Postado originalmente por
Marcos ET
Fala Denis! Dissemos exatamente a mesma coisa, só que ao contrário... enquanto você disse que o copo estava meio cheio, eu disse que era meio vazio!
Eu disse que aumentei o braço do HS para aumentar a distancia percorrida pelo link entre ele e o setor de direção, aumentando o deslocamento do volante (comportamento mais lerdo). Só que agora, quem discorda da sua conclusão sou eu, pelo seguinte motivo:
o "tranco" da roda é medido do ponto do tranco (superfície de rodagem do pneu) até o centro de articulação da roda (munhão).
Para o pneu de 37", vou "chutar" (como exemplo), que ele tenha 150cm de diâmetro e, por conseqüência, 75cm de raio.
Então, o tranco aconteceria (para fins didáticos) a 75cm do ponto de articulação, certo? Se o HS tem 10cm, e o ponto de articulação é o mesmo (o munhão), então a razão da alavanca entre ambos é de 7,5, pois o HS é 7,5 vezes menor que a alavanca do pneu.
Se eu uso um HS de 20 cm com o mesmo pneu, a razão entre ambos cai para 3,75, pois o HS é 3,75 menor...
Ou seja, se eu recebo uma pancada equivalente a 30 kg na borda do pneu, isso significa uma força de 225kg no terminal de direção do Hi-Steer mais curto, e de uma força de 112,5kg no terminal de direção para o Hi-Steer mais longo.
Creio que você mesmo tenha explicado bem este princípio quando falou que o volante fica mais duro com o HS menor (pois a alavanca diminui na mesma proporção do Hi-Steer), ou seja, é mais difícil para o mesmo setor, girar o mesmo pneu, porque é mais fácil para o mesmo pneu girar o mesmo setor...
Grande abraço!