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Tópico: Opala a alcool?

  • #13



    proveitando que estamos falando do motor de opala, já me intromentendo, tenho algumas perguntas:
    1 - Qual o consumo médio de gasolina na rua e na estrada? Pretendo colocar em um CJ3A levinho, caixa de chevette, 8x43, com pneus 7.50.

    2 - Pagar 400 reais em um completo (menos alternador) que funciona (o cara vai tirar de um Puma GTB, mas tá montado e funcionando) é um bom negócio?

    Desculpem o off-topic.

  • #14
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    proveitando que estamos falando do motor de opala, já me intromentendo, tenho algumas perguntas:
    1 - Qual o consumo médio de gasolina na rua e na estrada? Pretendo colocar em um CJ3A levinho, caixa de chevette, 8x43, com pneus 7.50.

    2 - Pagar 400 reais em um completo (menos alternador) que funciona (o cara vai tirar de um Puma GTB, mas tá montado e funcionando) é um bom negócio?

    Desculpem o off-topic.
    Felipe , eu tinha um com opala a gasolina e fazia 9 km /L sem abusar(80-90km/h), mas minha relação era mais longa.
    É tão bom negócio que se vc não quiser , busco prá mim kkkkk

  • #15
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por marcosmoscz Ver Post
    Legal, o meu motor pega de primeira no alcool, o problema é que o coletor está sem aquecimento, eu gostaria de saber como faço as ligações de mangueiras, no meu coletor o antigo dono isolo o coletor.


    Abraços

    Marcos
    Marcos , vai a explicação como fiz e uma foto , peço apenas aos pró que não riam das minhas gambi, pois como faço para mim , sou bem relapso.
    Furei e fiz rosca no pé da sede da termostática , adaptei um "bico de mamadeira "de latão, assim,a agua, encontrando resistencia da tal valvula , vai pela mangueira até o coletor e retorna para a mangueira antes da bomba dágua(na mesma peça onde vai o termometro de mercúrio).Fica como se fosse um BY PASS. mesmo com a termostática totalmente fechada, a agua circula muito pelo cabeçote, coletor e volta na bomba d'agua.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Opala a alcool?-fotos-jeep-e-jpx-001.jpg  

  • #16
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Oi pessoal.
    Marcos: Eu rodo num CJ-5 8X43 com pneus tork - motor opala 4cc álcool (por completo, como já disseram) câmbio chevette 5m. e chego a fazer 8Km/l. Rende mais que o gasolina; não troco por nada. Pode fazer que não tem erro. O esquema que o João K. te mandou, basicamente está correto.
    Boa sorte!

  • #17
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Felipe , eu tinha um com opala a gasolina e fazia 9 km /L sem abusar(80-90km/h), mas minha relação era mais longa.
    É tão bom negócio que se vc não quiser , busco prá mim kkkkk
    9 km/litro na estrada? Caramba, se for, acho que vou passar pra vc mesmo! Vou usar o jeepinho pro dia-a-dia, trilhas leves e algumas viagens. Mas já tô assustado de imaginar o consumo normal...

    Citação Postado originalmente por Sidnei Diogo
    Eu rodo num CJ-5 8X43 com pneus tork - motor opala 4cc álcool (por completo, como já disseram) câmbio chevette 5m. e chego a fazer 8Km/l. Rende mais que o gasolina; não troco por nada. Pode fazer que não tem erro. O esquema que o João K. te mandou, basicamente está correto.
    Mesma pergunta: na estrada? Já é um pouco melhor (e com gás deve ficar bom), imagino que com uma relação mais longa fique perto do quanto espero gastar pra andar.

    Vcs têm idéia de quanto sai uma conversão dessa (gasolina-álcool)?

    []s, já pensando em manter o motor de chevette...

  • #18
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    9 km/litro na estrada? Caramba, se for, acho que vou passar pra vc mesmo! Vou usar o jeepinho pro dia-a-dia, trilhas leves e algumas viagens. Mas já tô assustado de imaginar o consumo normal...



    Mesma pergunta: na estrada? Já é um pouco melhor (e com gás deve ficar bom), imagino que com uma relação mais longa fique perto do quanto espero gastar pra andar.

