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Convex Datacenter
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  • #37



    Pois é, ainda é cedo para afirmar, mas tá acontecendo algo, pelo menos interessante.
    Depois do concerto do radiador, o dono da oficina (Vasco) me aconselhou a parar de usar aditivo . Voltando ao passado, logo que peguei o bicho, não usava nada, mas o dia que vi a quantidade de barro (ferrugem) que tava acumulada no radiador resolvi colocar aditivo. Comecei com etileno glicol, que é aquele para os caros modernos, mas depois de um tempo fiquei sabendo que era mais para os radiadores de alumínio, e como o do 61 é de cobre, fui atraz do aditivo específico, que é a base de óleo mineral. Realmente o radiador ficou limpo por dentro, mas segundo o Vasco, os furos que aopareceram na colméia tem a ver com o aditivo. Segundo ele o radiador ainda é o original, e a ferrugem que se forma lá dentro, de certa forma funciona como vedante . Com o aditivo, remove-se a ferrugem acumulada por décadas, e começam a aparecer uma série de vazamentos!. Ok, Parei de usar o aditivo, e de uns dias pra cá, vejo que a temperatura não está subindo como antes. Não peguei uma estrada pra valer de novo, por isso digo que ainda é cedo, mas em trajetos urbanos onde a temperatura subia pra lá de 1/2 relógio, hoje não sobe mais. Fico devendo um fechamento para a "hipótese", mas pergunto por enquanto se alguém tem uma explicação plausível para - com aditivo esquenta mais???. Abraço

  • #38
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    Os aditivos a base de etileno glicol possuem vantagens e tambem desvantagens.
    A finalidade do etileno glicol no sistema de arrefecimento e a de elevar a temperatura de ebulicao da agua(mistura). O etileno glicol puro entra em ebulicao a 190 C sob pressao atmosferica. Misturado a agua, evita a oxidacao e mantem o sistema limpo (evita crostas).
    De acordo com as recomendacoes ao se efetuar a mistura correta ( 40% de aditivo, 60% agua), tem-se como resultado a elevacao da ponto de ebulicao da agua para cerca de 118 C, contribuindo desta forma com a reducao da formacao de vapor no sistema. Outra caracteristica e a de evitar o congelamento da agua a 0 C, passando a ocorrer proximo dos -25 C.
    Ate entao, tudo de bom. Acontece que esta mistura altera a quantidade de calorias que uma dada porcao(massa) de agua pode transmitir/receber. E esta alteracao e para menos! Devido a este inconveniente, os veiculos concebidos para utilizar tal mistura possem radiadores maiores e de materiais diferentes, justamente para auxiliar na tarefa de troca de calor.
    De certa forma, pode-se afirmar que se a mistura estiver incorreta e ainda, em radiadores de veiculos antigos, certamente o sistema trabalhara sob uma temperatura maior, embora limpo.
    Vale salientar que cerca de 33% da energia proveniente do combustivel e dissipada em forma de calor atraves do sistema de arrefecimento. Isso representa disperdicio de energia sendo um dos motivos pelos quais as maquinas termicas possuem baixo rendimento. Ha alguns anos atras, havia uma ideia/conceito de que os motores deveriam trabalhar o mais proximo possivel da temperatura ambiente ou seja, "frios".
    O emprego de novas tecnicas de usinagem e emprego de outros materiais/ligas, estudos de dilatacao, contribuiram para tornar os motores mais leves e de certa forma, elevar o rendimento cortando disperdicios onde possivel. Resumo, o objetivo e fazer com que o mesmo trabalhe mais "quente".
    Atualmente, o sistema e projetado para permitir que o motor chegue a temperatura de trabalho mais rapido possivel de forma mais homogenea e que possa manter esta temperatura em diferentes regimes. Sendo assim, a valvula termostatica e muito importante!
    Como o controle deve ser feito de modo mais preciso houve a necessidade de emprego do ventilador eletrico, sendo acionado apenas quando necessario.

    Sds.
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  • #39
    Beleza de comentário Alessandro , e a menor capacidade de troca de calor reforça o aumento de temperatura verificado.
    Conforme falei, ultimamente estava usando o aditivo de base mineral, em concentração de 4%. Este aditivo trabalha de forma diferente do etileno glicol.Será que a quantidade era o suficiente para modificar sensivelmente a capacidade de troca de calor? Este tipo de aditivo (mineral) trabalha fazendo uma emulsão com a água e aí (por haver uma modificação molecular), pode ser que os parâmetros de taxa de troca de calor se modifiquem....

    Mas que pelo que tudo indica, a conclusão parece ser:

    Se é radiador velho (Willys de cobre), não se deve usar aditivo na água!!

  • #40
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    Sergio,
    Eu nao sei qual o aditivo que voce esta utilizando. Existem muitos aditivos sendo comercializados. Alguns sao empregados por um periodo curto apenas para limpeza, tendo desta forma PH elevado. Utilizar aditivos deste tipo por tempo prolongado ou com concentracao inadequada e chamar pelo problema. Nao estou dizendo que este seja seu caso, apenas faco este comentario para chamar a atencao para este fato.
    Acredito que a utilizacao de 4% deste aditivo que voce mencionou nao seja o suficiente para causar grandes inconvenientes no processo de troca de calor. De qualquer forma, tente obter alguma informacao com o fabricante.
    O fato do radiador ser de cobre ou aluminio nao constitui em empecilho para a utilizacao do aditivo porem, acredito que a sua concentracao deva ser ajustada.
    Sds.
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  • #41
    Aditivo a base de óleo mineral?!?

