Gostaria de saber até que ponto (comparando com um 1.0 usado) vale a pena ter um CJ para uso urbano e eventuais trilhas, sendo que meu trajeto diario é 2/3 de terra. Pensei em colocar um motor mais economico, como um AP (com os originais acho que não vale a pena mesmo).
Quais seriam os possiveis investimentos que eu teria que fazer (pensando em um CJ todo original em perfeito estado).
Fala Pedro, é meio complicado querer comparar esses dois tipos de carro mas se vc gosta de jeeps e não tem problemas em abrir mão do conforto na minha opinião vale a pena, só que como vc já falou chegar a economia de um 1.0 é praticamente impossivel e vc também não pode se esquecer de que a manutenção não é como de um 1.0. O legal é que ter um jeep é ser diferente e ter a opção trilhar qualquer caminho, essa é a ideia que as Eca Sport vendem a preço de ouro, nada melhor que entrar no mundo off road com um altentico jeep
Cara, pra você ter um CJ como uso diário, você tem que curtir muito o Jeep.
É um veiculo duro, desconfortável, gasta muito combustível, tem folga na direção e etc.
Na verdade não vejo vantagens entre um 1.0 e um CJ para o dia-a-dia.
Pra você ter idéia, até o mecânico que vai restaurar o meu, não recomendou para o dia-a-dia (isso pq ele era suspeito pra falar). Mas mesmo assim eu vou restaurar o Jeep e vou usa-lo pra uso urbano e eventuais trilhas.
Pra quem ta acostumado a andar em carros populares (ou melhores) que tem um certo conforto, mudar para um CJ é muito complicado pq o cara ta acostumado com outros tipos de carros e com um CJ ele perde uma série de coisas que carros modernos proporcionam.
Agora, você que não tem nem carta, é mais facil. Provavelmente não está acostumado com direção hidraulica e essas coisas... e não sente falta deles.
Agora, se teus pais te ofereceram um 1.0 como primeiro carro () e você desistiu da idéia do Jeep, force o Jeep, pq assim eles acabam oferecendo coisa melhor pra você mudar de idéia. Digo por experiência própria... HAuAHUAhUA
Eu tenho jipe como único carro há uns 3 anos... sem problemas.
Se o uso do Pedro é 2/3 de terra, menos problema ainda. 8) É inclusive o uso certo.
Um Jeep com AP parece uma opção interessante pra ele. Tomando por base um Jeep todo original, como ele disse, vai precisar: Direção Hidráulica. Freio a disco. Uma mexidinha na mola pra deixar mais macio, pois CJ pula muito (o meu pelo menos era um cabrito).
Sendo que tudo isso pode ir sendo feito aos poucos...
Fora o AP, claro, mas isso eu tô contando como primeira coisa a ser feita.
Eu comprei com essa pretensão, utilizar diariamente(ando uns 20km por dia) e para eventuais trilhas. Com motor original esquece que é completamente inviável.
Minha idéia é um motor AP pra ver como fica a economia, e se ainda sim ficar pesado, um kit gás.
Dá uma pesquisada no fórum que tem bastante adaptações que deixarão seu Jeep mais confortável. Como citado acima: DH, Freio a disco, molas, amortecedores, câmbio, bancos, etc...
Ps: Sim, eu sei que para andar diariamente um carro popular seria bem mais viável. Mas particularmente, eu quero um jeep. Quero um carro que tenha prazer de andar nele, mesmo que seja pra ir na padaria buscar pão, quero que sejam 10 minutos que eu me divirta. O que um carro popular ao menos para mim, não proporcionaria.
Mas parece virus, quando entra no sangue não tem mais cura.
Só esqueceram de falar da chuva, que entra agua pacas.
Tenho um amigo que faz São Paulo - SP X Jundiai - SP x São Paulo todo dia com GNV é claro.
Agora para o Pedro ter noção do que é este virús vai uma parte:
Ser Jipeiro é:
• Ficar ofendido quando alguém chama sua viatura de carro
• Ser indagado no posto de gasolina, com aquelas perguntas célebres: É de fibra? É 4x4? Vc faz trilha? Quanto custa um desses aí? Anda Bem?
• Escolher o Shopping Center pela altura do estacionamento...
• Escolher o Prédio para morar pela altura das garagens...
• Ter a vaga do estacionamento do prédio personalizada (é aquela meio marrom, onde nascem uns matinhos...)
• Não ter nenhuma camiseta totalmente branca...(muito menos meias...)
• Fazer sucesso ao buscar os filhos na escola (entre a molecada)
• Não fazer tanto sucesso ao buscar a esposa no cabeleireiro...
• Acostumar com a pergunta dos sobrinhos" Tio leva a gente para dar uma voltinha"
• Acostumar com a pergunta da esposa " mas tem que ir de jipe???"
• Torcer para chover no final de semana...
• Ser proibido de estacionar na firma às segundas feiras.
• Ser odiado pelos funcionários do lava-rápido
• Ser amado pelo dono do posto de gasolina...
• Ser amado pelo dono da autopeças.
• Ter na carteira, mais cartões de oficinas e distribuidoras de peças do que dinheiro.
