Fala All, blz ?? cara, eu desenvolvi uma flange pro clarkette, juntamente com outros amigos do fórum (MarcosET, LMathias, CarlosZN) e o Paulo de Valinhos (Ploesch) está rodando com uma há mais de 1 ano, roda com a viatura dele todos os dias e faz trilhas pelo menos uma vez por mês. . . fora viagens, etc, etc. . . e tá aguentando bem. . .
Tem outro amigo, o Adriano, q tá com o clarkette com BF, rodando no GNV e me disse q tá todo feliz, pois a viatura tá fazendo na estrada, 14 km/m3 e que, com o cãmbio original, naum passava de 10 km/m3
O que temos de ver tb, além de pneus, motor, etc, etc. . é como foi feita a adaptação . . . pois o cÂmbio é bom, visto que muitos chepalas estão rodando com 4.1/s, com AP´s turbinados e com 4cc turbinados tb.
hpnardino, lembrei de um colega que está no fórum e tem o clackette (5 m) em uma Rural de trilha com motor AP, o Piffer, ele é um cara que pode comentar algo.
Pessoal, tb faço parte da lista de discussão da Ruralwillys, bem a semana passada já tinha um falando que tinha estourado a segunda caixa de chevette (acoplada a um 4cc), segundo ele até durou um tempinho mas que com o tempo ela começa a não entrar marchas e depois por fim "quebra".
Bem esquisito isso, pois tem gente aqui do fórum que roda há muito com clarkette com gm4cil e até agora só elogia.
Se fizer uma pesquisa rápida na net, achará os opalões de arrancada que usam o clarkette.
Conheço gente que tem com AP e com GM151 e ninguém reclama.
Depende muito tb do pézinho do cara. POr exemplo: eu estou esperando para colocar o meu clarkette, enqto isso, estou rodando há 1 ano com cambio willys 4 marchas, que está com 2 dentes quebrados do piloto, as engrenagens da primeira e da segunda estão arredondadas nas pontas, faço trilhas médias, pego estrada e rodo na cidade, até agora nada, esperando ele quebrar pra por o clarkette. Basta saber dosar!!! Usar sempre a reduzida e cutucar o acelerador gradativamente. E ainda tem gente que fala que o ciambio nnao presta, pode ser inferior a muitos outros, porém se vc souber o que tem em mãos, vc vai e volta sem quebrar.
Eu também estou montando em minha viatura um clarket num motor de opala e assim que eu por a minha viatura pra rodar eu vou colocar na minha outra viatura um clarket porem com motor BF e só colocar o 42 pra andar que o 60 vai pro estaleiro colocar a clarket tem outra coisa com migo ela vai ter que agüentar pois as trilhas que faço eu esgoelo a cx e motor pra tu ter uma idéia já quebrei treis cx original ( treis marchas) OPBS A FLANGE QUE O PROFESSOR PARDAL ENVENTOU E MUITO BOA POIS EU COMPREI COM ELE(DIAS TEM PRA VENDER)
Bem esquisito isso, pois tem gente aqui do fórum que roda há muito com clarkette com gm4cil e até agora só elogia.
Se fizer uma pesquisa rápida na net, achará os opalões de arrancada que usam o clarkette.
Conheço gente que tem com AP e com GM151 e ninguém reclama.
Depende muito tb do pézinho do cara. POr exemplo: eu estou esperando para colocar o meu clarkette, enqto isso, estou rodando há 1 ano com cambio willys 4 marchas, que está com 2 dentes quebrados do piloto, as engrenagens da primeira e da segunda estão arredondadas nas pontas, faço trilhas médias, pego estrada e rodo na cidade, até agora nada, esperando ele quebrar pra por o clarkette. Basta saber dosar!!! Usar sempre a reduzida e cutucar o acelerador gradativamente. E ainda tem gente que fala que o ciambio nnao presta, pode ser inferior a muitos outros, porém se vc souber o que tem em mãos, vc vai e volta sem quebrar.
[]s
Peleje
Peleje, concordo que se "tocar" com calma e souber dosar, mesmo sendo nominalmente "subdimensionado", é provável que não haja "quebra", eu mesmo na Rural usei o CL-2205A e tcase willys (sem quebras) com o S4T e sabendo da deficiência, tinha muito mais cuidado, a coisa de um ano troquei pelo FSO-2305 com tcase de BAND para ficar mais seguro.
A confiabilidade é subjetiva e depende de como usamos o jipe, acredito que alguns colegas como eu, nem sempre fazem alguma "aventura" próximos de casa e muitas vezes acompanhados de apenas outro jipe, onde não existe qualquer possibilidade de ajuda, nessa condição é muito mais "confortável" saber que o cambio não é subdimensionado.
Peleje, concordo que se "tocar" com calma e souber dosar, mesmo sendo nominalmente "subdimensionado", é provável que não haja "quebra", eu mesmo na Rural usei o CL-2205A e tcase willys (sem quebras) com o S4T e sabendo da deficiência, tinha muito mais cuidado, a coisa de um ano troquei pelo FSO-2305 com tcase de BAND para ficar mais seguro.
A confiabilidade é subjetiva e depende de como usamos o jipe, acredito que alguns colegas como eu, nem sempre fazem alguma "aventura" próximos de casa e muitas vezes acompanhados de apenas outro jipe, onde não existe qualquer possibilidade de ajuda, nessa condição é muito mais "confortável" saber que o cambio não é subdimensionado.
Vc tem razão!!! Sempre é melhor ter sobras do que trabalhar no limite. Mas pro meu uso o clarkette não é subdimensionado, está na medida certa pra minha mecânica.