    PUUTZ, depois o pessoal me fuzilou quando eu falei que usava FLUIDO DE CORTE (óleo solúvel para usinagem) no meu velho continental.... e olha que era uma MARAVILHA!

    como eu jah falei, os fluidos de corte tem dupla função: auxiliar na troca de calor e evitar a oxidação precoce da peça que se está usinando!

    FLUIDO DE CORTE! nem lembrava mais disso....

  • #42
    Pois é Marcos !!!
    Basicamente a formulação é essa. Aliás o produto que eu tenho veio de um fabricante de fluido de corte mesmo. Vai ter gente que realmete vai assustar com esta história, mas ainda bem que você tá aí pra me ajudar com Ela !!!!

    Mas pelo que parece, no caso do 61 não foi bom não. Agora tá sem nada (só água é claro) e parece estar esquentando menos.

    Outro dia perguntei pra um mecânico se ele achava bom colocar aditivo. Aí ele me perguntou: O que diziam pra fazer no manual daquela época. Respondi que não mandavam por nada. Então ele veio com aquela: E o que que você tá inventando? Nesta altura melhor ficar quieto

  • #43
    Citação Postado originalmente por Sergio Willys
    Pois é Marcos !!!
    (...) O que diziam pra fazer no manual daquela época. Respondi que não mandavam por nada. Então ele veio com aquela: E o que que você tá inventando? Nesta altura melhor ficar quieto

    HAHAHAHAHAHA muito boa esta! o cara é um gênio! ainda nao tinha pensado nisso.....

    Uma coisa interessante aconteceu quando eu coloquei fluido de corte no velho GoDevil..... como eu estava com o radiador original e este estava "um pouco" furado (mas vedado pela ferrugem), eu resolvi tacar uns 350ml de óleo solúvel nele... hahahaha foi só andar alguns quilometros que o radiador "abriu" todo... parecia uma peneira! o óleo de corte limpou tudo tudo! ficou uma maravilha.... pena que acabou desentupindo até os furos da colmeia.... rsrsrsrs

    mesmo depois de meses, ao abrir a tampa do radiador o "fluido" refrigerante (água mais óleo soluvel) ainda estava branco! nada daquela meleca marrom.... e olha q naquela época eu morava no morumbi e trabalhava na moóca... e ia e voltava de jeep todos os dias!!!!

  • #44
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    O óleo solúvel utilizado como fluido de corte funciona para este propósito porém, não estou certo quanto ao preço. Alguém sabe quanto custa o litro? Também existe o óleo integral sendo que este ainda não vi ser utilizado até por ser mais caro.

    Sds.
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  • #45
    Pois é Marcos;
    Realmente fica limpinho por dentro, dá gosto de ver !!!
    No meu, deve ter sobrado um pouco de fluido na água ainda, tanto é que o RADIADORISTA (especialista em radiadores ???) só deu garantia de 1 mês para o concerto. Deve tá antevendo o efeito "peneira" que você falou !!!!

  • #46
    Hi Alessandro;
    Hope things are oK in Birminghan UK !!!
    Send my best wishes to the Queen, and tell her that "we're the Chanpignons !!

    Tem trilha boa aí pelos campos Ingleses. Tem que se enturmar, mas rolam evento interessantes. Tudo dentro da metodologia e dos cuidados dos Ingleses, com seguro e assinatura de termos de responsabilidade... porque multa em Libra$$$ é f., mas rolam coisas legais. Pelos menos pra matar as saudades, tem alguns eventos em circuitos fechados, que funcionam tanto para eventos corporativos e lazer (tipo o que eram os Kart Indoor). Você paga o ingresso e se joga na lama.

    Um litro de óleo solúvel (mineral) custa entre 6 e 10 Reais,mas não é fácil de achar. Como a aplicação primária é industrial, não se acha nos postos de gasolina, tem que se achar uma revenda especializada. E a embalagem normal é balde de 20 litros !!

    Mas, principalmente se o radiador é velho, com bastante incrustação dentro, cuidado, e reveja comentário do Marcos ET sobre a peneira !!

    Tem sujeira velha que é melhor não mexer !!??

    Best Regards

  • #47
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    Sergio,
    Em Birmingham tudo bem e temperaturas em torno de 1°C neste momento. Pode deixar que assim que a rainha estiver disponível para me receber, transmito o teu recado.
    Existem algumas trilhas mas a coisa não é bem divulgada, é difícil localizar o pessoal. Os ingleses não gostam de se sujar... Como o meu trabalho está diretamente relacionado a Land Rover (um dos nossos clientes), vez que outra posso dar uma pequena brincada. O interessante é que a Land possui centros de treinamento espalhados pelo país sendo assim, você efetua a inscrição, faz o curso, ganha brindes e ainda pilota os diferentes veículos da marca.
    Bem, voltando aos radiadores..., não tenho planos para utilizar o óleo solúvel ou integral, perguntei o preço como curiosidade pois acredito que seja mais caro que o etileno-glicol comercializado em postos. Tenho um conhecido que utiliza o óleo solúvel a um bom tempo no radiador de seu carros e até então segundo ele, sem problemas. Para ele é fácil obter já que possui uma tornearia.

    Sds.
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  • #48
    Para rechear o tópico; hoje peguei estrada, e a temperatura não subiu. Ou seja o problema sumiu!!

    Mexi:
    - Escapamento
    - Vazamento do Radiador
    - Fluído do Radiador

    Pelo que observei, a principal causa era realmente o vazamento no Radiador, depois o problema com o fluido e finalmente o escapamento, mas acho que mais de 90% se devia ao radiador (que furou por causa do fluido ??!!)

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