x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Tópico: Novato

Usuário
    Entrada
    17/05/2006
    Agradecimentos: 0

Novato

Salve galera,

Sou o mais novo proprietário de um Jeep Ford 1982 e estou muito feliz por isso. Sempre quis ter um jeep e agora consegui realizar meu sonho.

Adianto a todos que sou leigo no assunto.. conheço muito pouco sobre a mecânica desse tipo de automóvel.

Bem, como já disse trata-se de um modelo Ford, motor 4cc (maverick) a gasolina, 90cv e 17kgf de torque, 4x4 e reduzida originais.

Ele está bem bonito, bastante conservado e com alguns "opcionais", tais como sto antonio keko, rodas mangels, barras laterais da keko, etc.

O carro está na oficina atualmente, estou fazendo uma "geral". Este Jipe ficou 2 anos parado, as peças de desgaste natural já se desgastaram totalmente.. rsss

Estou trocando:
    - Freio: Sapatas, Lonas e cilindro de roda
    - Suspensão: todas as buchas
    - Transmissão: Cruzetas cardan e diferencial, rolamentos de roda dianteira e trazeira, reparo do munhão, retentores de roda, etc..
    - Troca de correias, tensor, óleo de motor e diferencial
    - Carburador: juntas, bóia, diafragma, válvulas, etc.

Bem, no caso seria o "trivial" p/ que eu pudesse dar umas voltas sem ter maiores complicações, tendo em vista o jipe estar OK.

A única coisa que não estou satisfeito é com o consumido do danado, que está em torno de 4 a 5km/l, e, aonde moro, a gasolina está custando R$ 3,21 o litro.

Considerando essa minha insatisfação, nada melhor que pedir a ajuda de vocês jipeiros para resolver esse problema. Quero trocar o motor desse jipe.

A princípio, considerando a $$$, não farei troca por um motor a diesel. Isso é coisa futura, até pq a numeração do meu chassis permite a regularização p/ motor a diesel.

Lembro a todos que irei utilizar o jeep mais em viagens longas, em asfalto.. irei rodar quase que diariamente na minha cidade e de vez em quando pegar uma estrada de terra.. areião e pântanos... (moro em cáceres/MT)

Então queria a opnião de vocês, levando a consideração custoxbenefício, qual seria o motor ideal p/ substituir o meu.

Já pensei no motor AP 2.0 com injeção MI ou então o C20NE (motor GM, do astra, vectra, kadett, monza.. etc) 2.0 8v com a injeção bosch motronic.

Do motor AP não entendo muito, mas do motor GM posso dizer que é muito bom, sempre tive carros com esse motor. Este por exemplo, tem 110cv e também seus aproximados 17kgf de torque.

Então é isso, qual seria o motor ideal, que o custo total (instalação e regularização) gire em torno de R$3K, que eu poderia instalar no meu jipe utilizando o câmbio original 4m e reduzida, que não faça tanta diferença do motor original e que o consumo gire em torno de 8km/l?

Obrigado a todos!

Depois posto fotos dele.

Abraços!

Paulo André

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Fala aí Paulo,

Bem vindo e parabéns pelo CJ, quando você puder , posta umas fotos aí prá gente conhcer a viatura.

Agora, gasolina a R$ 3,21 , é de doer mesmo. Só que se o seu CJ está original, deveria estar fazendo um pouco mais do que 4 a 5 km/l. O normal seria fazer entre 6 e 7 km/l, com muito jeito na forma de dirigir e dependendo dos pneus que estiver usando, entre outros detalhes, pode até chegar a 8 km/l, acho um pouco difícil, mas não impossível.

Como você disse que acabou de comprar o CJ e está fazendo um revisão, além da revisão do carburador, troca todos os filtros, velas, cabos de velas, dá uma olhada como está o ponto de ignição e depois roda um pouco com ele prá ver como fica o consumo. Se o motor estiver em bom estado, eu não gastaria $$$ agora prá trocar, se o motor estiver ruim, aí já pode ser que compense trocar por outro. Eu tinha um CJ com motor GM151 álccol, o consumo era em média 4,5 a 5 km/l, com relação 9x44, pneus 33x12,5x15" e câmbio original 4 marchas.

