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  • #1

    Proprietários de CJ3B - Relação Muito Curta!!!!




    Amigos,

    possuo um Cj3b - 1953 com motor BF161 6cc, mas a anos eu enfrento 1 problemao: A relação do bixo é curta demais, nao passa de 70 km/h sem "esgoelar" o motor.

    O que pra trilha é bom, mas pro asfalto é ruim demais!

    Eu já procurei de todas as formas 1 relação nova para os diferenciais, mas me parece que o diferencial DIANTEIRO é o problema, por ser menor, o que faz com q nao existam relações disponiveis no mercado pro mesmo...

    Enfim, nao sei mais o que fazer!! Só é possivel melhorar esse problema trocando o eixo dianteiro mesmo???? O que nossos amigos proprietários do CJ3b fizeram??

    Abraços em dúvida!

    Edu Camara

  • #2
    Citação Postado originalmente por educamarabr
    Amigos,

    possuo um Cj3b - 1953 com motor BF161 6cc, mas a anos eu enfrento 1 problemao: A relação do bixo é curta demais, nao passa de 70 km/h sem "esgoelar" o motor.

    O que pra trilha é bom, mas pro asfalto é ruim demais!

    Eu já procurei de todas as formas 1 relação nova para os diferenciais, mas me parece que o diferencial DIANTEIRO é o problema, por ser menor, o que faz com q nao existam relações disponiveis no mercado pro mesmo...

    Enfim, nao sei mais o que fazer!! Só é possivel melhorar esse problema trocando o eixo dianteiro mesmo???? O que nossos amigos proprietários do CJ3b fizeram??

    Abraços em dúvida!

    Edu Camara
    SALVE EDU

    TB POSSUO UM CJ3B (AP 2.0 ÁLCOOL E RELAÇÃO 44 X 9)
    TÔ ESTRANHANDO 2 COISAS
    1ª COMO COUBE UM MOTOR 6 CILINDROS NO SEU JIPE?
    2ª COMO PODE ANDAR TÃO POUCO?
    EU USAVA A RELAÇÃO ORIGINAL (43 X 8) E MOTOR AP 1.8 E ANDAVA BEM PRA K7 (CHEGAVA A 90/100 KM/H NA BOA)
    QDO TROQUEI A RELAÇÃO, TIVE QUE MUDAR O DIFERENCIAL DIANTEIRO
    REALMENTE NÃO CABE NA "BOLA"

    [ ]´S

  • #3
    Citação Postado originalmente por proença
    SALVE EDU

    TB POSSUO UM CJ3B (AP 2.0 ÁLCOOL E RELAÇÃO 44 X 9)
    TÔ ESTRANHANDO 2 COISAS
    1ª COMO COUBE UM MOTOR 6 CILINDROS NO SEU JIPE?
    2ª COMO PODE ANDAR TÃO POUCO?
    EU USAVA A RELAÇÃO ORIGINAL (43 X 8) E MOTOR AP 1.8 E ANDAVA BEM PRA K7 (CHEGAVA A 90/100 KM/H NA BOA)
    QDO TROQUEI A RELAÇÃO, TIVE QUE MUDAR O DIFERENCIAL DIANTEIRO
    REALMENTE NÃO CABE NA "BOLA"

    [ ]´S
    E dai proença..blz..cara eu tenho um cj3a e uso para fazer raid..tenho motor de opala 4cc e 4marcha original..fora..freio a disco,dh,molas toyota..etc..a minha pergunta é...o moto ap2.0 fica legal mesmo..eu quero trocar e colocar a clarkett..o jeep fica com o torque muito fraco para trilha ....ou é so ligar a reduzida e blz..

    Abraços
    Obs.sê possivel manda umas fotos do seu jeep
    marcosax7@hotmail.com

  • #4
    eu usava até AP 1.8 até o ano passado e já era bom pra k7, tanto na cidade/estrada como em trilhas
    agora que estou com AP 2.0 a coisa ficou melhor ainda
    tenho certeza de que vc não precisa ter esse temor de que o motor é tão fraco assim, conforme mencionado (o jeep fica com o torque muito fraco para trilha ....ou é so ligar a reduzida e blz..)
    o meu cj3b reduzido anda muito (mas muito mesmo!) nas trilhas
    pra ter idéia das trilhas que encaramos, já fizemos telégrafo, descampado (eldorado x barra do turvo) 3x, trilha do 90 e outras pela região e sempre nela tinha uma boa quantidade de jipes com motores AP (na última tinha 4!)
    fotos da minha viatura (no antigo álbum tinha mais, mas não sei onde foi parar) estão em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2973

    [ ]´s apzados
    4X4 Brasil

  • #5
    O custo pra por AP é muito mais alto que os outros?


