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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário
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    Question Adqurindo uma carcaça CJ5 com motor e chassis




    Olá membros dessa aficcionada nação!!!
    Com a devida permissão dos amigos, estou ingressando no 4x4 Brasil e redescobrindo esse mundo e para isso conto com a particular boa vontade que só os jipeiros possuem.
    Já tive um 4x4 há tres anos atrás e só o utilizava para pequenos passeios, mas dessa vez pretendo ingressar nessa vida de uma forma mais incisiva. Ainda buscando alternativas de compra, surgiu a oportunidade de adquirir uma carroceria montada sobre chassis de um CJ5 com 6 cil original, acho que ano 71.
    Ele possui ainda suspensão original (feixes) frente e trazeira, rodas, pneus, freios originais e os diferenciais.
    Faltam cambio, cx transferência, eixo cardam e alguns outros acessórios menos importantes.
    Na iminência de uma reforma geral o que voces indicariam para atender aos requisitos de utilização abaixo:

    Utilizarei o "bicho" para rodar na cidade com trânsito, portanto gostaria que ele estivesse macio/confortável (embreagem,freios, direção, suspensão e etc) e também ágil sem pular.
    Além desses requisitos, quando eu fosse pegar uma rodovia asfaltada
    gostaria que o mesmo a enfrentasse com um pouco mais de velocidade e segurança adequada.
    Utilização em trilhas leves final semana e ocasionalmente trilhas medias.

    Nota: Gostaria de aproveitar os diferenciais, talvez o feixe trazeiro, as rodas e os pneus.
    O motor posso investir em um outro mais econômico gasolina+GNV ou diesel.
    Que cambio, cx transferencia, motor, eixo cardam, freios, embreagem, direção hidráulica, kit suspensão formariam a configuração mais interessante do conjunto?
    Quanto eu teria que dispor aproximadamente para atender as modificações sugeridas?
    Qual a opinião sobre a escolha entre motor diesel x gasolina?
    Injetado ou carburado?

    Ufa!!! Agora acho que terminei.
    Aguardo suas dicas

    Abraços a todos!

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Sou até suspeito, já que pretende trocar o motor e vai gastar mesmo põem um diesel, no mínimo um maxion 2.5 HSD.

    Da suspenssão nem vou falar nada, pois para mim um feixe bem dimensionado com molas longas e quase plana é o ideal.

    Cambio vai depender do motor escolhido, mas tem que ser um 5 marchas com overdrive e com ré sincronizada, a redução da hilux ou a de Bandeirantes aguentam velocidade bem melhor que a do willys a velocidade.

    No mais é o básico, que vc já comentou, freios a disco nas 4 com servo e hidrovácuo, embreagem hidráulica, direção hidráulica, uma elétrica nova com cabos bem dimensionados e uma caixa de fusíveis "moderna".

    É pode estar certo não vai sair barato, cálculo alguma coisa entre 18 e 28, dependendo da escolhas, mas é um chute e pode muito bem passar disso.

  • #3
    Boa tarde,

    A troca do motor por um diesel, para rodar principalmente na cidade é muito arriscado - o custo é muito alto, o retorno é longo o risco de furto do veículo é gigantesco.

    Caso o carro seja usado por até duas pessoas, um kit gás tem o mesmo preço de combustivel por KM rodado com custo de manutenção de motor a gasolina e conforto de motor a gasolina. Para as incursões no mato, bota gasolina no carro e um galão reserva.

    Um abraço,

  • #4
    Usuário
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    Question

    Caros jipeiros bem informados, grato pela atenção dispensada!

    O que voces acham da mecânica 4 cil. da Ranger ou S10, 4x4?
    E as versões à diesel?

    O que pode e o que não pode ser aproveitado na configuração que pretendo utilizar?
    Será que as opções acima não seriam mais faceis e baratas?
    Falando em facilidade, a mecânica da Besta (motor e cambio) não poderia ser uma outra opção?
    Alguem conhece algo parecido?

    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
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    A mecânica da S10 ou Ranger 4x4, se não me engano só na versão diesel ou gasolina 6 cc, e o conjunto completo não "cabe" no CJ5.

    O maior problema quando se pega um conjunto motor e cambio "pronto" de algum outro carro é o tamanho desse conjunto e a sua adaptação em uma tcase. Conjuntos muito grandes ou longos deixam o cardãn traseiro muito pequeno ou mesmo impossível de se fazer.

    Quanto a adaptação de um cambio na tcase o entre eixos do CJ limita algumas soluções como de tcase dissociada ligada por cardãns.

    Tem um cara que conheço que adaptou um motor de besta em um jeep e garantiu que ficava bom, não tenho mais informações.

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