23 Anexo(s)
Re: Barras Estabilizadoras
Citação:
Postado originalmente por Giovani
:D
:D A dianteira é do Passat e nas pontas foram "encaixados" os suportes para o jumelo. A traseira é da Pampa, e o suporte dos jumelos está parafusado no olhal. É nesse parafuso que desconecto nas trilhas. Em trilhas vc perde curso de suspensão, a roda fica no ar facilmente, quando cruza uma erosão por exemplo. :wink:
Grande Giovani,
Voltando ao assunto........
Observando as fotos que vc. colocou sôbre as barras estabilizadoras e lendo o seu comentário acima, fiquei com algumas dúvidas:
1- Os jumelinhos foram soldados diretamente nos eixos ou vc. colocou algum suporte para eles?
2- Esses suportes são de algum carro ou vc. mandou fazer?
3- Caso tenha utilizado suportes, eles foram soldados um pouco afastados dos eixos (tipo uma base) para que os jumelinhos façam movimento para frente e para trás, conforme qa suspensão trabalhe?
4- O lado da barra, presa no chassis, tem que ficar exatamente no mesmo plano da ponta presa no eixo ou pode ter uma pequena inclinação?
5- A barra panhard pode ser utilizada no lugar da estabilizadora? Faria o mesmo efeito na estabailidade do Jeep?
Obrigado.
[ ]'s com pouca estabilidade.
João Ricardo.
CJ 5 - 63.
Re: Barras Estabilizadoras
Citação:
Postado originalmente por João Ricardo
Grande Giovani,
1- Os jumelinhos foram soldados diretamente nos eixos ou vc. colocou algum suporte para eles?
2- Esses suportes são de algum carro ou vc. mandou fazer?
3- Caso tenha utilizado suportes, eles foram soldados um pouco afastados dos eixos (tipo uma base) para que os jumelinhos façam movimento para frente e para trás, conforme qa suspensão trabalhe?
4- O lado da barra, presa no chassis, tem que ficar exatamente no mesmo plano da ponta presa no eixo ou pode ter uma pequena inclinação?
5- A barra panhard pode ser utilizada no lugar da estabilizadora? Faria o mesmo efeito na estabailidade do Jeep?
:D Grande João Ricardo!
:D Vamos lá:
1. Soldei um olhal no eixo, tipo esses de amortecedor, com um pequeno calço de 1cm, entre o eixo e o olhal, só para o jumelo não pegar no eixo.
2. Esse olhal foi feito no torno e usei buchas de amortecedor.
3. Na 1 já respondi.
4. Pode ter inclinação sim, só cuide para que ela tenha livre movimento em todo curso da suspensão, de forma que não seja ela a bater em algo, antes dos batentes de borracha.
5. Não. A panhard é usada em suspensões com molas espirais para fixar o eixo ao chassi, de forma à evitar o deslocamento lateral do eixo em relação ao chassi. A barra estabilizadora tem a função de segurar o movimento do chassi em relação aos eixos, em uma curva. Evita o tombamento em curvas, o chamado "Body Roll". Tem um tópico aqui no site sobre isso. Ela tira a impressão de "jangada". Vc já tentou fazer um zigue-zague rápido com seu jeep? Parece vai tombar pra cá, depois balança e parece que vai tombar pra lá... Ela elimina esse efeito! :wink: