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  • #1

    TROCA DO CONJUNTO MECÂNICO DO CJ 5




    Salve Galera,
    Depois de muita polêmica sobre "conjuntos ideais para um CJ" vamos apresentar uma adaptação passo à passo de um novo conjunto mecânico em um CJ
    Trata-se de um serviço que será efetuado na X4 para um cliente que tem o seguinte perfil:
    Um senhor que adquiriu um CJ 5 totalmente reformado com mecânica original em ótimo estado, instalou na X4 uma direção hidraulica de santana, ficou super satisfeito com o carro, na verdade ficou apaixonado pelo jeep e a sensação de liberdade que ele traz, mas como utiliza o jeep para passeios leves no litoral norte, sofreu muito com o desempenho do jeep na estrada já que gosta de fazer viagens para outras cidades por terra ou asfalto sem contar nas subidas e descidas de serra.
    Resumindo: resolveu trocar todo o conjunto mecânico para ter um jeep agil, confiavel para viagens e confortavel, depois de ser-lhe apresentadas algumas opções foi escolhido o seguinte conjunto a ser instalado:

    AP 2.0 injeção + cambio Clark 5m + kits deep tec + t-case willys + pedaleira suspença + disco nas 4 (SBD) + manutenção da direção hidraulica do Santana

    é bom deixar claro que o conjunto acima já esta fechado baseado nas necessidades e no gosto do cliente, e o objetivo deste tópico é para que juntos analizemos todos os passos de uma adaptação deste porte que por ser dissecada passo à passo vai trazer bastante luz a todos que estão pensando em fazer alguma coisa parecida.

    desde já agradeço os palpites
    [],s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ap_116.jpg   -ap2_324.jpg   -ap4_156.jpg   -ap5_304.jpg  

  • #2
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    Re: TROCA DO CONJUNTO MECÂNICO DO CJ 5

    Excelente escolha para o uso dele.

    Com os kits da deep tec o trabalho de adaptação é praticamente nulo. Basta só fazer o chicote do motor, o suporte do motor e novos cardãs.

    O cabo da embreagem e do acelerador usei do próprio AP.

    Para o filtro de ar, comprei aqueles tubos de alumínio e na ponta coloquei um flitro cônico com duplo fluxo. Para o respior de óleo tb coloquei filtro cônico.

    Escapamento: comprei um tubo galvanizado de 2" e usei apenas o último silencioso do santana, sem catalisador.

    A única coisa que não consegui resolver no chicote do motor, foi o sensor de velocidade que vai na caixa de transferência original do santana, que teria que adaptar esse sensor na tcase willys de algum jeito, esse sensor tem a função de informar ao módulo qdo o motor está em marcha lenta se o veículo está parado ou não. Aí o que acontece é o seguinte, as vezes, bem raramente, qdo vc passa, em uma lombada por exemplo, o motor morre.

    []s


    Peleje

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Não posso falar muito, pq tem meia duzia, q vai ficar postando... o q vou escrever :P :P :P :P

    Tudo q vc precisa, pra tirar ideias... link abaixo.

    pagani, lacerda, e afins vão caçar marido

    [s] de quem já instalou AP na garagem...
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #4
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Re: TROCA DO CONJUNTO MECÂNICO DO CJ 5

    Citação Postado originalmente por p.peleje
    A única coisa que não consegui resolver no chicote do motor, foi o sensor de velocidade que vai na caixa de transferência original do santana, que teria que adaptar esse sensor na tcase willys de algum jeito, esse sensor tem a função de informar ao módulo qdo o motor está em marcha lenta se o veículo está parado ou não. Aí o que acontece é o seguinte, as vezes, bem raramente, qdo vc passa, em uma lombada por exemplo, o motor morre.

    Peleje
    Já tentou instalar um Totem Trip, q tem sensor eletronico... e adaptar nele?? Acho q resolveria.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel


    Não posso falar muito, pq tem meia duzia, q vai ficar postando... o q vou escrever :P :P :P :P

    Tudo q vc precisa, pra tirar ideias... link abaixo.

    pagani, lacerda, e afins vão caçar marido

    [s] de quem já instalou AP na garagem...
    Na verdade, o Pagani é sussa, o ph0d@ é aguentar o Beto Lacerda.

    Qdo fui postar pensei a mesma coisa que vc, mas como já tinha digitado acabei postando.

    Deixa eles falarem, se não fossem eles não teria graça nenhuma . O legal é fazer as coisas, e saber que a galera se encomoda com o fato da gente fazer coisas que eles desanconselham e acaba dando certo.

    []s

    Peleje

  • #6
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    Qual o conjunto embreagem + capa seca + arranque utilizado?

    É necessário serviço de torno no eixo piloto da caixa clark?!

    Tô perguntando porque acho que é a hora certa para ser feita as perguntas , e porque sou curioso também .

    []´s

  • #7
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    Qual o conjunto embreagem + capa seca + arranque utilizado?

