Penso q o peso do motor tb é um dado a ser considerado, a relação peso do motor x potência oferecida é um ótimo indicativo a saber se na troca compensa um ou outro motor. E o melhor de tudo, saber se está trocando um motor com menor relação p/p (o q é bom), por um de maior relação (o q é ruim) apesar do enganoso indicativo de maior potência.
Zepi, É favero se a ford fizesse um 6 caneco aos moldes do OHC,meu deus...
È Zepi , realmente ! Tenho o ohc , e nunca tinha imaginado esse motor se fosse um 6 canecas , mas acho que seria similar ao opala 4cc e o opala 6cc , só que com mais torque em baixa .
Quanto a " Pesquisa " fire tem 1.0 , 1.3 e 1.4 motorzinho show , potente e econômico , mas acredito que nunca ninguém adaptou em jipe .
O motor fire propriamente dito não, mas vi algumas adaptações do motor do tempra para o Niva.
No site que vi, disseram so precisar adaptar os apoios ao motor, pois nem flange era necessaria para a caixa do Niva. Não sei dizer a veracidade dessa informação.
O Motor que equipa o EcoSport 2.0 16V 4WD tem 147 cv. todo feito de aluminio. Aparentemente um bom motor, alguem sabe mais a respeito???
Eu tive um Escort Zetec 1.8 16V, e posso dizer que o motor é excelente... pra rua.
Não tive gastos em manutenção com ele, mas pelo que me disseram, é uma fortuna.
Mas mesmo que fosse de manutenção barata não adaptaria num jeep. Motor pra trilha tem que ter torque em baixa, senão precisa andar com ele sempre "cheio" para aparecer o torque.
O Motor AP 1.6 tem 76cv a 5.600RPM com torque de 13,3 Kgf a 3.200RPM
O Motor AE 1.6 tem 78cv a 5.200RPM com torque de 13,3 kgf a 2.200RPM
Estes dados sao do AP carburado, original dos VW Gol CL 1.6 Gasolina e do AE (Mais famoso como CHT) original dos Ford Escort L 1.6... Os motores com IE e Álcool podem render mais 5 a 8 CV em cada motor.... e ainda podem ser "preparados" para nossos combustíveis atuais (compressao maior, por exemplo)
Os dados sao da revista Quatro Rodas.
Observem que o CHT "bate" no AP, e apresenta melhor faixa de giro para torque identico..... e uma potencia um pouco melhor em giro mais baixo.... para usar um motor pequeno, o CHT é um bom candidato
Eu não estou comparando nada com nada, apenas coloquei a minha impressão sobre o que conheço como proprietário mas, se você prefere, o motor 1.6 8 V da Fiat é pior ainda, pois tem menos potência, embora o torque seja parecido, ou seja, também não presta para jipes.