Como a troca de um motor não é uma coisa de baixo custo, vale a pena avaliar bem antes da troca.

[]´s

Usuário Avatar de Luiz_Fernando
    Entrada
    03/09/2005

AP 1.8

Ronaldo,

Estou longe de ser um entendido em mecânica mas.......

Tenho um motor AP 1.8 MI no meu Jeep com câmbio 4 marchas da C-10. Tá fazendo 8,5 km/l de média.

Estou com ele há uns 3 meses e até agora não tenho do que reclamar.

Achei muito bom.

Abraços

Usuário
    Entrada
    17/05/2006
    Citação Postado originalmente por Ronaldo B.
    Fala aí Paulo,

Bem vindo e parabéns pelo CJ, quando você puder , posta umas fotos aí prá gente conhcer a viatura.

Agora, gasolina a R$ 3,21 , é de doer mesmo. Só que se o seu CJ está original, deveria estar fazendo um pouco mais do que 4 a 5 km/l. O normal seria fazer entre 6 e 7 km/l, com muito jeito na forma de dirigir e dependendo dos pneus que estiver usando, entre outros detalhes, pode até chegar a 8 km/l, acho um pouco difícil, mas não impossível.

Como você disse que acabou de comprar o CJ e está fazendo um revisão, além da revisão do carburador, troca todos os filtros, velas, cabos de velas, dá uma olhada como está o ponto de ignição e depois roda um pouco com ele prá ver como fica o consumo. Se o motor estiver em bom estado, eu não gastaria $$$ agora prá trocar, se o motor estiver ruim, aí já pode ser que compense trocar por outro. Eu tinha um CJ com motor GM151 álccol, o consumo era em média 4,5 a 5 km/l, com relação 9x44, pneus 33x12,5x15" e câmbio original 4 marchas.

Como a troca de um motor não é uma coisa de baixo custo, vale a pena avaliar bem antes da troca.

[]´s
    Fala Ronaldo,

Cara.. o motor está novo.. não fuma... e pelo pouco tempo que fiquei com ele não estava baixando óleo. Pneus não é nada de exagerado.. estou com o Pirelli Scorpion S/T 235/75/15.

Não citei, mas serão trocados também esses ítens (velas, cabos e filtros).. com relação ao ponto, será verificado qdo da regulagem após a troca da correia dentada.

Se ele realmente fizer essa média.... coisa de 7km/l ou até 8km/l, na estrada, ai sim não troco o motor agora.... aguardo para por o a diesel definitivo.

Outra pergunta.... sou leigo mesmo...hahahaha

Que CJ é o meu??? Ou não é CJ?? Afinal, o que é CJ??? rsssss

Abraços!

Usuário
    Entrada
    17/05/2006

Re: AP 1.8

Citação Postado originalmente por Luiz_Fernando
    Ronaldo,

Tenho um motor AP 1.8 MI no meu Jeep com câmbio 4 marchas da C-10. Tá fazendo 8,5 km/l de média.

Achei muito bom.

Abraços
    Fala Luiz, blz??

Cara.... me disseram que o AP 1.8 é melhor que o AP 2.0.. isso procede?

Outra pergunta... um AP no meu jeep, com o câmbio original 4m, viaja a quantos km/h? E esse câmbio da C-10? É melhor em quais aspectos? Dependendo, tenho muita facilidade em encontrá-lo por aqui....

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por Luiz_Fernando
    Ronaldo,

Achei muito bom.

Abraços
    Luiz,

Tenho alguns amigos que tem AP no CJ e também gostam, acho que prá quem vai rodar muito no asfalto, pode ser uma excelente opção.

Citação Postado originalmente por pamattia
    Que CJ é o meu??? Ou não é CJ?? Afinal, o que é CJ??? rsssss
    O seu jeep é 1982, então é um CJ5.