    É necessário serviço de torno no eixo piloto da caixa clark?!

    Tô perguntando porque acho que é a hora certa para ser feita as perguntas , e porque sou curioso também .

    []´s
    Embreagem
    Disco, original AP e platõ, original AP, apenas com modificação para estria eixo piloto GM (vem no kit Caixa Seca)

    Nenhum serviço de torno no cambio GM Clark 5m.

    Arranque, original AP.

    Caixa seca, já vem p&p, pra instalar...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #8
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    Re: TROCA DO CONJUNTO MECÂNICO DO CJ 5

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Citação Postado originalmente por p.peleje
    A única coisa que não consegui resolver no chicote do motor, foi o sensor de velocidade que vai na caixa de transferência original do santana, que teria que adaptar esse sensor na tcase willys de algum jeito, esse sensor tem a função de informar ao módulo qdo o motor está em marcha lenta se o veículo está parado ou não. Aí o que acontece é o seguinte, as vezes, bem raramente, qdo vc passa, em uma lombada por exemplo, o motor morre.

    Peleje
    Já tentou instalar um Totem Trip, q tem sensor eletronico... e adaptar nele?? Acho q resolveria.

    [s]
    É um idéia, porém tenho outras prioridade$ no momento.

    Mas fica aqui a idéia, que aparentemente dá certo. Vou estudar esse lance.

    []s


    Peleje

  • #9
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Sensor...

    Pode ser que o sensor do Totem não sirva, pois se o sistema utilizado na caixa do AP for do tipo roda de relutância isto é um pouco diferente, talvez a coisa não funcione direito. A roda de relutância é um tipo de volante que é imantado, cada dente passa por indução um valor para o sensor; tem uma falha nos dentes, que indica o PMS. Olha é só um palpite, acho que teremos que verificar in loco, ao vivo e à cores, para termos uma certeza maior. Um grande abraço a todos e saudações.

  • #10
    legal pessoal, podem ficar tranquilos pois apesar de o Beto ter algum caso de amor mal resolvido com algum motor AP ele vai postar bastante coisa para enrriquecer nosso tópico
    legal as dicas que chegaram principalmente essa do sensor de velocidade mas vamos encarar isso mais para frente, no momento estamos adquirindo o clark e os kits deep tec, deve chegar tudo amanhã (ou hoje), Vinicius, conforme já foi citado os kits deep tec são Plug & Play não necessitando de nenhuma usinagem no cambio
    outra coisa que estamos adquirindo agora é o módulo da injeção e o chicote de injeção, sobre o módulo estamos comprando um já descodificado para facilitar a adaptação e o chicote estamos estudando a possibilidade de comprar novo na concessionária
    bom esperamos que amanhâ chegue tudo e poderemos colocar a mão na massa
    até amanhã com mais fotos
    [],s

  • #11
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    Citação Postado originalmente por rafaelsouza
    legal pessoal, podem ficar tranquilos pois apesar de o Beto ter algum caso de amor mal resolvido com algum motor AP ele vai postar bastante coisa para enrriquecer nosso tópico
    legal as dicas que chegaram principalmente essa do sensor de velocidade mas vamos encarar isso mais para frente, no momento estamos adquirindo o clark e os kits deep tec, deve chegar tudo amanhã (ou hoje), Vinicius, conforme já foi citado os kits deep tec são Plug & Play não necessitando de nenhuma usinagem no cambio
    outra coisa que estamos adquirindo agora é o módulo da injeção e o chicote de injeção, sobre o módulo estamos comprando um já descodificado para facilitar a adaptação e o chicote estamos estudando a possibilidade de comprar novo na concessionária
    bom esperamos que amanhâ chegue tudo e poderemos colocar a mão na massa
    até amanhã com mais fotos
    [],s
    Minha opinião: chicote original do AP, pra montar no jeep não fica legal, vc vai ter problemas no dimensionamento e nas adaptações, vai gastar uma grana a mais e vai ter que ficar cortando, dobrando além do necessário, e outra, por mais que o chicote seja do mesmo modelo do módulo sempre vai ter que adaptar algo no chicote. (experiência própria)
    Eu peguei o esquema da I.E. e montei um chicote novo com fios e sensores novos.

    Em relação a descodificar o módulo, é mais fácil comprar um módulo abaixo dos modelos abaixo do 2000, sem COD de fábrica. (eu e um amigo tivemos problemas com isso). Comigo aconteceu uma coisa: descodifiquei, o motor funcionava um dia e no outro voltava a não ligar por falta do COD.


    []s


    Peleje

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Falei do Totem, pq fiz um esquema parecido com minha injeção e ignição. Como não uso o módulo original, nem de ignição e injeção. Precisava puxar o RPM do motor pro modulo de injeção.

    Foi feito isso, puxando do contagiros da ignição MSD, para a injeção HIS

    Ou seja, do mesmo lugar onde vai o conta giros, ele compartilha junto com o módulo a rotação do motor

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

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