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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Re: cruzeta




    Citação Postado originalmente por leovalle
    Sandro, vc optaria por trocar por homocinéticas? sim/não, Pq?

    []'s
    Se eu tivesse um D44 nacional trocaria as cruzetas pelas grandes se fosse usar pneu ate 38", acima disso não gastaria para juntar para um 60.
    Homocineticas não me agradam.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Re: quebra

    Citação Postado originalmente por leo valle
    Explica aí essa frase, pq boiei? Isso é uma pergunta, uma crítica ou o que?
    É uma pergunta para chegar à uma explicação técnica, baseado na sua afirmação de que tinha colocado blocante e tinha moido peças.

    É que existe uma má interpretação generalizada sobre os efeitos na transmissão por um jeep com blocante.

    Embora o auto-blocante seja uma necessidade na aplicação off road, como todo equipamento quando não usado de acordo com as limitações que impõe à máquina, alguma coisa vai para o espaço e isso nã está escrito no manual.

    Um jeep com auto blocante tem mais chances de moer um semi-eixo ou até quebrar um diferencial, quando comparado com um equipado com o diferencial normal.

    E isso é por um simples motivo: sobrecarga da tensão de torção no eixo.

    Num jeep blocado, o blocante distribui a torção em 2 semi-eixos ao mesmo tempo, porém, num fora de estrada, quando as rodas podem sair do chão, tudo bem que o jeep não atole, afinal o blocante está lá para isso,
    mas......
    e esse é o segredo, toda vez que uma roda sai no ar ou perde aderência, um lado, ou melhor, uma planetária e consequentemente um semi-eixo leva a carga de 2 semi eixos.

    Isso não acontece no diferencial normal, pois uma roda patina e a outra para. na reduzida a situação piora com a redução multiplicada pelos 2,46 do jeep.

    Então, é normal esperar que num jeep com blocante seja possível quebrar, por exemplo, um semi-eixo, coisa que não acontecia quando o mesmo jeep tinha diferncial normal.

    A sua atitude de aliviar o pé, sem que você talvez não soubesse o real motivo, acabou sendo acertada e é isso mesmo que deve ser feito.

    Num jeep blocado, todo o cuidado é pouco, não só numa estrada para não perder o controle, mas para também não perder o "controle" e fincar o pé e moer o jeep.

    Parabéns pela intuição. Aproveito então para encorajar os outros, que não tem o mesmo bom senso a tirar a sua experiência como lição.

    Preservar a máquina para não quebrar o bolso e a cara.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3

    Re: quebra

    Leopoldo,

    Mais uma vez acho que você não entendeu minhas observações.

    O caso não é de intuição, mas de experiência. Suas colocações são pertinentes e chegam a ser óbias suas explicações.

    Mas se você obsevar bem o que escrevi verá que em momento algum afirmei que blocante quebra carro. O que quebra carro é fadiga, ânsia e na maioria das vezes burrice.

    Discordo quando vc diz que o carro bloqueado tem mais chance de moer qualquer coisa, seja por que pretexto for. A sobrecarga existe por um simples motivo: VAIDADE E MEDO DE SER SACANEADO. No meu caso uso uma ferramenta que substitui essa palavra e se chama guincho.

    Você mostra ter um ótimo conhecimento técnico.

    Sem falsa modéstia possuo conhecimento prático. Visite:

    http://www.radicaloffroadclube.com.br/
    http://www.radicaloffroadclube.com.b...rance05pos.htm
    http://www.jipeirosanonimos.com.br/0...03leovalle.htm
    http://www.jipeirosanonimos.com.br/1...ques/15d03.htm

    []'s aguardando você na Super do Trial de SP
    Leo Valle
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  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Diferencial.

    Bom, muito obrigado pelo elogio Leo, mas:

    O que eu disse acima é verdade, infelizmente.

    Somente os diferenciais tipo DESBLOCANTES, como os de discos de atrito , como os POWERLOCK e TRACKLOCK não sobre carregam os semi-eixos.

    Todos os outros, como arb, no-spin, truetrack , etc.....sobre-carregam.

    Mas esse não é o intuito desse tópico.

    É só um lembrete.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Leopoldo , penso o mesmo , os de disco tipo Cheroka , tudo bem , mas esses que bloqueiam 100% forçam todo o cjto desde o motor até a pta de eixo ...
    Os carros de arrancada que bloqueiam 100% e reforçam pinhão , homocinéticas ... acabam entortando biela pq todo o esforço acaba sendo transferido ao virabrequim , daí se tira uma idéia do esforço feito ...
    A habilidade do piloto conta muito , mas que tem muito mais esforço com bloqueio 100% não tenho dúvida , principalmente um cjto muito rodado ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6

    Re: Diferencial.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Bom, muito obrigado pelo elogio Leo, mas:

    O que eu disse acima é verdade, infelizmente.
    Somente os diferenciais tipo DESBLOCANTES, como os de discos de atrito , como os POWERLOCK e TRACKLOCK não sobre carregam os semi-eixos.
    Todos os outros, como arb, no-spin, truetrack , etc.....sobre-carregam.
    Mas esse não é o intuito desse tópico.
    É só um lembrete.
    Mais uma vez reforço que vc tem conhecimento técnico e que está correto nas observações. Quando digo que não quebra, não estou dizendo que não força, pois isso é óbvio.

    tentando ser mais claro, o que tenho por experiência é que com os bloqueios, os obstáculos tornam-se mais transponíveis e isso faz com que não se precise fincar o pé no fundo pra passar na marra.

