Olá membros dessa aficcionada nação!!!
Com a devida permissão dos amigos, estou ingressando no 4x4 Brasil e redescobrindo esse mundo e para isso conto com a particular boa vontade que só os jipeiros possuem.
Já tive um 4x4 há tres anos atrás e só o utilizava para pequenos passeios, mas dessa vez pretendo ingressar nessa vida de uma forma mais incisiva. Ainda buscando alternativas de compra, surgiu a oportunidade de adquirir uma carroceria montada sobre chassis de um CJ5 com 6 cil original, acho que ano 71.
Ele possui ainda suspensão original (feixes) frente e trazeira, rodas, pneus, freios originais e os diferenciais.
Faltam cambio, cx transferência, eixo cardam e alguns outros acessórios menos importantes.
Na iminência de uma reforma geral o que voces indicariam para atender aos requisitos de utilização abaixo:

Utilizarei o "bicho" para rodar na cidade com trânsito, portanto gostaria que ele estivesse macio/confortável (embreagem,freios, direção, suspensão e etc) e também ágil sem pular.
Além desses requisitos, quando eu fosse pegar uma rodovia asfaltada
gostaria que o mesmo a enfrentasse com um pouco mais de velocidade e segurança adequada.
Utilização em trilhas leves final semana e ocasionalmente trilhas medias.

Nota: Gostaria de aproveitar os diferenciais, talvez o feixe trazeiro, as rodas e os pneus.
O motor posso investir em um outro mais econômico gasolina+GNV ou diesel.
Que cambio, cx transferencia, motor, eixo cardam, freios, embreagem, direção hidráulica, kit suspensão formariam a configuração mais interessante do conjunto?
Quanto eu teria que dispor aproximadamente para atender as modificações sugeridas?
Qual a opinião sobre a escolha entre motor diesel x gasolina?
Injetado ou carburado?

Ufa!!! Agora acho que terminei.
Aguardo suas dicas

Abraços a todos!