Não se esqueça que esses Jeep eram registrados com o número do motor.
Versão Imprimível
Robledo,
Tem advogado em Porto Alegre que faz isso. É usocapião de bem móvel.
Pelo que li uns tempos atrás, vc precisa demonstrar ao juiz a posse do veiculo por um periodo (havia discussao se 3 ou 5 anos.. ). Parece que cobram 2 mil reais para entrar com a ação.
Para demonstrar a propriedade, vale testemunhas, notas fiscais de peças que comprou, notas de oficina, recibo de garagem etc.. desde que traga a informação do veiculo.
abraços
andre
Desculpe se o lugar de postar não é aqui, é pq sou novato!
ha tempos estou namorando o carro dos meus sonhos, um jeep willys, é muito novo e quase todo original, muito bem zelado. num peço muito bom só que existe um pequeno detalhe! o carro foi de um padre que foi seu primeiro dono, aí o padre faleceu e a familia vendeu a outro senhor ( o mesmo que eu estou negociando) o jeep esta com placa renavan, o senhor esta com o documento mas sem o recibo de venda, que a familia alega ter perdido. dá pra legalizar ele??? o senhor proprietário me disse que esta a posse de uma declaração dada pelos herdeiros! me ajudem!!!!!!!!!! o jeep é meu sonho de consumo, e esse é uma raride muito bem zelado, so com alguns serviços. muito mais muito bem zelado. 9.000,00 R$...
Olá Jacques, tudo bem?
"o senhor esta com o documento mas sem o recibo de venda, que a familia alega ter perdido. dá pra legalizar ele???"
Já ouviu aquela que o direito não ampara quem dorme?
Os proprietários a época tiveram prazos para trocar as placas para os modelos que foram atualizados. Perderam o prazo, já era.
Para tentar legalizar, faça assim:
1. tente fazer o procedimento normal. Nem despachante vai aceitar a causa, mas você pode fazer petição administrativa. No Detran vão negar seu pedido. Junte a comprovação que foi negado.
2. faça uma pesquisa em casos semelhantes na internet, junte os principais artigos das leis. Comece escrevendo um documento escrevendo a história... Assim: dia Y comprei o carro; dia tal foi feito o pedido de registro; dia X foi negado o pedido;Junte os principais artigos das leis sobre o assunto. Pesquise processos semelhantes. Seu advogado não saberá pesquisar direito isto. Entregue suas pesquisas a ele.
3. Se o seu caso tiver amparo nas leis e já tiver alguns julgamentos semelhantes (jurisprudência), você pode entrar com uma ação contra o Detran. Talvez um Mandado de Segurança.
Recomendo não seguir por este lado, que seria o corretíssimo, pois a Justiça está cheia de processos, está muito ocupada com casos muito importantes. Vai demorar muito.
Consigo ver mais três formas de resolver:
1. tentar ir pelas vias da corrupção, achando alguns despachantes ninjas. Isto é nojento e vai ficar caro, pois para conseguir uma placa desta vai "guaraná" para gente "grande" de dentro do Detran. Se não der certo no seu Estado, pode tentar em outro Estado.
2. tente encontrar outro jeep todo ruim, estragado, mas com documentos bons. Estes jeeps assim são baratos. Então, você compra os dois jeeps e coloca todas as peças do jeep bom no jeep ruim. Tente encontrar algum antigo pois pode ser que não haja número no chassis, assim não precisa trocar peças (só as placas).
3. Você pode comprar só um documento de jeep (sem o carro) e transferi-lo ao seu nome com "despachantes ninjas". Depois você pega o número do chassis deste documento (caso haja) e marque-o no seu chassis. Em jeep, alguns não sairam com número nos chassis. Outros jeeps tem uns 3 ou 4 números doidos no chassis, e, um dos números é parecido com o que está no documento. Entendeu? (alguns estados receberam suscessivas remarcações, então tem muitos números marcados no chassis).
(você pode comprar um documento e manda marcar o número daquele documento no chassis do seu jeep)
Veja meu caso, por exemplo. O meu jeep 1963 existe (veja o link na minha assinatura), tudo certo, porém aquele chassis não tem nenhum número. Eu simplesmente posso pegar aquela placa e colocar em qualquer outro jeep sem numeração de chassis ou cuja numeração não conste para outra placa.
"o senhor proprietário me disse que esta a posse de uma declaração dada pelos herdeiros!"
Junte todos os documentos, pois pode ser útil para explicar, caso você queira entrar na justiça.
Daniel
Bom dia prezado ! dê uma pesquisada no fórum e na internet sobre usucapião de bens móveis, talvez te dê uma luz ! um abraço !
Sinceridade? Esquece isso e passe a ver outro!
O motivo de estar barato é justamente esse, e se o carro nao entrou no inventario daí ferrou tudo de vez.
Dor de cabeca nao tem preco, vale a pena gastar um pouco mais e pegar algo ja documentado, afinal a diferenca nao é tao grande assim para o valor de mercado.
Fui lá agorapouco dizendo o meu interesse por coisa legal, ele me falou que está entrando em contato com uma juiza amiga da familia pra ela dar um aval pra ele pra legalizar, tendo em vista que o antigo dono era padre e não tem filhos. o que vcs me aconselham espero essa tal juiza dar o aval ou ele está com onda?
Que da pra documentar dá, com um pouco de paciência se consegue, mas 9 mil ta muito caro, documento no jeito que tá tem que pegar por no máximo 4, 5 mil, e olhe que 6 ja se consegue um andando e com docs.....
Olha, é mais provavel o que o Dic falou ou mesmo que tenha sido inventariado, a familia devera pegar o formal de partilha e registrar os bens do finado em nome deles(familia/herdeiros) antes de vender qualquer coisa.
Eu no seu lugar daria uma canelada como o Gaucho falou ai, tipo uns 3 ou 4 cruzeiros e procuraria um chassi ou um documento quente pra poder montar ele novamente.
Se eles não inventariaram isso ai, vão ficar o resto da vida com o sabugo entrouxado, isso é certeza.
Olá Jac, oque o despachante fala ?
O jeep legalmente pertence a família do padre falecido, eles podem pedir uma segunda via.
a não ser que a viatura esteja em inventário, ai tem que esperar sair...
O que quer dizer com :" o jipe está com placa renavam" ??
Passa mais informações. e não feche negócio sem antes saber sobre essa "pendenga"
Gustavo eu acho que ele se referiu àquela plaqueta de identificação do chassi, se for isso é mais facil fazer um cabritão porque alguns anos de jeep o nr do chassi não era NO CHASSI mas nessas placas rebitadas na carroceria.
Pra transferir, mesmo pedindo 2a via do certificado de registro, o documento saira no nome do finado e, não se consegue transferir o bem sem fazer o inventario deste bem. No formal de partilha constara todos os bens (moveis e imoveis) do padre, se esqueceram de inventariar o Jeep eles não poderão transferir, salvo se o padre tinha deixado uma procuração dando amplos poderes pra alguem da familia, algo pouco provavel.