Se não me engano, CJ é a abraviação de Civilian Jeep, se eu estiver errado, por favor me corrijam.

[]´s

Usuário Avatar de Paulo Sabra
    Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES
    Prezado Paulo,

Segue a história do Jeep Willys, que depois virou Ford, como é o caso do seu para vc, ficar por dentro.

A história do valente e querido Jeep Willys

No decorrer da II Guerra Mundial, as tropas aliadas, tendo de enfrentar terrenos dos mais diversos, principalmente na Ásia e norte da África, necessitavam de um veiculo versátil, pequeno - para acompanhamento de infantaria - de grande maleabilidade e capaz de transportar quatro pessoas, uma espécie de faz tudo. Assim surgiu o JEEP. Um veiculo lépido, ágil, pequeno, com capacidade de, pelo seus próprios meios, safar-se de situações difíceis, com potência suficiente para arrastar um canhão antitanque até mesmo num lamaçal - isto é o que requisitavam os militares em 1940. Projetado por Karl Knight Probst (equipe do Governo Americano) em oito dias, em 35 já em linha de produção.

E o nome ? Bem tratava-se de um pequeno carro para “general purpose” (serviços gerais). Das iniciais desta expressão g (dji) e p (pi) tirou-se a pronúncia. Assim nasceu o Jeep. Para ele, contudo não se reservavam apenas façanhas militares, também nas de paz lhe haviam destinado importantes funções no campo, no âmbito das fábricas, no comércio. “Um sucesso”

O Jeep (CJ-3B) começou a ser montado no Brasil em 1954, antes eram importados, em 1955 o Brasil recebeu novas estampas e iniciou-se a fabricação do modelo CJ-5 até 1983. Em 1957 a Willys do Brasil passou a fabricá-lo com um índice de nacionalização de 80% e sua produção alcançou 101.810 unidades naquele ano, em 1959 recebeu um motor melhor de 6 cilindros nacional fundido em Taubaté/SP, substituindo o "Hurricane" americano de 4cilindros e 6 cilindros. Em 1962 surgiram outras duas versões do Jeep, os (CJ-6) M-101 de 2 e 4 portas, com maior capacidade de carga (montado sobre o chassis da Rural), chamado popularmanente de "Jipão". Daí a frente várias modificações foram introduzidas, visando adaptá-lo as condições brasileiras. No Brasil foi fabricado de 1957 a abril de 1983; nos EUA foi fabricado em 1983 com o nome de "Renegade" (CJ-7)e continua a ser fabricado pela Chrysler - proprietária da marca "Jeep" - até os dias atuais com o nome de "Wrangler", com muitas melhorias, carrocerria totalmente nova, compatível com os padrões atuais. Apesar de não ser mais fabricado no Brasil, ele continua a ter um lugar de destaque entre os veículos, atualmente muito utilizado para evento Off-Road pelos jovens amantes do veículo. Em 1963 a revista Quatro-Rodas testou o Jeep pela primeira vez.

Curiosidade:

O estepe do Jeep era situado na lateral para compensar o peso entre motorista e lateral - nos modelos mais antigos situados na parte traseira prejudicavam a estabilidade do Jeep fazendo com que ele "empinasse como cavalo", então a equipe de projetos da Willys resolveu coloca-lo na lateral, assim resolvendo o problema de estabilidade.