    Vcs têm idéia de quanto sai uma conversão dessa (gasolina-álcool)?

    []s, já pensando em manter o motor de chevette...
    Fê, lógico que é em estrada, pois em trilha já cheguei a fazer 4 a 5 L/km, no buraco do Camel , com uma F-75 na cinta , com o radiador e a hélice fundidas numa única peça(Foi querer passar no piscinão em 3ª red, se e me fú...)
    Outra coisa, economia na estrada, tem que reeducar o pé da direita, afinal a carroceria de um CJ3A é o mais parecido com dois freios aerodinâmicos que os engenheiros conseguiram chegar(Mas é lindão, o danado). Então, é andar na boa, passeando, curtindo a paisagem.

  • #19
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Mesma pergunta: na estrada? Já é um pouco melhor (e com gás deve ficar bom), imagino que com uma relação mais longa fique perto do quanto espero gastar pra andar.
    Bom, eu uso esta configuração pensando, em primeiro lugar, nas trilhas "pesadas"; Quase que só uso asfalto para chegar no barro (he he). Mas meu CJ é muito pesado e reduzido (daí a vantagem da quinta "over-drive" do chevette). Acho que num veículo mais leve e mais "longo" e considerando o que foi dito, vc consegue uns 8/l tranquilo. Há: com álcool bom é claro!
    4X4 Brasil Razão: Erro de tags

  • #20
    Usuário Avatar de marcosmoscz
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    Vou dar uma olhado no meu motor amanha pra ver como está lá a configuração, quando conseguir aquecer o coletor eu posto fotos dele aqui. Quanto a fazer 8 e 9 km/l estou com inveja de vcs pq quando fui com o meu antigo jeep para a praia grande ele fez 3,33km/l isso que foi só de descida.

    Abraços

    Marcos

    []'s querendo fazer 9 km/l com litro no Assombroso

  • #21
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Marcos, como somos quase vizinhos , se quiser ver de perto o que pela foto não dá para ver, ou ver o funcionamento , mande uma MP que terei o maior prazer em te mostrar.

  • #22
    Bom, se faz 5 km/l na trilha, dá pra imaginar uns 7 na rua, já não é tão mal (meu fiesta 2006 faz 8... ).

    E, agora, quanto custa em média pra botar o bicho etílico (a álcool)? Já sei que tem que rebaixar o cabeçote, trocar pistões, admissão, bura, etc. Ou pode valer mais a pena só rebaixar um pouco o cabeçote e ficar com gasolina/gás?

  • #23
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    E, agora, quanto custa em média pra botar o bicho etílico (a álcool)? Já sei que tem que rebaixar o cabeçote, trocar pistões, admissão, bura, etc. Ou pode valer mais a pena só rebaixar um pouco o cabeçote e ficar com gasolina/gás?
    [/quote]


    Felipe: Eu antes tinha um GM151 gasolina e resolvi mudar para álcool. Prá encurtar a história te digo que depois de três retíficas, uns dois comandos, tubagens e vários carburs , comprei um "original" a álcool com carbu Duplo. Agora ficou massa, mas antes, foi só L$ queimadas.

    Em trilha, traçado, reduzido, com mochila, estilingue e papagaio, consigo uma média de 5/l. o problema é se vc forçar muito em alta; aí cai. Agora, se vc não fizer questão da perda de espaço (que no meu caso é grave), prefiro o gás ao álcool adaptado, porém com gás o rendimento é pífio.
    4X4 Brasil Razão: Tô meio dormindo!

  • #24
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Bom, se faz 5 km/l na trilha, dá pra imaginar uns 7 na rua, já não é tão mal (meu fiesta 2006 faz 8... ).

    E, agora, quanto custa em média pra botar o bicho etílico (a álcool)? Já sei que tem que rebaixar o cabeçote, trocar pistões, admissão, bura, etc. Ou pode valer mais a pena só rebaixar um pouco o cabeçote e ficar com gasolina/gás?
    Felipe, se os 5 km/L na trilha que vc cita é o que falei, só está um pouco invertido, pois disse que fiz de 4 a 5 L/km no buraco do Camel puxando uma F-75 quebrada...

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