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  • #1

    Proprietários de CJ3B - Relação Muito Curta!!!!




    Amigos,

    possuo um Cj3b - 1953 com motor BF161 6cc, mas a anos eu enfrento 1 problemao: A relação do bixo é curta demais, nao passa de 70 km/h sem "esgoelar" o motor.

    O que pra trilha é bom, mas pro asfalto é ruim demais!

    Eu já procurei de todas as formas 1 relação nova para os diferenciais, mas me parece que o diferencial DIANTEIRO é o problema, por ser menor, o que faz com q nao existam relações disponiveis no mercado pro mesmo...

    Enfim, nao sei mais o que fazer!! Só é possivel melhorar esse problema trocando o eixo dianteiro mesmo???? O que nossos amigos proprietários do CJ3b fizeram??

    Abraços em dúvida!

    Edu Camara

  • #2
    Citação Postado originalmente por educamarabr
    Amigos,

    possuo um Cj3b - 1953 com motor BF161 6cc, mas a anos eu enfrento 1 problemao: A relação do bixo é curta demais, nao passa de 70 km/h sem "esgoelar" o motor.

    O que pra trilha é bom, mas pro asfalto é ruim demais!

    Eu já procurei de todas as formas 1 relação nova para os diferenciais, mas me parece que o diferencial DIANTEIRO é o problema, por ser menor, o que faz com q nao existam relações disponiveis no mercado pro mesmo...

    Enfim, nao sei mais o que fazer!! Só é possivel melhorar esse problema trocando o eixo dianteiro mesmo???? O que nossos amigos proprietários do CJ3b fizeram??

    Abraços em dúvida!

    Edu Camara
    SALVE EDU

    TB POSSUO UM CJ3B (AP 2.0 ÁLCOOL E RELAÇÃO 44 X 9)
    TÔ ESTRANHANDO 2 COISAS
    1ª COMO COUBE UM MOTOR 6 CILINDROS NO SEU JIPE?
    2ª COMO PODE ANDAR TÃO POUCO?
    EU USAVA A RELAÇÃO ORIGINAL (43 X 8) E MOTOR AP 1.8 E ANDAVA BEM PRA K7 (CHEGAVA A 90/100 KM/H NA BOA)
    QDO TROQUEI A RELAÇÃO, TIVE QUE MUDAR O DIFERENCIAL DIANTEIRO
    REALMENTE NÃO CABE NA "BOLA"

    [ ]´S

  • #3
    1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

    Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

    2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

    Qual o diferencial que vc usou? Como eu devo procurar pelo mesmo? (dana 44???)

  • #4
    1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

    Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

    2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

    Qual o diferencial que vc usou? Como eu devo procurar pelo mesmo? (dana 44???)

  • #5
    Edu,

    Eu tenho um CJ3A com motor, cambio eixos e diferenciais originais com a relação de diferencial mais longa e pneus 700x16.

    O meu motor tem menos torque e potência que o BF 161 porém tem as mesmas faixas de rotação - a potência máxima é alcançada e 4000 rpm.

    A caixa de marchas, de 3 ou 4 marchas tem a última marcha na relação 1:1 - não faz diferença colocar uma caixa de marchas de 4 marchas.

    A maneira mais barata de trocar a relação de marchas é trocar o tamanho dos pneus
    a roda montada com pneu original 600x16 tem 73 cm de diametro
    a roda montada com pneus 750x16 tem 81 cm de diâmetro o que dá uma diferença de 11% - isso significa 11% acréscimo na velocidade final e 11% pior na arrancada, 11% de erro no velocímetro etc. Assim, na rotação que você andava a 70 km/h, com pneus maiores, você anda a 77,7 km/h e o velocímetro marca os antigos 70 km/h.

