x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36

Hybrid View

Relação Diferencial

Gostaria de um exemplo prático na troca de coroa e pinhão. Por Exemplo: em um Jeep com motor Ford OHC de 91c e 17 kgf a 3000 rpm , com relação diferencial 44/9=4.88. O que aconteceria , na prática, mudando a configuração do diferencial com o objetivo de aumentar o torque.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Re: Relação Diferencial

Citação Postado originalmente por jmcc
    Gostaria de um exemplo prático na troca de coroa e pinhão. Por Exemplo: em um Jeep com motor Ford OHC de 91c e 17 kgf a 3000 rpm , com relação diferencial 44/9=4.88. O que aconteceria , na prática, mudando a configuração do diferencial com o objetivo de aumentar o torque.
    Olá jmcc!

Vamos lá: O tamanho do pneu tem influência direta nesse cálculo!Na situação descrita acima, supondo que vc esteja usando um pneu 700x16 (+ou- 30") vc estaria à 96 Km/h, com 3000 RPM, em última marcha (1:1). Usando uma relação mais curta, 43/8 = 5,38, vc precisaria de 3650 RPM para chegar nessa velocidade. Ou seja, se quiser andar mais, precisa pisar mais.
    Mas como o que queremos saber é o que muda no barro, basta dizer que vc reduziu a relação. O torque não muda (17Kgf/m), apenas aparece em rotações mais baixas. Vc acelera menos para chegar no torque máximo, o que evita que a roda patine, perdendo tração. O torque depende do motor, somente. Um exemplo é o GM 4.1 MPFi. No ômega tem 20 Kgf/m e 168 cv (aprox.) e na Silverado 30 Kgf/m e 138cv! No Off-Road o que conta é o torque e não os pocotós... Para andar bem no barro, vc tem que andar devagar, mantendo a aderência dos pneus com o solo, quando se acelera demais vc patina e fica no mesmo lugar. É nisso que uma redução da relação faz a diferença, e na prática, só vendo... Já vi jeeps com mesma mecânica e diferenciais diferentes, é notável o desempenho da relação mais curta.

Relação Diferencial

Então deixa ver se aprendi direito o ensinamento. Se estou com o motor acima descrito e o mesmo tem que girar a 3000 rpm para conseguir o torque máximo, devo reduzir a relação(5,38) para atingir sua força máxima. Com isso chegaria próximo ao motor GM 4c ?.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Re: Relação Diferencial

Citação Postado originalmente por jmcc
    Então deixa ver se aprendi direito o ensinamento. Se estou com o motor acima descrito e o mesmo tem que girar a 3000 rpm para conseguir o torque máximo, devo reduzir a relação(5,38) para atingir sua força máxima. Com isso chegaria próximo ao motor GM 4c ?.
    Não que tenha que reduzir para atingir o torque, mas atingirá numa rotação mais baixa, melhorando o desempenho na trilha. É, chegaria nos giros do GM 4cc, apesar desse ter apenas 82 cv. Mas o motor Ford, com leve preparação vira um demônio! Vc está pensando em trocar o Ford OHC pelo GM 4cc?

Relação Diferencial

É exatamente isso que queria saber,atingir o torque máximo em uma rotação mais baixa. No momento não , até porque o motor está ótimo. Tenho um carburador weber 44. Sabe dizer se é compatível com este motor?. Usava no meu maverick 8cc que agora coloquei um quadrijet holley 650. Grato, João Manoel

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Carburador

Olá jmcc!

Carburador não é meu forte... Mas se vc está rodando bem com ele... O Maverick 4cc já foi equipado com um carburador duplo, que já vi em alguns jeep, mas acho que era Brosol ou Solex. Cheguei a ter um desses, mas não encontrei peças pra ele... Segundo os donos, com esse carburador e um comando diferente já fica um demônio... Mas o consumo sobe, naturalmente.