• Pedir rancho 9013 de amigo secreto
• Ignorar o descoberta que a menor distância entre dois pontos é uma reta ( a menos que na reta tenha um atoleiro...)
• Fazer passeios onde se ninguém quebra, atola, capota ou fica até o dia seguinte; ele volta para casa com a cara de quem vai ao estádio para ver um 0x0...
• Achar que o acessório mais importante do seu veículo é uma caixa de isopor com umas latinhas geladas dentro. (aliás se faltar espaço, fica o Zequinha, esposa e filhos em casa mas a bendita caixinha vai! e em lugar de honra dentro da viatura).
• Ouvir do guarda :" O sr pode retirar um dos adesivos para que eu posso verificar a cor do veículo para preencher a multa? ( isso indo para a trilha, se acontecer a abordagem na volta o guarda simplesmente coloca marrom e pronto!! Ou entra para guarita procurando os seus calmantes pois não acredita no que vê)
• Se vingar da sogra lavando a viatura em frente à casa dela...
• Ter um carro multimarcas: motor vw, cambio gm, limpador Fiat, faróis da variante ... e no documento constar importado...
• Ligar na concessionária só para saber quanto não se deve pagar por uma peça, e não se contentar até achar a peça num valor 4 vezes menor, se achar num valor menor ainda espalhar pra todo mundo... (se comprar na concessionária ninguém fica sabendo nem o sob tortura, nem em confissão no leito de morte...)
• Ter um estoque de peças na viatura que dá para montar outra...(o que acaba ocorrendo...)
• Não entender a função da profissão "martelinho de ouro"...
• Explicar ao balconista que vc precisa da peça chevrolet, que que servia no Puma, mas era usada no Gurgel, mas que é para ser colocada no seu jipe.(numa função totalmente diferente da original, é claro!).
• Ao fazer a lista de suprimentos para um passeio ou expedição, começar sempre pelo item: cerveja.
• Ser chamado por parentes às 2h00 para rebocar o carro de não sei quem que quebrou não sei aonde e não sei quando devido à não sei o que...
• Os mesmos parentes que dizem: por que você não troca esta lata velha, compre um carro mil, econômico, moderno... silencioso.
• Ter sua casa como ponto de referência na rua " é depois daquela casa do jipe..."
• Ser o único da rua que não lava o carro aos sábados pela manhã (via de regra neste horário já está o sujando ainda mais. )
• Convidar a sogra para fazer trilha só para testar o santo antônio...
• Ter amigos.
Texto: Augusto Proença
Só esqueceram de falar da chuva, que entra agua pacas.
Mais uma razão pra ter Jeep, já que ele fala que 2/3 do caminho é terra.
Por falar nisso... dá pra meter um AP e não mexer em direção ou freio?
Tudo bem que o certo é aproveitar e já acertar isso, seria o ideal... mas...
Nero, o filtro de óleo do AP na maioria dos casos pega na caixa de direção original, pra não pegar ou vc levanta mais o motor, muito mais, ou joga ele mais pra frente, porém fica meio inviável. Conclusão, já que vai mexer no motor troca logo a caixa de direção.
Pra quem quer saber sobre o consumo do AP na estrada, o meu que é MI ano 2003 faz em média 13km/l andando na faixa dos 2700 até 3300 RPM. Na cidade ainda ñ medi direitinho, mas fica por volta dos 10km/l.
Na trilha, ñ é motor pra puxar mais ninguém, ou apenas em enrosco leves e médios vc ainda ajuda alguém. Tem que colocar na cabeça que vc tem apenas motor pra vc.
Eu montei o meu, ou melhor estou montando pra rodar na cidade, estrada e trilha. Eu gostei do resultado.
Minha receita, aceita quem quiser: AP MI, cambio com primeira marcha 4:1, 8x43 nos diferencias, pneus nervosos até 33", disco na frente e bloqueio traseiro, pra se ter um conforto maior suspensão de band e amortecedores de ranger 96/97.
Não tem jeep economico...tanto em gasolina, quanto em manutenção.
Na minha opinião, jeep tem que ser segundo carro... ou pelo menos ter uma moto.
Fui franco contigo!
[]'s
Concordo totalmente
Postado originalmente por NeRo
Eu tenho jipe como único carro há uns 3 anos... sem problemas
Nero,
Fala sério !!!! Você tinha um Engesa e não um CJ, e se é desse que você tá falando, nunca saía da garagem, assim até eu .... !!!
Pedro,
Sinceramente, não dá prá comparar um 1.0 com um CJ.. E se for prá ser o seu carro do dia a dia, piorou !!
Se for pegar um CJ original em bom estado prá trocar motor, pedaleira, freio, direção e mais uma porrada de coisas prá ficar econômico e confortável, ou você ajusta bem a sua expectativa de quanto vai gastar e o resultado que vai conseguir no final ou então você pode ficar muito decepcionado.
Eu te aconselho e procurar alguém que tenha um CJ como você quer e experimente rodar uns 20km com ele, de preferência, faça o mesmo percurso que você vai fazer diariamente umas três vezes seguidas com o jeep, se for num dia de chuva, melhor ainda. Se mesmo assim você achar que vale a pena, então pode comprar um CJ que talvez você não se arrependa.