    Se as engrenagens dos diferenciais estiverem ruins, vale a troca por outra relação mais longa. Os diferenciais são dana 44 para o eixo traseiro e dana 25 para o eixo dianteiro. De acordo com o site "the cj3b page" existiam 2 relações para o seu Jeep na época de sua fabricação 4.27:1 (5.38:1 optional) talvez o seu seja a relação mais curta.

    Um abraço,

  • #6
    Citação Postado originalmente por educamarabr
    1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

    Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

    2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

    Qual o diferencial que vc usou? Como eu devo procurar pelo mesmo? (dana 44???)

    estou usando o diferencial "canela grossa" do cj5

    [ ]´s

  • #7
    Bom, como praticamente arrematei o motor do opala4cc, vou primeiro colocalo e ver o comportamento do jipe...

    Com certeza o diferencial do meu eh o mais curto, sendo que justamente por ser dana 25 na frente, nao pega mais nenhum tipo de coroa/pinhao...o que é ruim...

    Por outro lado, a bola menor do diferencial na trilha ajuda, pois eh mais dificil de pegar nos facões.

    Agora, vou tratar de vender meu BF161, q tá mto bem conservado!

    Abraços

  • #8
    O CJ3B pode ter relaçao 8x43(a maioria) e 8x39 na dianteira e 9x44 na traseira(muito poucos vieram assim).

    Porem tem uma relação 10/41 para dana 25 que da certo com a 11x45 do dana 44.

    Entao na verdade, existe relaçao disponivel pra alongar o diferencial dianteiro dos CJ3 porem nao e facil encontrar tais relaçoes, e importar nao deve ser tao barato.

    Ja tive uma relação 10x41 que foi num 51 que eu vendi, e hoje tenho uma 8x39 guardada(que casa com o 9x44 da traseira, mas nao esta a venda), o engraçado e que a marca do conjunto nao é Dana , é Salisbury.

    Ate mais

  • #9
    Rural4x4, tenho quase certeza q nos meu CJ tenho a relação 8x43 entao!

    Vc vê alguma chance de melhoras com o Powertrain que pretendo instalar nele - Motor Opala 4cc + Caixa de marchas original (3marchas)....??

    É certo que o motor vai ser trocado, e se eu conseguir manter o diferencial e alcançar ai uns 90km.h com ele tá bom!

    Mais 1 pergunta...To na Zona Oeste de Sampa, alguem recomenda 1 mecanico competente e nao careiro pra eu instalar meu motor de opala?

    Abraços

  • #10
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    08/03/2003
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    Citação Postado originalmente por educamarabr
    Rural4x4, tenho quase certeza q nos meu CJ tenho a relação 8x43 entao!

    Vc vê alguma chance de melhoras com o Powertrain que pretendo instalar nele - Motor Opala 4cc + Caixa de marchas original (3marchas)....??

    É certo que o motor vai ser trocado, e se eu conseguir manter o diferencial e alcançar ai uns 90km.h com ele tá bom!

    Mais 1 pergunta...To na Zona Oeste de Sampa, alguem recomenda 1 mecanico competente e nao careiro pra eu instalar meu motor de opala?

    Abraços
    Educamarabr,

    Também possuo um CJ3B só que um pouco mais novo. Com o motor original (Hurricane 4cc) cheguei a pegar 80km/h mas a velocidade de cruzeiro era de 70km/h mesmo.

    Agora estou instalando um GM151 4cc alcool, se quiser a indicação da oficina me mande um mensagem privada que te passo o detalhes, mas te adianto que tá custando R$720 de m.o. (fica na Casa Verde).

    Abraços,

  • #11
    So pra deixar com vontade, relação 4x88 para dana 25 nova na www.tellico4x4.com só U$100,95.

  • #12
    opa, que maravilha Rura4x4!! Nao sabia q tinha essa relação disponivel no exterior!

    Com certeza é mais barato que trocar o eixo todo. Mas me diga 1 coisa... essa relação à venda 4x88 no site, equivale a qual para eu comprar pro DANA44 da traseira?
    4X4 Brasil

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