Diferencial da Rural em CJ-5

Da pra colocar os diferencias da Rural num CJ?!?
    Teria de mudar na documenta;ao dele?!?
    Teria que mudar alguma outra na parte mecanica?!?
    Quanto custa os dois diferencias da Rural?!?
    Valeu...
    Abra;o..
    Pavani
    Pavani

Re: Diferencial da Rural em CJ-5

Citação Postado originalmente por Pavani
    Da pra colocar os diferencias da Rural num CJ?!?
    Teria de mudar na documenta;ao dele?!?
    Teria que mudar alguma outra na parte mecanica?!?
    Quanto custa os dois diferencias da Rural?!?
    Valeu...
    Abra;o..
    Pavani

sim
    não
    pouca coisa
    +/- R$ 1.000

Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Agradecimentos: 7

relações...

Vale lembrar que vc trocando as relações para uma mais reduzida, em deslocamentos de asfalto seu jeep fica meio que amarrado. Não que se ruim isso. Pois jeep pra velocidade é igual avião pra água. Pode até andar forte e veloz mas o risco é muito alto.

Sempre que rodo em asfalto a velocidade cruzeiro que ando é na faixa de 60 a 80... acima disso é pura loteria.

[]'s
    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

Usuário Avatar de juliocb
    Entrada
    22/06/2012
    Local
    são paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    Vale lembrar que vc trocando as relações para uma mais reduzida, em deslocamentos de asfalto seu jeep fica meio que amarrado. Não que se ruim isso. Pois jeep pra velocidade é igual avião pra água. Pode até andar forte e veloz mas o risco é muito alto.

Sempre que rodo em asfalto a velocidade cruzeiro que ando é na faixa de 60 a 80... acima disso é pura loteria.

[]'s
    Eugênio
    amigao, vc comentou que anda a 80 com seu jeep, qual a relacao de diferencial da viatura ?

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por juliocb Ver Post
    amigao, vc comentou que anda a 80 com seu jeep, qual a relacao de diferencial da viatura ?
    Caro juliocb, eu não sei se você notou mas o post do monge é de 2003, é bem provável que ele nem frequente mais o Forum, mas, se ajudar, o meu jeep é totalmente original, ano 1976, motor OHC, câmbio de 4 marchas. Só os pneus são 7.50X16 em vez dos 6.00X16 originais. Com isso a relação fica alongada em +/- 20%.
    Em janeiro fiz uma viagem de 700 km (ida e volta) com meu Jeep, fui de Piracicaba (interior de São Paulo) até Ilhabela, passando pela estrada da Petrobrás, trilha da Limeira e no dia seguinte Castelhanos.
    O consumo médio foi de 7 km/l de gasolina e a velocidade média foi 90 km/h com pico de 104 km/h, medidos no GPS (na parte de alsfalto). Uso o diferencial original 44/9 ou 4,89:1. Para manter o torque original nas rodas, eu deveria reduzir a relação de diferencial para 43/8 ou 5.37:1 mas isso diminuiria a velocidade final dele e como nas trilhas, com a reduzida engatada, não sinto falta de força, não vejo necessidade de mudar. Meu motor está amaciando, ainda não andou 2000 km e conforme está amaciando a força dele vai melhorando muito. No início senti alguma dificuldade para sair em subidas em 1ª simples, mas agora já não tenho sentido mais esse problema.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de juliocb
    Entrada
    22/06/2012
    Local
    são paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Pois eh amigao, seu motor talvez seja melhor que o meu. meu motor e 6cc, baixa rotacao.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bloqueio de Diferencial em Relação Coniflex 12x35
      Por fabiano soriano no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 9
      Última resposta: 09/12/2010, 19:05
    2. Tração 4x4
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/07/2008, 18:50
    3. (Help 2) Reforma de meu "J" ficou (quase) pronto!
      Por cezar londrina no fórum JPX
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/02/2008, 07:49

Permissões de Postagem