    Portanto com certeza é mais fácil quebrar fincando o pé num carro sem bloqueio, do que quebrar passando na maciota usando o bloqueio. Claro que tudo o que sempre escrevo estou pensando em trilhas e obstáculos de alto grau de dificuldade, onde os não bloqueados tem pouca possibilidade de transpor.

    Ufa. espero que dessa vez tenha sido claro.

    []'s
    Leo Valle
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  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    claridade

    claro como uma supernova !

    voltemos então ao dilema das cruzetas ou o autor do tema não volta mais.
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  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Re: Cruzeta do munhão x Homocinética

    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    E aí pessoal

    Alguém já viu falar em usar ou usa homocinética no lugar da cruzeta do munhão no CJ .

    Ouvi dizer que aqui perto tem uma empresa que fabrica carreta agrícola e usam as homocinéticas do gol, não sei se é verdade , vou verificar, parece que o semi eixo adaptado já vem pronto tb não sei daonde .

    Até então achava que era lenda, quando hoje em conversa com um amigo, que tem um CJ 74, ele me disse que quebrou uma homocinética, isso mesmo, ele foi verificar e tinha a tal da homocinética de um lado e cruzeta de outro.

    Lembro que noutro tópico bem antigo, o Monge, se não me falha a memória, levantava a possibilidade de usar esta adaptação já que tinha quebrado 3 cruzetas até então.

    Será que a tal homocinética é mais resistente que a cruzeta . E será que é uma boa essa adaptação

    Um abração

    Pessoal

    Ainda lembram o assunto desse tópico..................................

    Pois é, como fiquei de investigar bem como era essa história de homocinética no lugar da cruzeta, fui na tal fábrica de Carretas Agrícolas hoje e é o seguinte:
    - Eles, por falta de cruzetas de boa qualidade atualmente no mercado resolveram fazer o sistema com a homocinética do gol;
    - Eles fazem um novo semi eixo a partir de uma barra de aço com uma das pontas torneada e frezada para o encaixe pra homocinética;
    - segundo o dono , já fizeram mais de 200 conjuntos e aplicaram em suas carretas agricolas, que é uma espécie de veiculo tracionado que substitui o trator para serviços mais leves como colheita de frutas e etc
    - desses 200 (400 semi eixos) somente 2 quebraram
    - Ele me disse que poderia perfeitamente ser usadas em todos modelos de Jeeps, canela fina ou grossa, Rural e F75, mesmo que em condições severas como nossas trilhas;
    Aí vai as fotos do conjunto.

    um abração
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -homocin_tica_005.jpg   -homocin_tica_004.jpg  
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #9
    Alexandre,

    Cara, sentí um frio na espinha. aquela estria levou calor, em provavelmente uma têmpera "maçarico banho de óleo".

    Não sentí firmeza, mas se alguém puder ser corajoso e tentar ser a cobaia, pode ser

    []'s
    Leo Valle
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  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Putz

    Falto dizer que qualquer dúvida do pessoal o dono (Sr Gilberto) tá disposto a responder:

    Industrial Margil Ltda
    Dono: Gilberto Martini
    Fone: (55) 99414913
    E-mail: margil@luanett.com.br

    E o mais importante............. PREÇO..........

    ...............350,00 o conjunto

    e ai pessoal, será que aguenta, pelo menos acho que é melhor que essa cruzetas de "antimônio' feitas por aí .

    um abração
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  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Citação Postado originalmente por leovalle
    Alexandre,

    Cara, sentí um frio na espinha. aquela estria levou calor, em provavelmente uma têmpera "maçarico banho de óleo".

    Não sentí firmeza, mas se alguém puder ser corajoso e tentar ser a cobaia, pode ser

    []'s
    E aí Leo

    Tive essa impressão também, vo pergunta pra eles outra hora

    Mais uma foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -homocin_tica_006.jpg  
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
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  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    fabricação

    Bom, no meu V8 uso mesmo as da toyota, fabricadas pela albarus.

    Os semi-eixos de SAE 4340 temp/revenido.

    essas aí acho que virariam pó.


    pode ser que para os 4 e 6 cilindros aguente, sem a reduzida.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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