sei que nao faz parte desse topico mas.... alguem pode me dizer que "bicho" é esse?
Esse sistema de tração é igual ao das motoniveladoras atuais... O eixo sai entre os dois pneus, dae uma correia leva a tração ate os dois,,, Não é como a bumerangue que tem dois eixos,,, Esta tem um unico eixo. A unica coisa ai nessa foto é que o "compartimento" das correias esta sem a tampa.
na segunda foto da pra ver "uma quinta roda" em cima, então com certeza é algum tipo de cavalo mecanico, a carreta que ele traciona provavelmente é algum lançador de foguetes ou coisa do genero.
PS: Pra quem não sabe, quinta roda é o nome da peça que fica no cavalo mecanico e faz a acoplação da carreta...
É amigo foram produzidas aprox 600,000 unidades é muito né?
mas os que não foram destruidos ou desmanchados na guerra, foram desmanchados depois, meu avô nos primeiros anos da dacada de 50 viajava para o nordeste e comprava varios 42 trasia pra oficina aqui em SP e transformava eles em civil ou seja tampava os buracos a mais da grade, arrancava as lanternas, farois e alças e punha do civil, meu pai ainda se lembra de encher um carrinho de mão com lanternas, alças do 42 e jogar no lixo o pessoal só queria o civil, quem iria advinhar?!!