    Qdo meu BF abrir o bico eu vou de AP tb!!

  • #6
    Citação Postado originalmente por educamarabr
    O custo pra por AP é muito mais alto que os outros?


    Qdo meu BF abrir o bico eu vou de AP tb!!
    acho que o custo é o mais em conta, senão vejamos:
    1. o preço do motor AP (varia se vem completo, se é carburado ou injetado etc)
    2. o valor da flange, que vai entre o câmbio willys e a capa seca do motor AP (tem colega vendendo no fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18214)
    3. suporte dos coxins do motor
    4. dá pra usar radiador original (tem que adaptar cebolão e ventoinha elétrica) ou o do motor AP
    5. embreagem tem que original da vw (a recondicionada não aguenta!)
    6. mufla e filtro de ar (vale a criatividade do jipeiro )
    resto é só acelerar e mandar ver

    [ ]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01067_179.jpg  
    4X4 Brasil

  • #7
    1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

    Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

    2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

    Qual o diferencial que vc usou? Como eu devo procurar pelo mesmo? (dana 44???)

  • #8
    Citação Postado originalmente por educamarabr
    1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

    Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

    2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

    Qual o diferencial que vc usou? Como eu devo procurar pelo mesmo? (dana 44???)

    estou usando o diferencial "canela grossa" do cj5

    [ ]´s

  • #9
    Bom, como praticamente arrematei o motor do opala4cc, vou primeiro colocalo e ver o comportamento do jipe...

    Com certeza o diferencial do meu eh o mais curto, sendo que justamente por ser dana 25 na frente, nao pega mais nenhum tipo de coroa/pinhao...o que é ruim...

    Por outro lado, a bola menor do diferencial na trilha ajuda, pois eh mais dificil de pegar nos facões.

    Agora, vou tratar de vender meu BF161, q tá mto bem conservado!

    Abraços

  • #10
    Edu,

    A troca pura e simples do motor BF 161 pelo do GM 151 não lhe trará melhorias no sua velocidade de cruzeiro.

    Os dois motores tem curvas de potência e torque equivalentes.
    Ambos tem potencia máxima proximo a 4.000 rpm e torque máximo a 2000 rpm, além disso a potência dos dois é equivalente.

    Você conseguiria mudança na velocidade de cruzeiro se colocasse um motor cuja potência máxima se situasse em outra faixa de rotação - por exemplo o AP 2.0 tem potencia máxima próximo de 5000 rpm (verifique isso)

    Agora, o motor GM 151 tem vantagens sim - é mais leve e mais econômico.

    Como o pessoal indicou aqui, a mudança da relações o mudança dos pneus é mais interessante. A troca do motor necessita de uma passagem no DETRAN para documentar o motor novo, so deve ser considerada se o motor instalado no carro apresenta defeito grave.

    Um abraço,

  • #11
    Otavio, fale mais amigo,

    quer dizer que o BF161 é igual ao Opala 4cc...??????
    Sendo assim, nao vou fechar com o amigo que quer vendê-lo! (nao comprei ainda!!!!)

    Só o que muda é o peso a e economia?

    Puxa, entao o meu BF161 guenta a trilha na boa como os opalas 4cc...?

    Abraços completamente perdidos

  • #12
    O CJ3B pode ter relaçao 8x43(a maioria) e 8x39 na dianteira e 9x44 na traseira(muito poucos vieram assim).

    Porem tem uma relação 10/41 para dana 25 que da certo com a 11x45 do dana 44.

    Entao na verdade, existe relaçao disponivel pra alongar o diferencial dianteiro dos CJ3 porem nao e facil encontrar tais relaçoes, e importar nao deve ser tao barato.

    Ja tive uma relação 10x41 que foi num 51 que eu vendi, e hoje tenho uma 8x39 guardada(que casa com o 9x44 da traseira, mas nao esta a venda), o engraçado e que a marca do conjunto nao é Dana , é Salisbury.

    Ate mais

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