Fala "Prof. Xavier", blza? desculpa a brincadeira mas o jeep que vc queria montar tava parecendo coisa dos "X-Man"....
Sabe oq acontece? uma coisa que foi falada "por alto" aqui, mas que ia ser um grande limitador pra vc é o seguinte: veículos para grandes distancias tem características opostas aos veículos aptos às trilhas pesadas! veja só, se vc aumentar o entreeixos, melhora no asfalto e piora na trilha; se vc aumentar a altura, melhora na trilha piora no asfalto, se coloca barras estabilizadoras ou outra suspensao mais dura, melhora no asfalto e piora nas trilhas.. e por aih vai! voce poderia gastar muito dinheiro na sua empreitada e conseguiria, no máximo, um veículo 1/2 on-road e 1/2 off-road... entende?
Uma vez, em Goiania, eu vi um Niva (só a lata) montado sobre um chassis da Pajerinho... (sim! este NIVA ganhou um chassis de pajero), quem tiver afim de conversar com o meca, eu procuro o telefone dele... só pra vc ter uma pequena idéia, o Niva é mais largo e mais longo que os CJ3A e, mesmo assim, sobrou um bom pedaço do chassis da Pajero além da lataria do Niva... onde o dono do carro mandou colocar uma plataforma pra levar o estepe ou outras tralhas....
Resumindo tudo: veja bem qual o principal objetivo do carro (eu creio que é para trilhas pesadas, nao e?) e comece a dimensiona-lo para este objetivo! porém, se o "modelo" que vc quer é o CJ3A, lembra que vc terá extremas dificuldades de montar tudo dentro de um veículo tao curto e estreito! pra vc ter uma idéia, a maioria dos conjuntos de motor e cambio (MANUAIS!) disponíveis aqui no Brasil nao cabem no enreeixos original dos CJ3.... é por isso que geralmente o pessoal coloca um motor AP (que é pequeno e tem boa relação peso/potencia) com cambio Clark (pode ser o "calrkette" do Dias!!) que é um dos mais curtos, e a t-case do jeep (que pode ser melhorada com a instalaçao de rolamentos e outras coisas).
Claro que vc pode instalar motor/cambio/t-case de outros carros... mas correrá o risco de ver a saída do eixo cardan traseiro atrás do diferencial! (sera que a caixa automática do landau cabe?) rsrsrs e se vc for alongar e alargar o CJ3.... bom, daih ele nao sera mais um CJ3, e sim algo "parecido" com um "51".......
Piora na trilha? existe uma relação para determinar diâmetro de pneu x entre eixos.
Pajero tem chassi?
[]s
Peleje
Relaçao entre pneus e entreeixos existe sim... mas saindo um pouco das especificidades técnicas e indo um pouco mais para as generalizações.... oq eu tava falando é que um "Bernardao", por exemplo, comporta-se melhor no asfalto que um "51" (mais estável pcausa do entreeixos maior), já numa trilha, o "51" enrosca menos a "barriga" (entreeixos menor)... sacou? Eu poderia ter usado mil outros exemplos... mas só me lembrei deste....
Cara, eu sabia que a pergunta ia aparecer... a questao é que o NIVA que eu vi com estes meus olhos míopes tinha um chassis... o cara da oficina me mostrou os restos mortais da PAJERO (um monte de lata cortada) de onde ele disse que tirou o chassis e toda a mecanica (inclusive bancos, sistema de ar-condicionado, motor, cambio, t-case, parte elétrica, eixo, suspensao, etc....) o mais interessante é que ele disse que RETIROU O ASSOALHO DO NIVA E COLOCOU O ASSOALHO DA PAJERO, pra poder encaixar no chassis... pois segundo ele "O ASSOALHO DO NIVA NAO IA "CASAR" COM AS LONGARINAS DA PAJERO".....
Entao, se Pajero tem ou nao tem chassis eu nao sei mais... pode ate ser que ele tenha tirado isso de uma L.200 ou sei lá oq... o problema é que ele falou que era de Pajero... e as latas que tinham no fundo da oficina eram de Pajero... entao.... vou procurar me informar... pra ver oq pode ser....
[]'s confusos... mas ainda achando que nao tem como ganhar rendimento on-road e off-road ao mesmo tempo... rsrsrs (pelo menos nao totalmente)
Marcos.... Tranquilo hehehe
Eu ja estou desistindo desta ideia já! Pois como voce mesmo falou, não tem como ser muito bom no off e no on road ao mesmo tempo, por isso estou montando mesmo sobre o chassi do 51 é claro feroeçando tudo e tentando colocar o que a de melhor (sempre que possivel), mas antes mesmo de ver o carro pronto já estou ficando muito satisfeito (um pouco triste com o profissionais da área mas deixa pra lá). Espero que não me arrependa do investimento né.
Mas mudando de assunto, Qual é o carro que tem a melhor suspenção para o off road?
Um abraço a todos...
Mas mudando de assunto, Qual é o carro que tem a melhor suspenção para o off road?
Um abraço a todos...
Xavier, blza? cara, perguntar isso me lembra da época que perguntaram se o AP era melhor que o GM151.... até hoje a conversa nao acabou!
Olha, uma vz eu li uma coisa aqui que vou carregar pro resto da vida como "A verdade fundamental"....
"NASCEU COM MOLAS HELICOIDAIS, MORRE COM MOLAS HELICOIDAIS, NASCEU COM FEIXE DE MOLAS, MORRE COM FEIXE DE MOLAS"
Ou seja, se vc tá pensando em melhorar a suspensao do seu jeep... particularmente eu escolheria o sistema de feixes de mola..... (molas da band mesmo, ou sei la se tem outra melhor...)
Estou trocando o motor do meu jeep em uma oficina especializada em 4x4 aqui em SC e eu vi dois chassis que eles estão preparando para por a lataria da pick up willys bicuda, um chassi de Hilux e outro de um Troller, sendo que os dois estão como toda a mecânica e foram alongados. O trabalho fica perfeito, pq além de ser um carro semi-novo o proprietário vai ter um veículo exclusivo!