvas, nada que fragilizasse a peça.

    Resumindo, se é melhor ou pior não dá pra perceber, mas pela robustez do conjunto apresenta ser beeem mais resistente do que aquela cruzetinha...
    8)
    []'s (sempre adaptados)

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    fala Alexandre , penso o mesmo que o RR , só não colocaria homocinética pela fragilidade da coifa , apesar de não ser tão bom exemp. os Hummers usam homocinética , só que são coifas saradas , pela informação que tive , ainda não cheguei perto de um pra tirar a dúvida , Marrua tbm vai ser montado com homocinética ...

    []s...
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  • #4
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Beleza pessoal

    Se a homocinética vai dentro do munhão, tudo cheio de graxa, será que precisa coifa . Elmer, vc usa coifa?
    Vou ver se descubro como fazem na empresa que citei (se é que fazem mesmo ).
    Um abração
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  • #5
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    Não amigos, não uso coifa, apenas citei as coifas no caso de a homocinética ser instalada no cardân.

    Agora tem alguns diferenciais onde o munhão é aberto, tipo nos engesa ou no wrangler, aí nesse caso acho que pra usar homocinética teria sim que usar uma coifa pois nesses tipos de munhão aberto a homocinética ficaria exposta.
    Qualquer dúvida, pergunte novamente
    8)
    []'s esclarecedores.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    homocinéticas

    EU uso as homocinéticas da toyota.

    só que o trabalho de colocá-las lá é o cão.

    tem que fabricar semi-eixo e espaçador de manga.

    deve sair por volta de uns 2.000,00 para fazer um kit, +-.

  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Boa Leopoldo

    Tu acha que a homocinética é melhor que cruzeta para ser usada no munhão dos CJ .
    Mesmo sendo díficil e caro tu recomendaria esta adaptação . Como é +/- o trabalho que tem que fazer no semi eixo .

    Nesta empresa que citei antes, parece que os semi eixos vem pronto de algum lugar, esta semana vou tentar descobrir e ver se consigo umas fotinhos .
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  • #8
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    Re: homocinéticas

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    EU uso as homocinéticas da toyota.

    só que o trabalho de colocá-las lá é o cão.

    tem que fabricar semi-eixo e espaçador de manga.

    deve sair por volta de uns 2.000,00 para fazer um kit, +-.
    2000 po um kit?

    De qual Toyota é esta homocinetica? Da Band?

    Se são, não compensaria trocar os eixos por completo?

    Além de aumentar a resistencia do conjunto, muda algo no quanto vc pode virar o pneu?

    []'s chocados

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    toyota

    No meu caso, como já tinha desenvolvido freio a disco e o novo projeto do eixo do meu CJ não compensava usar eixo de toyota, afinal teria que trocar tudo....disco, pinça, roda livre, jogo de rodas, etc......

    No caso do esterçamento, é praticamente igual.

    Assim, apenas fabriquei os suportes da homocinética e os semi-eixos para aguentar o V8, que faz os semi eixos dianteiros originais do jeep virar farinha.

    Lembrem que no meu CJ, uso um eixo dianteiro na traseira, para o esterçamento !

    Sem dúvida alguma, a homocinética da BAND é muito mais resistente que
    a cruzeta sem vergonha (garfo inclusive) do jeep.

    Só que o trabalho de adaptação só compensa num projeto complicado como o meu.

    Agora, para vocês, se o problema é resistência mecânica, aconselho a colocar o eixo inteiro da toyota(BAND) e os dois, lógico. Só atentem que não há as opções de coroa-pinhão como tem no DANA 44.

    Só prestem a atenção no seguinte detalhe:

    cruzeta ou homocinética, só sobrevivem se não houver excesso de torque com as mesmas esterçadas, ou seja, quando forem fazer fora de estrada e o jeep está atolado, não se pode afundar o pé no acelerador, principalmente na reduzida se a roda estiver esterçada.

    Quanto mais esterçamento na roda mais fácil das mesmas irem para o espaço.

    E no meu caso, eu desenvolví meu próprio kit. Como?

    1-faça um desenho em corte completo do eixo DANA 44, com precisão de 0,5 mm, nas 3 vistas, em escala 1:1, com todos os detalhes.....desde a roda livre até a coroa/pinhão, caixa do diferencial, inclusive as carcaças de munhão interno e externo. Encontre todos as eixos x,y,z das peças e seus ângulos de trabalho. Inclusive do semiéixo e das cruzetinhas.
    2-faça o mesmo só com a homocinética da BAND, mas detalhado. Desmonte uma e desenhe peça por peça.
    3-sobreponha os desenhos e encontre o centro de giro da homocinética que teria de ser o mesmo das cruzetas.
    4-naturalmente, o cubo dianteiro ficará mais para fora.
    5-um fator que ajuda nesta adaptação é que a flange brochada da BAND é igual à do CJ, a menos das estrias, assim, uso a roda livre do CJ, mas o cubo interno da BAND.
    5-agora desenhe um suporte da bucha de bronze fosforoso da homocinética, que também poderá ser o suporte da pinça.
    6- agora você tem como calcular o comprimento dos semi-eixos.
    7-agora é só detalhar as peças, escolher os materiais e partir para o torneamento, frezagem, têmpera, revenimento, etc.....etc.....etc.....

    Simples, mas dá trabalho; principalmente para fazer os desenhos das peças.

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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  • #11
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Um dia chego lá.(daki a 5000 anos)
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #12
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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