Salve galera,

Sou o mais novo proprietário de um Jeep Ford 1982 e estou muito feliz por isso. Sempre quis ter um jeep e agora consegui realizar meu sonho.

Adianto a todos que sou leigo no assunto.. conheço muito pouco sobre a mecânica desse tipo de automóvel.

Bem, como já disse trata-se de um modelo Ford, motor 4cc (maverick) a gasolina, 90cv e 17kgf de torque, 4x4 e reduzida originais.

Ele está bem bonito, bastante conservado e com alguns "opcionais", tais como sto antonio keko, rodas mangels, barras laterais da keko, etc.

O carro está na oficina atualmente, estou fazendo uma "geral". Este Jipe ficou 2 anos parado, as peças de desgaste natural já se desgastaram totalmente.. rsss

Estou trocando:
- Freio: Sapatas, Lonas e cilindro de roda
- Suspensão: todas as buchas
- Transmissão: Cruzetas cardan e diferencial, rolamentos de roda dianteira e trazeira, reparo do munhão, retentores de roda, etc..
- Troca de correias, tensor, óleo de motor e diferencial
- Carburador: juntas, bóia, diafragma, válvulas, etc.

Bem, no caso seria o "trivial" p/ que eu pudesse dar umas voltas sem ter maiores complicações, tendo em vista o jipe estar OK.

A única coisa que não estou satisfeito é com o consumido do danado, que está em torno de 4 a 5km/l, e, aonde moro, a gasolina está custando R$ 3,21 o litro.

Considerando essa minha insatisfação, nada melhor que pedir a ajuda de vocês jipeiros para resolver esse problema. Quero trocar o motor desse jipe.

A princípio, considerando a $$$, não farei troca por um motor a diesel. Isso é coisa futura, até pq a numeração do meu chassis permite a regularização p/ motor a diesel.

Lembro a todos que irei utilizar o jeep mais em viagens longas, em asfalto.. irei rodar quase que diariamente na minha cidade e de vez em quando pegar uma estrada de terra.. areião e pântanos... (moro em cáceres/MT)

Então queria a opnião de vocês, levando a consideração custoxbenefício, qual seria o motor ideal p/ substituir o meu.

Já pensei no motor AP 2.0 com injeção MI ou então o C20NE (motor GM, do astra, vectra, kadett, monza.. etc) 2.0 8v com a injeção bosch motronic.

Do motor AP não entendo muito, mas do motor GM posso dizer que é muito bom, sempre tive carros com esse motor. Este por exemplo, tem 110cv e também seus aproximados 17kgf de torque.

Então é isso, qual seria o motor ideal, que o custo total (instalação e regularização) gire em torno de R$3K, que eu poderia instalar no meu jipe utilizando o câmbio original 4m e reduzida, que não faça tanta diferença do motor original e que o consumo gire em torno de 8km/l?

Obrigado a todos!

Depois posto fotos dele.

Abraços!

Paulo André