A finalidade do etileno glicol no sistema de arrefecimento e a de elevar a temperatura de ebulicao da agua(mistura). O etileno glicol puro entra em ebulicao a 190 C sob pressao atmosferica. Misturado a agua, evita a oxidacao e mantem o sistema limpo (evita crostas).
De acordo com as recomendacoes ao se efetuar a mistura correta ( 40% de aditivo, 60% agua), tem-se como resultado a elevacao da ponto de ebulicao da agua para cerca de 118 C, contribuindo desta forma com a reducao da formacao de vapor no sistema. Outra caracteristica e a de evitar o congelamento da agua a 0 C, passando a ocorrer proximo dos -25 C.
Ate entao, tudo de bom. Acontece que esta mistura altera a quantidade de calorias que uma dada porcao(massa) de agua pode transmitir/receber. E esta alteracao e para menos! Devido a este inconveniente, os veiculos concebidos para utilizar tal mistura possem radiadores maiores e de materiais diferentes, justamente para auxiliar na tarefa de troca de calor.
De certa forma, pode-se afirmar que se a mistura estiver incorreta e ainda, em radiadores de veiculos antigos, certamente o sistema trabalhara sob uma temperatura maior, embora limpo.
Vale salientar que cerca de 33% da energia proveniente do combustivel e dissipada em forma de calor atraves do sistema de arrefecimento. Isso representa disperdicio de energia sendo um dos motivos pelos quais as maquinas termicas possuem baixo rendimento. Ha alguns anos atras, havia uma ideia/conceito de que os motores deveriam trabalhar o mais proximo possivel da temperatura ambiente ou seja, "frios".
O emprego de novas tecnicas de usinagem e emprego de outros materiais/ligas, estudos de dilatacao, contribuiram para tornar os motores mais leves e de certa forma, elevar o rendimento cortando disperdicios onde possivel. Resumo, o objetivo e fazer com que o mesmo trabalhe mais "quente".
Atualmente, o sistema e projetado para permitir que o motor chegue a temperatura de trabalho mais rapido possivel de forma mais homogenea e que possa manter esta temperatura em diferentes regimes. Sendo assim, a valvula termostatica e muito importante!
Como o controle deve ser feito de modo mais preciso houve a necessidade de emprego do ventilador eletrico, sendo acionado apenas quando necessario.
Sds.