Cronograma de Fabricação:

1954 - Começa a ser montado no Brasil pela Willys.
    1957 - Início da Fabricação.
    1959 - Motor nacional de 6 cilindros/90HP/2600cc.
    1960 - Novo contorno da caixa de rodas traseira. De oval para semi quadrada.
    1962 - Surge a versão 4 e 2 portas (Jipão) montado sob o chassis da Rural.
    1963 - Versão esporte jovem com bancos esporte e capota conversível, novas cores.
    1965 - Recebe câmbio de 3 marchas sincronizado.
    1966 - Passa a contar com Roda-Livre automática e alternador, e recebe novo volante.
    1968 - Sai de fábrica com as chaves de ignição na coluna de direção. Passa a ser fabricado pela Ford Willys.
    1970 - Chaves de ignição volta para o painel, recebe a denominação Ford Jeep.
    1976 - Novo motor Ford 4cilindros/90HP/2400cc, novo câmbio de 4 marchas novas cores.
    1981 - Sai a versão com motor movido a álcool.
    1982 - Ford paralisa sua produção no Brasil.
    1983 - última unidade a ser vendida.
    1997 - Chrysler comercializa no Brasil o JEEP Wrangler americano (a Chrysler é a atual proprietária da marca JEEP)
    Texto extraído de Home Page da Willys Overland do Brasil

Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES
    Mais informações sobre a História dos Guerreiros Jeep's, o amigo poderá acessar no
    site: www.belli.com.br/4x4/jeep/civis.htm , lá vc poderá ver as imagens dos modelos de cada ano de fabricação e a motorização dos mesmos.

1962 - Surge a versão 4 e 2 portas (Jipão) montado sob o chassis da Rural.
    Paulo meu bom amigo desculpe a chateza mas o chassis do (bernardão) não tem nada a ver com o da rural
    Eu sei... Eu sei... que vc tirou isso do site ai mas só pra ser chato a informação tá errada
    Bom novamente me desculpando da chateza vamos lá
    Muito bem vindo meu amigopamattia, fico feliz de ver alguém de Cáceres por aqui pois já morei aí por 6 mezes em 1997, e aí pescando muito no Paraguai ? eta riozão bom de peixe 8)
    Cara concordo com nosso amigo Ronaldo acho que com alguns acertos pode levar este jeep a fazer uns 6 ou 7 Km/litro, boa sorte no forum e aproveite bastante do sistema de pesquisa, vc vai encontrar praticamente tudo sobre seu jeepinho
    [],s

Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES
    Caro Rafael,
    Vc acertou de cheio, tirei a informação de um site de um Jeep Clube, para tentar ajudar o amigo que pedia informações, desculpe-me pelo erro, mas acredito que o cronograma esteja correto.

Usuário
    Entrada
    01/03/2006
    Local
    Itajai/SC
    Se o seu JEEP for rodar mais no asfalto, eu aconselho a colocar o motor AP, pois este é pouco mais econômico que o de opala. Se fosse mais para o mato, ai acredito que o de opala seria a melhor opção. Outra coisa que acredito que melhoraria muito, seria a instalação de um câmbio de 5 marchas. Se vc for pegar muita estrada, o de 5 marchas ficaria muito mais econônomico. Não sei se diesel seria a melhor relaçãocusto/benefício. Pois o motor diesel é muito caro e vc tb teria que reforçar chassi e suspensão. Apesar de o diesel ser mais barato que a gasolina, levaria anos para vc recuperar o dinheiro investido. A minha viatura está bebendo demais tb. Semana que vem vou instalar o câmbio de 5 marchas, espero que o consumo melhore.

Usuário
    Entrada
    17/05/2006
    Galera, muuuuito obrigado pelas dicas e pela receptividade.

Vou seguir a recomendação do pessoal.. meu jipe fica pronto na quinta.. vou ver o consumo dele.. se ficar na faixa de 6 a 7km/l, está ótimo. Fico com ele até comprar o motor a diesel. Ahh, meu jipe já tem reforço no chassis.

Andei me informando hoje e me disseram que a nota fiscal de motor não é obrigatório para a regularização do veículo. Na falta dela, basta uma declaração de responsabilidade. É feito uma "busca".. renavam.. nº do motor, etc.. e não havendo nenhum entrave, é feita a regularização. Eu pergunto, é verdade?

Se for, estou feito. Moro a 90km da Bolívia... motor nissan 2.5 diesel c/ câmbio por U$ 1.000, é o que há

Abraço a todos e obrigado novamente.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem